5 estratégias para criar apps financeiramente estáveis

Entre os milhões de aplicativos disponíveis em todas as lojas e diferentes plataformas, poucos são os apps financeiramente estáveis com a capacidade de gerar estabilidade financeira para serem executados como um negócio sério

Vamos decifrar e analisar alguns aspectos que têm o potencial para fazer do seu aplicativo um case de sucesso:

Plataformas

Este é o fator mais importante para analisar a trajetória de alguns apps. A plataforma iOS ainda está à frente considerando o número de aplicativos geradores de receitas, seguido de navegadores móveis e Android, respectivamente. O desenvolvimento “cross platform” com foco na experiência do usuário, específicamente para cada dispositivo supera de longe o desenvolvimento nativo “one-for-all” que é caro e pouco efetivo.

Distribuição e comercialização

Mais de 99% apps necessitam de uma estratégia de distribuição e de marketing adequada para atingir o seu público alvo. Se as pessoas não souberem que o app existe e o que há de interessante no seu uso, como e por que iriam baixá-lo? Os aplicativos de maior sucesso executam sua campanha de marketing com o objetivo de construir a expectativa de seu público-alvo bem antes da data de lançamento.

Mobile Apps Category (Portuguese)728x90

Preparar a imprensa e meios de divulgação para o lançamento de um app é uma boa estratégia. Criação de conteúdo em mídias sociais, parceria com blogs influentes e diálogo constante com clientes são as estratégia sociais mais utilizadas por empresas de todos os segmentos. Porém a maioria dos desenvolvedores cometem o erro de realizar extensivas campanhas de marketing na época do lançamento do app e meses depois do lançamento falham miseravelmente na coleta de feedback dos consumidores

Categorias de aplicativos

Naturalmente algumas categorias de aplicativos obtém maior sucesso e atingem os seus objetivos de negócio muito mais rápido. Embora você não deva mudar o seu foco e arriscar o objetivo estabelecido na etapa de planejamento, vale a pena observar de perto a evolução de algumas categorias de aplicativos:

Apps corporativos, e/ou relacionados a negócios e produtividade atingem uma maior receita, seguido por outras categorias. No segundo nível, aplicativos de saúde, fitness, comunicação e redes sociais tem um ganho maior do que outras categorias. Esse é o conjunto que que historicamente obtém maior sucesso financeiro nas maiores lojas de aplicativos.

Engajamento e retenção

Uma vez que seu app chega a um certo nível de downloads e base de usuários,o feedback e o engajamento com eles criará mais valor agregado e facilitará a manutenção desses usuários durante um longo tempo.

escola-brasileira-de-games-apps-financeiramente-estaveis

Monitore o número de pessoas usando o seu aplicativo regularmente e a porcentagem de usuários que depois de usar o app algumas vezes, não mais utiliza por um longo tempo. Ganhar a atenção do usuário e manter o crescimento contínuo da base é a chave para o sucesso na retenção de usuários e crescimento. Com ferramentas de análise, você pode ver facilmente as partes de seu aplicativo que são mais utilizadas, o que permite conhecer o comportamento do usuário típico e onde esperam melhorias. Porém essas preferências não são estáticas e você sempre tem sempre que observar diferentes aspectos para atender às necessidades e escolhas emergentes. Feedback contínuo e engajamento são chaves para manter os usuários existentes e expandir a base.

Táticas e promoções in-app

Se você tem vários aplicativos, a promoção cruzada (promover um dos apps dentro de outro de seus apps) é uma ferramenta valiosa. Caso contrário, uma parceria com aplicações bem conhecidas em um nicho relacionado também pode gerar bons resultados. Por exemplo, dentro de um app educativo, uma recomendação ou dica sobre apps de produtividade. Ao analisar os dados minuciosamente, você pode personalizar ainda mais promoções desse tipo para muitos outros usuários.

Ponto de partida

Apesar do enorme crescimento do uso de aplicativos móveis, a concorrência se torna cada vez mais agressiva dia após dia. Sem foco rigoroso e metódico orientado ao crescimento e retenção de usuários, um aplicativo não tem a menor chance de obter receita suficiente para se sustentar como um negócio. Esperamos que as táticas acima mencionadas possam orientá-lo a tomar as melhores decisões possíveis antes, durante e também depois execução do seu projeto.

Conteúdo oferecido por:
STA_PrimaryLogo_Black

Pacotes de Cursos da Escola Brasileira de Games

Agrupamos as principais especialidades para que você escolha o seu caminho profissional na área de Jogos Digitais

Saiba mais

Escola Brasileira de Games (EBG) é uma plataforma de ensino, treinamento e aperfeiçoamento de conhecimento nas áreas de gestão empresarial da indústria de jogos, aplicativos mobile e negócios digitais.