Melhores práticas para conseguir mais downloads

Pesquisa apresenta as melhores práticas para conseguir mais downloads e subir no ranking das lojas de aplicativos para dispositivos móveis

Não basta simplesmente jogar seu aplicativo na Google Play, Apple Store e afins e achar que vai ficar rico do dia para a noite. Na grande maioria dos casos, é preciso mais do que um bom aplicativo, que rode direitinho, sem bugs, design atraente e apelo popular.

Para evitar erros, equívocos e perda de tempo, a Localytics publicou uma pesquisa que expõe as melhores práticas para conseguir mais downloads e subir no ranking das lojas de aplicativos para dispositivos móveis:

Categoria O que fazer O que não fazer
1.  Nome ·    Incluir nome da marca e de uma a três palavras-chave.

·    Destacar os termos mais importantes nos 25 primeiros caracteres.

·    Usar todo o limite de 255 caracteres. Muitas palavras-chave ficam com cara de spam.
2.  Detalhes ·    Incluir descrição para fornecer mais informações.

·    Facilitar a busca ao listar em tópicos as características e atualizações recentes.

·    Usar longos parágrafos de textos difíceis e cansativos de ler.
3.  Ícone ·    Criar um ícone original.

·    Usar um símbolo ou forma única que seja simples.

·    Cores vibrantes destacam o aplicativo.

·    Criar algo muito complexo, incluir muitas cores e formas e muito texto.
4.  Design ·    Incluir 5 imagens para mostrar seu aplicativo.

·    Usar screenshots para mostrar os principais recursos e fluxos de uso.

·    Incluir apenas um único screenshot requerido. É o seu espaço para se diferenciar diante dos demais aplicativos. Use-o!

escola-brasileira-de-games-udemy-melhores-cursos-aplicativos-moveis

5.  Atualizações

·    Atualizar seu aplicativo com regularidade.

·    Incluir notas de atualização para que os usuários percebam as modificações.

·    Lançar seu aplicativo e esquecê-lo. Aplicativo sem ou com poucas atualizações caem muito nos rankings e perdem downloads.
6.  Classificações ·    Encorajar usuários ativos a classificar seu aplicativo.

·    Buscar angariar ao menos 100 reviews por versão e monitorar novas classificações.

·    Ignorar reviews negativos. Busque sempre corrigir problemas.
7.  Preço ·    Ofereça preços competitivos em sua categoria.

·    Se o seu aplicativo é gratuito, busque monetizá-lo com publicidades e liste-as em nas descrições de seu app.

·    Fazer seu aplicativo mais caro do que os demais da categoria sem deixar claro o porquê do custo mais elevado.
8.  Alcance ·    Disponibilizar seu aplicativo em diversos idiomas.

·    Deixá-lo compatível com múltiplos dispositivos e sistemas operacionais.

·    Lançar seu aplicativo somente em inglês e compatível exclusivamente com dispositivos mais recentes e com apenas um ou outro sistema operacional.

Fonte: App Store Optimization

Cursos com desconto e sugestões para aprender mais sobre: Produção e Desenvolvimento de Jogos

escola-brasileira-de-games-aprenda-algo-novo-udemy