Como aumentar o engajamento e a monetização em jogos mobile

Como aumentar o engajamento e a monetização em jogos mobile

Conheça 4 passos fundamentais para aumentar o engajamento e a monetização em games, com base em pesquisa publicada pela deltaDNA

Seria perfeito se todas as pessoas respondessem ao seu jogo da mesma forma, com o máximo de aprovação possível. Porém, isso praticamente nunca é possível. Cada jogador reage de forma diferente aos desafios e recompensas de um jogo, e tratá-los de forma homogênea pode acabar por desapontar alguns desses jogadores. Sendo assim, é necessário que os desenvolvedores respondam de forma individual as necessidades dos usuários.

O limiar de engajamento

É extremamente complicado projetar experiências exclusivamente pensadas para cada tipo de jogador.  Ao invés disso, é necessário usar a segmentação para encontrar grupos de jogadores com gostos similares. Para manter os jogadores, os desenvolvedores precisam adaptar a jogabilidade e o marketing para atender ao seu público-alvo. Se houver fracasso nessa tentativa, o jogador pode sair do limiar daquilo que lhe agrada, o que o levará a ficar entediado ou ansioso.

Definir os segmentos de jogadores

Ante de começar a personalizar seu game, você precisa classificar os jogadores por segmentos. É possível determinar segmentos utilizando critérios a partir dos dados do jogo. Por exemplo, se você tem baixa taxa de retenção do Dia 1 (a porcentagem de jogadores que retornam ao jogo um dia após a instalação), então o primeiro lugar para procurar seriam as primeiras missões e onboarding. Você também pode se atentar à aquisição de XP, competitividade, uso de recursos, decisões de compra, recompensas, competência, cooperação, momentum, etc. Ei alguns dados para a segmentação de jogadores:

Engajamento

  • Dias únicos de jogo / dias desde a instalação
  • Sessões por dia
  • Média de tempo de cada sessão de jogo

Competência

  • Vitórias e derrotas
  • Experiência (XP) / mortes
  • Experiência (XP)/ tarefas
  • Tarefas ou conquistas completadas / sessões

Social

  • Número de convites por dia
  • Número de bônus por dia
  • Número de amigos

Economia

  • Quantia gasta / quantia de recompensas
  • Recompensas ganhas / quantidade possível
  • Variação de saldo / número de vezes que atingiu saldo zero

Alterando o jogo

Agora que você dividiu seu público em diferentes segmentos, é hora de entender como eles respondem à jogabilidade de seu jogo. Você pode, por exemplo, encontrar um grupo de jogadores novatos que estão com dificuldades de passar pelas fases. Você precisa melhorar o engajamento para esse segmento ao tornar o jogo mais fácil, mas sem comprometer a experiência dos demais segmentos. Você pode testar o envio de presentes que facilitem um pouco o avanço destes jogadores novatos, ou oferecer dicas e sugestões para o avanço daquela missão particular.

Maximize a monetização com personalização

Compreender como os jogadores rentabilizam seu jogo e tratá-los de acordo com isso pode trazer grandes retornos. Você vai encontrar grupos que gastam de maneiras diferentes. Alguns segmentos atraem novos jogadores para o jogo, enquanto outros gostam de assistir vídeos/anúncios premiados. Você deve usar a personalização para aumentar a sua experiência de monetização e maximizar as suas receitas com todos os perfis de jogadores.

Fonte: How to improve engagement & monetization in games, deltaDNA.


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