O custo para desenvolver aplicativos para smartphones vale a pena?

Porque os custos para desenvolver um aplicativo para smartphones valem o investimento, a diferença entre os diferentes tipos de apps e quais podem alavancar seu negócio

Atualmente o número de pessoas que utilizam aplicativos para enviar e receber mensagens é maior do que aquelas que seguem se comunicando por SMS. As recentes mudanças na forma de comunicação entre os usuários de tecnologia digital devem-se ao surgimento de duas ferramentas importantíssimas: os smartphones e seus aplicativos.

Diferentes tipos de tecnologias e App

A principal base da tecnologia móvel é formada por três categorias Apps, SMS e sites móveis. Os aplicativos, por sua vez, se dividem entre dois tipos: aqueles que visam gerar renda e aqueles que destinados ao marketing. A questão que se coloca diante do investidor é: em qual deles devo investir?

O ideal é que sejam desenvolvidas as três categorias de tecnologia móvel. Aqueles que se encontram em condições de investir em apenas uma tecnologia devem optar pelos aplicativos. Essa consiste na opção mais cara e também naquela que mais gera retorno para o empresário.

Dito isso, qual a melhor forma de investir em um aplicativo? Conforme já colocamos, existem duas classes de aplicativos, aqueles que geram renda e aqueles destinados ao marketing. Os aplicativos que geram renda, ou seja, os aplicativos nativos, são recomendados apenas para quem cobra pelo serviço. É sobre os aplicativos de marketing, portanto, que esse artigo trata.

O que muitas empresas têm feito é investir no desenvolvimento de aplicativos para iPhone. Não obstante, para aqueles que pretendem arcar com o desenvolvimento de apenas uma versão de aplicativo, a versão para iPhone apenas não é um bom investimento a não ser que sua marca seja de luxo.

Isso porque os usuários de iPhone representam menos de 10% dos usuários no Brasil. Se a intenção do empresário for atingir o maior número possível de usuários para o aplicativo da sua marca, investir em um aplicativo Android é a melhor escolha.

Porque investir no desenvolvimento de um App

Os aplicativos têm a grande vantagem de oferecer ao usuário uma experiência de qualidade, superior aos melhores sites móveis, desde que sejam desenvolvidos com qualidade.

Aplicativos de marketing – ou de serviço aos clientes – como o Uber, por exemplo, são normalmente grátis para download. Isso acontece porque interessa à marca alcançar o máximo de usuários possível para seu aplicativo.

Imagine quantas possibilidades de contato com o cliente gera um aplicativo. Esse canal de comunicação direta entre empresa e cliente coloca os aplicativos no patamar máximo do potencial de sucesso como canal de marketing.

Com um aplicativo é possível fazer coisas que jamais seriam possíveis por meio de mensagens de SMS. Isso significa que o aplicativo possibilita um canal de comunicação mais eficaz.

Quando comparado aos sites móveis os aplicativos para smartphones proporcionam possibilidades muito mais eficazes. Isso acontece porque é muito mais simples utilizar um aplicativo do que acessar um site móvel através do browser de um smartphone.

escola-brasileira-de-games-aplicativos-para-smartphones

Custos para investir no desenvolvimento de um App

O preço médio cobrado pelo desenvolvimento de um bom aplicativo no mercado gira em torno de trinta mil a cinquenta mil. Dependendo da funcionalidade do aplicativo, obviamente, seu desenvolvimento torna-se mais caro ou mais barato.

Um aplicativo que funciona apenas em iPhone certamente será desenvolvido por um custo menor do que um App para duas lojas.

Vale lembrar, entretanto, que vale mais a pena para aqueles cujos recursos de marketing são limitados – e não podem investir no desenvolvimento das três formas de tecnologia base para mobiles (app, site móvel e SMS) – investir no desenvolvimento de um aplicativo. Da mesma forma é importante que o aplicativo seja desenvolvido para rodar em diversos sistemas operacionais.

Conclusão

Os custos para desenvolver um aplicativo certamente vale a pena. Essa é a principal ferramenta para comunicação entre empresas e clientes desenvolvida até hoje. Além de proporcionar um canal direto de comunicação, os aplicativos permitem atingir um número muito maior de clientes e proporcionar a estes uma experiência muito mais interessante e eficaz.

O crescente número de usuários de tecnologia móvel e os aplicativos desenvolvidos para esta tecnologia revolucionaram a forma como os clientes consomem os serviços ofertados no mercado. Aqueles que não se adequarem a esta nova tendência, estarão não apenas perdendo espaço no seu ramo, mas também dando à concorrência a chance de inovar primeiro.

O retorno alcançado pelas empresas que aderem ao uso de aplicativo nos seus serviços vem incentivando cada vez mais o desenvolvimento de aplicativos, de modo que este tornou-se um ponto obrigatório na agenda do departamento de marketing de todas as empresas.

Investir no desenvolvimento de um aplicativo para smartphone não só vale a pena como deve ser prioridade para aquelas empresas e marcas que visam fixar-se no mercado.

Fonte: www.rankmyapp.com.br/blog

Confira 13 cursos com desconto e sugestões para aprender sobre: Criação e Desenvolvimento de Jogos