Estratégias de marketing mobile para o lançamento de aplicativos

Estratégias de marketing mobile para o lançamento de aplicativos

Com o mercado mobile em evidência pelo mundo inteiro e pesquisas informando que há mais celulares do que habitantes no Brasil, é comum que grandes marcas invistam nesse meio. Mas será que elas preparando estratégias de marketing mobile adequadas?

De acordo com o objetivo que cada empresa estabelece, criar um app mobile não significa que sua estratégia de marketing mobile esteja montada do jeito certo. É somente um aplicativo, e futuramente você perceberá que o valor investido não está lhe rendendo nenhum retorno.

Nesse momento os empreendedores se perguntam: Mas por que o retorno financeiro não está ocorrendo? Fiz um bom investimento mas somente algumas pessoas estão baixando meu aplicativo. O que deu errado?

Então se você se quer descobrir as respostas para todas essas questões continue lendo esse artigo e entenda porque nem sempre lançar um aplicativo sem uma estratégia de marketing mobile é um bom negócio.

Criando um aplicativo sem uma estratégia de marketing mobile

Sem dúvida alguma, criar um app sem elaborar uma boa estratégia de marketing mobile não é o melhor caminho a ser seguido.

Isso porque todo ano vão surgindo vários aplicativos nas lojas e com tantas opções disponíveis no mercado, desenvolver uma boa estratégia de marketing mobile é o que convencerá o consumidor a comprar o seu aplicativo, tornando assim o seu produto um diferencial em meio a concorrência de mercado.

Mesmo que a sua empresa desenvolva um aplicativo móvel incrível, sua promoção não será realizada de forma eficaz se não houver uma boa estratégia de marketing mobile por trás desse processo.

Por isso, você empreendedor, é preciso ter em mente que elaborar uma estratégia de marketing sólida é fundamental para promover da melhor forma possível o seu aplicativo e evitar que o mesmo acabe se perdendo entre os diversos apps que são lançados diariamente no mercado mobile.

Quando se desenvolve uma estratégia de marketing mobile antes mesmo do lançamento de um aplicativo, com certeza ela vai auxiliar a sua equipe, preparando-a para lançar o aplicativo da forma correta. Além disso uma boa estratégia de marketing também ajuda na promoção contínua e no posicionamento competitivo da empresa desde o início do processo de desenvolvimento do aplicativo móvel.

Mas agora você se questiona: Como fazer isso? O que preciso fazer para elaborar uma sólida estratégia de marketing móbile para atingir o meu objetivo? Veja a seguir algumas dicas importantes sobre o que deve ser feito para desenvolver um bom plano mobile para alcançar o sucesso no lançamento de um app móvel:

1.Procure identificar o público-alvo

Para poder desenvolver uma boa estratégia de marketing mobile é necessário entender primeiramente o que o seu público-alvo deseja de um aplicativo.

A partir das necessidades apresentadas por seus clientes em potencial é que será possível moldar o aplicativo de modo que ele seja exatamente o que as pessoas estão buscando no momento. Partindo dessa premissa você terá todos os dados necessários para desenvolver um bom plano de marketing e consequentemente criará um app de sucesso.

Nessa etapa, ao conhecer melhor o seu público-alvo será possível você determinar se o app será pago, gratuito ou na versão DEMO, onde o app é disponibilizado gratuitamente mas por um período limitado e se o consumidor gostar do app ele pode adquirir a versão paga.

Também é possível estabelecer em qual categoria o app ficará disponível no App Store. Enfim vários aspectos podem já ser definidos nessa etapa caso você conheça bem o seu público-alvo.

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2.Estabeleça as metas em curso

Após identificar o público-alvo do seu negócio, é chegada a hora de estabelecer as metas que deseja alcançar com a comercialização do seu app móvel. Nessa etapa é essencial que você defina como a sua estratégia de marketing mobile poderá ajudá-lo a atingir o seu público-alvo de modo contínuo.

É importante que as metas a serem alcançadas sejam realistas, mensuráveis e relevantes para que elas consigam atingir a sua linha de fundo e assim sua empresa desenvolva uma boa estratégia de marketing mobile. Para isso é necessário considerar alguns aspectos fundamentais tais como:

Presença nas mídias sociais

Fazer com que seu app esteja presente nas mais diversas mídias sociais como Twitter, Facebook, dentre tantos outros, é uma excelente oportunidade para você ampliar o diálogo em curso entre o seu aplicativo e os seus clientes em potencial.
Por meio desses canais sua empresa poderá compartilhar conteúdos significativos com seu público-alvo para mantê-los sempre engajados as novidades do seu negócio.

Incentivar o uso contínuo do app

É de suma importância que você concentre boa parte dos seus esforços no uso contínuo do seu aplicativo por parte dos usuários, para evitar que eles percam o interesse em seu app com o passar do tempo e também para garantir o uso regular de toda a parte funcional que o seu aplicativo oferece.

Invista na qualidade para obter melhores avaliações

Quanto mais qualificações positivas o seu aplicativo recebe no App Store, com certeza mais visível ele se tornará, fazendo assim com que as pessoas passem a baixar mais o seu aplicativo. Para isso é importante que sua empresa desenvolva um app de qualidade, caso contrário os dowloads não irão acontecer da forma esperada.

Quanto mais downloads maior o sucesso do seu App

Com certeza o aumento no número de dowloads do seu app reflete de modo expressivo na receita, na visibilidade e também em outras formas de conversões para a sua empresa, sendo esta uma das metas mais importantes a serem alcançadas quando se quer desenvolver uma boa estratégia de marketing móbile.

3.Utilize a estratégia ASO em seu aplicativo móvel

Antes mesmo da sua empresa lançar o aplicativo é importante executar a estratégia ASO.

Para quem não sabe o ASO-App Store optimization corresponde aos aplicativos móveis de SEO, ou seja, significa que você deve realizar todas as etapas necessárias para promover a otimização do seu aplicativo de modo que ele apareça sempre em primeiro lugar nas buscas orgânicas quando um usuário faz uma pesquisa pelas respectivas lojas de aplicativos.

Assim como acontece com o SEO aplicado em sites e conteúdo, no caso do ASO ele vai identificar as palavras-chave que geralmente uma pessoa usa para fazer uma busca sobre um determinado app. O objetivo principal nesse caso é ficar sempre acima da concorrência nos resultados de pesquisa envolvendo lojas de apps moveis.

Por isso é fundamental que você utilize uma boa estratégia ASO para que seu app esteja sempre muito bem situado nas buscas orgânicas e assim o seu negócio consiga alcançar o sucesso esperado.

Como pode perceber, para lançar o seu aplicativo móvel no mercado é fundamento que desenvolva uma boa estratégia de marketing móbile para auxiliar na sua organização e fazer com que o seu objetivo de criar um aplicativo de sucesso seja alcançado da melhor forma possível!

Fonte: www.rankmyapp.com


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