Inscrições abertas para a sétima edição da maratona paulista de desenvolvimento de jogos – SPJam

Inscrições abertas para a sétima edição da maratona paulista de desenvolvimento de jogos – SPJam

A SPJam é uma hackathon de desenvolvimento de jogos digitais e analógicos, que consiste numa maratona de 48h ininterruptas onde os participantes estarão reunidos em grupos e terão como objetivo criar protótipos funcionais de jogos digitais ou analógicos (de tabuleiro)

Maratonas de desenvolvimento de jogos como a SPJam são um tipo de evento comum no cenário gamedev no Brasil e no mundo (para citar exemplos, existe também a Global Game Jam, a Lundum Dare, Hackaton, CampJam…), pois reúne os desenvolvedores num mesmo lugar, onde eles podem trocar experiências e realizar networking.

Outro fator importante é que ao se comprometer a tentar concluir um protótipo em 48h, cercado por outras pessoas da mesma área, o desenvolvedor ganha dicas, perde suas travas e preciosismos que podem atrapalhar o processo de trabalho, ganha experiência prática de como se faz jogos e constrói o próprio portifólio. Tudo isso num tempo curto de um fim de semana.

O Objetivo da SPJam é reunir um grande número de “gamedevs” num mesmo espaço (sem a oportunidade de trabalho remoto), servindo de ponto de encontro e “celeiro” para muitos interessados em trabalhar com jogos, mas que às vezes não conseguem espaço para conhecer o mercado.

Dúvidas comuns

– Como funciona esse negócio de SPJam ?
A SPJam é um evento que tem como o objetivo juntar muitas pessoas com interesses mútuos.
Os participantes, tem um período de 48 horas para criar um jogo em cima de um tema proposto na abertura do evento.

– Como posso confiar em vocês?
A SPJam está na sua quinta edição, as duas primeiras foram executadas na UNESP campus barrafunda, as outras duas na PUC campus marques de paranaguá.
Esperamos esse ano 300 participantes

– Posso levar algo pronto, usar uma engine?
Pode, claro! Inclusive nós incentivamos os participantes a testarem ferramentas novas, sair da área de conforto, experimentar.

– Pô mas eu não gosto de video-game, ou não quero programar, gosto do lance físico, se é que você me entende
Mas você é muito bem vindo! O SPJam tem como foco incentivar todas as formas de jogo, inclusive a de jogos Board Games( tabuleiro / cartas ).

– Mas como eu vou dormir, e onde tomar banho?
O prédio da PUC é equipado com chuveiros para dar aquela relaxada depois de uma madrugada de trabalho duro, e existem salas reservadas para descanso. Você tem é claro, que levar seu material de higiene pessoal um colchão inflável ou colchonete, é uma boa ideia levar um cobertor, costuma fazer frio na época do evento.

– Mas e comida e bebida?
Recomendamos uma boa alimentação, durante o evento a cantina da PUC estará funcionando nos horários de almoço e janta. Durante a madrugada há pizzarias, esfiharias e lanchonetes que fazem delivery.

– Posso chegar atrasado, ou no segundo,ou terceiro dia?
Pode sim, embora vá fazer com que você perca tempo vital de relacionamento e desenvolvimento, e ninguem quer isso né?! mas é importante salientar que existem horários de saída e entrada na PUC por razões de segurança.

– Mas eu não tenho equipe eu posso participar?
Mais um motivo para participar, o evento te coloca em contato com muitas pessoas, existem casos de empresas que se formaram dentro do evento! Basta chegar e tentar se encaixar, tá dificil? peça ajuda para um organizador

– Mas eu não quero ficar fixo em um equipe! pode isso?
A SPJam é uma experiência de aprimoramento e diversão, não casamento! Temos um nome para isso, floaters, são pessoas que “flutuam” entre as equipes deixando seu trabalho estampado em vários títulos!

– Mas eu não trabalho com jogo, nunca fiz um jogo, tenho problemas de auto afirmação! como faz?
Faz a inscrição, e venha fazer um jogo, quem sabe trabalhar com jogos e no final vc vai ter um protótipo para mostrar pra galerinha, viu?!

– Mas eu ganho o que?
A SPJam não é um evento competitivo, e sim cooperativo, de interação e de troca de experiências, técnicas e informações. Portanto a organização não promove qualquer tipo de competição, por outro lado os patrocinadores podem sim organizar, julgar competições.

– Mas porque é pago? nunca vi jam ser paga! Vocês vão ficar ricos!
A SPJam é exclusivamente presencial, é uma das primeiras jams voltada para games, e sempre teve o objetivo de ser pessoal, a verdade é que fechar um espaço para esse tipo de evento tem custos, basicamente. Existe muito trabalho nos bastidores, muita burocracia para ser acertada. Além de investimento em infra-estrutura de elétrica, pois os prédios geralmente não estão adequados para uma jam do tamanho da SPJam

– Sou estudante, profissional da área, arquiteto, físico nuclear ou outros, posso participar?
Sim Todos são bem vindos, somente nos informe no seu cadastro médico se você é radioativo.

Inscrições e local do evento

http://spjam.com.br/events/spjam2017

PUC-SP – Campus Marquês de Paranaguá

Rua Marquês de Paranaguá, 111, Consolação, São Paulo, SP

 27/10/2017 ~ 29/10/2017

 16:00 ~ 18:00

 55 ~77

 150

Organização

A Vortex Game Studios é um pequeno estúdio de desenvolvimento de jogos eletrônicos, localizado em São Paulo.

Nosso objetivo é desenvolver jogos eletrônicos originais, utilizando ferramentas de mercado, para as principais plataformas de games disponíveis.

A Vortex também cria ferramentas de desenvolvimento e produtividade para desenvolvedores de games, além de prestação de serviços de outsourcing para criação e desenvolvimento de jogos eletrônicos. Visite nosso site: www.vortexgamestudios.com.br


Desenvolvimento e Produção de Games: Pacote com 6 Cursos da Escola Brasileira de Games

O pacote Desenvolvimento e Produção de Games traz em seu conteúdo os conhecimentos essenciais para quem quer desenvolver e produzir games, e atuar profissionalmente na área de jogos digitais.

Saiba mais


Escola Brasileira de Games (EBG) é uma plataforma de ensino, treinamento e aperfeiçoamento de conhecimento nas áreas de gestão empresarial da indústria de jogos, aplicativos mobile e negócios digitais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *