10 dicas para empreendedores do mercado de games

10 dicas para empreendedores do mercado de games

Levando essas dicas para a sua própria realidade, desenvolvedores e estúdios também pode se utilizar das práticas a seguir

Nizan Guanaes um dos maiores empresários da área de comunicação do Brasil,  declarou em palestra no 5º Fórum de Marketing Empresarial, 10 dicas para que o país se torne referência global.

Aqui vai uma adaptação livre para facilitar a leitura e interpretação, com alguns trechos mantidos. O interessante é cada um fazer a sua própria reflexão como exercício.

1. Gestão

Quem vai cuidar da gestão na sua empresa? Se sua pegada é desenvolver, será que vai ter tempo pra empreender também? Vale a pena contratar,ou “convidar” alguem de confiança? E daqui a 5 anos, como vai ser?

2. Falar inglês

É fundamental falar a “língua do mundo”, para deixar de “sentir medo do mundo”. “Mas falar bem o português é tanto quanto crucial”

3. Networking global

Já foi em algum evento da sua área de atuação? Se não foi deveria ir e se já participou, tem que mandar bem no networking: bater papo com gente que você mal conhece mas que se está ali, com certeza tem interesses similares ao seu. Fazer o possível para estar frequentemente em ambientes que propiciem conhecer outras pessoas: no mínimo você vai saber indicar um profissional para alguém, ou ser indicado para algum projeto, isso acontece bastante em qualquer área e em games não é diferente.

4. Viajar na Rede

Com o mundo conectado, não há mais fronteiras: “o consumidor é classe C no poder aquisitivo, A nas expectativas e milionário nas possibilidades”. Quer público mais exigente que os fãs e consumidores de games? Manter uma comunicação com seu target e compreender o seu comportamento pode evitar o desgaste do seu produto já no lançamento. Vale muito pensar em uma estratégia flexivel para não “se queimar” no mercado.

Leia também:  [Edital] Produção de Games 2020 - Seed Money

5. Quality, Service, Culture and Branding

Os atributos mais importantes das empresas brasileiras precisam ser valorizados em parâmetros globais. O que o Brasil tem de diferente de outros países? Como utilizar isso ao seu favor como vantagem competitiva?

6. Educação

Se atualizar constantemente é regra. “Dinheiro e burrice juntos é um negócio perigosíssimo”

7. Sonhar grande (com os pés no chão)

Quer lançar um game? Não há só uma maneira de fazer isso, pense em pelo menos três jeitos diferentes, e um deles com certeza vai dar certo. Mas depende é claro, de uma boa estratégia, previamente elaborada.

8. Inovação

“Criatividade é fazer as coisas de maneira inteligente. Inovação é fazer novas coisas de maneira inteligente”

9. Os olhos têm que viajar

Assim como conhecer outras pessoas e culturas, estar fisicamente em lugares diversos é fundamental para desenvolver e manter a criatividade afiada.

10. Não ter medo do mundo

O brasileiro consegue ter sucesso mesmo em cenários amplamente desfavoráveis, como altíssima carga tributária e leis “do século passado”, ou mesmo em constante mudança, e precisa aproveitar isso para ter a coragem de competir globalmente.

Fonte: https://exame.com/marketing/10-passos-para-o-brasil-se-tornar-global-para-nizan-guanaes/


Cursos com desconto sobre: Unity 2D e 3D para criação de jogos

Sugestões para aprender mais sobre: Básico de programação para jogos 

escola-brasileira-de-games-udeny-gamedev

Nosso objetivo é ensinar, incentivar e aperfeiçoar a capacitação profissional através de metodologia inovadora baseada nas experiências e práticas de gestão reais utilizadas pelas empresas no Brasil e no mundo.

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *