[Dica de Leitura] Livro: “O que as famílias precisam saber sobre games”

[Dica de Leitura] Livro: “O que as famílias precisam saber sobre games”

Este livro pretende ajudar a orientar famílias com relação ao uso de games por crianças e adolescentes. Os principais objetivos são apresentar o universo complexo dos games, combatendo a desinformação com relação aos games e gamers. Mostra como os jogos podem ser usados de formas criativas; usados de formas educativas; e possibilidades de profissionalização na área. São abordadas as interações online, trazendo temas como respeito entre os jogadores e segurança dos equipamentos e das pessoas. Por fim, pretende esclarecer as famílias sobre temas como dependência e violência em jogos, bem como ajudar a orientar as crianças e os adolescentes com relação a segurança nas novas diversões digitais.

O material é uma iniciativa da Homo Ludens Research & Consulting, e foi elaborado por autores dos seguintes programas e instituições: Safernet Brasil, Grupo de Estudos sobre Adições Tecnológicas, Instituto Tecnologia e Dignidade Humana, UFBA/IHAC – Comunidades virtuais, Programa de Pós-graduação em Psicologia Universidade Católica de Pernambuco, Nethics, Centro Universitário FEI, Janus – Laboratório de Psicologia e TICs (PUC-SP), Midiativa/comkids e Orienta Profissão – Clínica de Carreira e Vocação.


Veja como fazer download do livro “O que as famílias precisam saber sobre games? Um guia para cuidadores de crianças e adolescentes” aqui: https://cartilhagames.com.br


Homo Ludens Research & Consulting possui três linhas de atuação: consultoria, pesquisa, cursos e palestras. Os temas de destaque incluem: inovação, negócios digitais, economia criativa, empreendedorismo, corporate venturing, novos modelos de negócio, negócios sociais, psicologia, efeitos da tecnologia nas relações humanas, efeitos de jogos digitais em adolescentes e adultos, utilização de jogos digitais para fins educacionais e de saúde, orientação profissional, dependência de internet, cultura pop e políticas públicas relacionadas a negócios, psicologia e tecnologia.

Ivelise Fortim, organizadora deste livro, organizou anteriormente publicações da Homo Ludens: Mangás, Animes e a Psicologia, finalista do prêmio HQ Mix 2018; Mangás, Animes e a Psicologia 2 (co-oraganizado com Cristina Lembo, 2018), finalista do prêmio HQ Mix 2019; e The Big Bang Theory e a Psicologia (2014).

Entre as publicações relacionadas a jogos digitais da Homo Ludens, podemos destacar o II Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais, publicado pelo Ministério da Cultura em 2018 e a participação no FEP Games, publicado em três relatórios-síntese pelo BNDES em 2014, e consolidado para o capítulo “Jogos Digitais no Brasil: Mapeamento da Indústria e Proposições de Políticas Públicas” do Atlas Econômico da Cultura Brasileira – Metodologia I, finalista do Prêmio Jabuti 2018. Informações sobre outras publicações da Homo Ludens e seus sócios estão disponíveis em sua página de publicações.


Cursos com desconto: Comportamento do Jogador e Psicologia Aplicada a Games

Sugestões para aprender mais sobre: Games e Psicologia 

escola-brasileira-de-games-udeny-gamedev

Nosso objetivo é ensinar, incentivar e aperfeiçoar a capacitação profissional através de metodologia inovadora baseada nas experiências e práticas de gestão reais utilizadas pelas empresas no Brasil e no mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *