Aulas gratuitas de criação de games com Isaque Malta – Gamedev e Professor GML

Aulas gratuitas de criação de games com Isaque Malta – Gamedev e Professor GML

Me chamo Isaque, dou aulas desde 2006, comecei ensinando o básico e por obrigação e interesse acabei me ensinando várias outras coisas, design gráfico, web design, programação e desenvolvimento de jogos.

Amo dar aulas e ensinar, ver meus alunos se desenvolvendo é uma satisfação imensa para mim, tenho ex alunos que hoje são professores, desenvolvedores, web designers etc.

A área de jogos é uma que eu tenho um carinho especial porque eu sempre joguei, poder criar os jogos que eu jogava quando criança, ou desenvolver jogos que eu sempre quis jogar mas não existiam é um prazer, ou mesmo tirar um ou dois dias para criar um jogo para meu irmão e eu jogarmos durante o fim de semana é super divertido, ainda mais quando no final eu falo para ele que fui eu quem fez o jogo! (Tirando as vezes que aparece um bug doido que eu não tinha achado antes u.u)

Agora estou começando a criar conteúdo no YouTube para pessoas que querem criar seus jogos mas não sabem como e nem por onde começar, a intenção é fazer com que o maior número possível de pessoas interessadas saibam fazer jogos… Assim eu também vou ter mais jogos para jogar!

Aula 01: Iniciando

Introdução ao Game Maker, conhecendo o jogo que será criado.
Como iniciar e salvar seu primeiro jogo, ajustando as configurações iniciais do jogo, criando as sprites iniciais do jogo (placeholder), como nomear seus elementos, origem da imagem. O que é um objeto, como criar um objeto e escolher a sua sprite, criando a sua primeira room e testando seu jogo.

Crie seu primeiro jogo #1 – Introdução

IMPORTANTE— Leia a descrição! Aprenda a criar o seu primeiro jogo usando o Game Maker Studio 2 Você vai aprender a criar um infinity runner, vai ver como programar, organizar seu jogo, ajustar animações, criar um efeito parallax para o fundo do jogo e geração procedural de level.

Aula 02: Variáveis

Conhecendo a GML (Game Maker Language) a linguagem de programação do Game Maker, conhecendo os eventos e entendendo o que são variáveis. Vamos aprender como programar a movimentação do player, assim quando o jogador apertar teclas específicas ele vai poder movimentar o objeto do player.

Crie seu primeiro jogo #2 – Variáveis, condicionais e movimentação

O que são variáveis, como usar funções condicionais e como mover um objeto usando o teclado. Cupom de desconto para meu curso sobre desenvolvimento de jogos https://goo.gl/NdMo9Z Série criada em parceria com a Escola Brasileira de Games, link com um curso gratuito da EBG https://goo.gl/SvrFjH Link para o site do game maker https://www.yoyogames.com Qualquer dúvida ou sugestão é só deixar um comentário.

Aula 03: Gravidade

Vamos ajustar nossos códigos para o jogo que desejamos, vamos aprender a fazer com que o player caia (simular gravidade) e permitir que ele pule ao apertar uma tecla.

Crie seu primeiro jogo #3 – Pulando e simulando gravidade

Como fazer com que o player pule, sofra influência da gravidade e pare de cair ao colidir com o chão. Cupom de desconto para meu curso sobre desenvolvimento de jogos https://goo.gl/NdMo9Z Série criada em parceria com a Escola Brasileira de Games, link com um curso gratuito da EBG https://goo.gl/SvrFjH Link para o site do game maker https://www.yoyogames.com Qualquer dúvida ou sugestão é só deixar um comentário.

Aula 04: Colisão

Vamos ver uma maneira de ajustar perfeitamente a colisão do player com a plataforma, assim não há risco dele entrar na plataforma e evitamos também qualquer lag possível na colisão.

Crie seu primeiro jogo #4 – colisão perfeita!

Ajustando a colisão para que o jogador não corra o risco de entrar no chão no momento em que ele cai. Cupom de desconto para meu curso sobre desenvolvimento de jogos https://goo.gl/NdMo9Z Série criada em parceria com a Escola Brasileira de Games, link com um curso gratuito da EBG https://goo.gl/SvrFjH Link para o site do game maker https://www.yoyogames.com Qualquer dúvida ou sugestão é só deixar um comentário.

Aula 05: Plataformas

Vamos iniciar nosso sistema de geração procedural de plataformas, ou seja, vamos criar um mecanismo de criação automática de plataformas, permitindo assim que nosso jogo seja realmente infinito.

Crie seu primeiro jogo #5 – Criação procedural de plataformas

Vamos fazer com que as plataformas do nosso jogo sejam criadas automaticamente, permitindo que o jogo seja infinito. Cupom de desconto para meu curso sobre desenvolvimento de jogos. https://goo.gl/NdMo9Z Série criada em parceria com a Escola Brasileira de Games, link com um curso gratuito da EBG https://goo.gl/SvrFjH Link para o site do game maker https://www.yoyogames.com Qualquer dúvida ou sugestão é só deixar um comentário.

Aula 06: Geração procedural completa

Agora nós vamos terminar nosso sistema de geração procedural de plataformas, vamos fazer com que a frequência entre plataformas seja aleatória, com que o tamanho tanto vertical quanto horizontal das plataformas seja também aleatório.

Crie seu primeiro jogo #6 – Alterando a frequência e o tamanho das plataformas

Vamos melhor nosso algoritmo para gerar de maneira aleatória e totalmente procedural nossas plataformas. Cupom de desconto para meu curso sobre desenvolvimento de jogos. https://goo.gl/NdMo9Z Série criada em parceria com a Escola Brasileira de Games, link com um curso gratuito da EBG https://goo.gl/SvrFjH Link para o site do game maker https://www.yoyogames.com Qualquer dúvida ou sugestão é só deixar um comentário.

Aula 07: Aumentando a dificuldade

Vamos fazer com que nosso jogo aumente o nível de dificuldade conforme o tempo passa, desta forma quanto mais longe o jogador chega, mais difícil fica o jogo.

Crie seu primeiro jogo #7 – Aumentando a dificuldade do jogo

Vamos fazer com que o jogo fique mais difícil conforme o tempo vai passando, assim há uma maior sensação de desafio em nosso jogo. Cupom de desconto para meu curso sobre desenvolvimento de jogos.

Aula 08: Colisão 2

Vamos fazer com que o player não possa mais entrar horizontalmente nas plataformas, ou seja, vamos fazer com que o player bata de frente nas plataformas e estas consigam empurrar o jogador.

Crie seu primeiro jogo #8 – Batendo de frente com a parede

Vamos fazer com que o player colida horizontalmente com a plataforma e com que está empurre ele no momento de colisão, desta forma evitamos o problema do jogador entrar nas plataformas pelos lados. Cupom de desconto para meu curso sobre desenvolvimento de jogos.

Aula 09: Morrendo

Vamos fazer com que o jogo reinicie quando o jogador cair ou se ele for empurrado pelas plataformas.

Crie seu primeiro jogo #9 – Reiniciando ao perder

Vamos matar o player ao fazer com que o jogo reinicie quando o jogador cair ou for empurrado para fora da tela Cupom de desconto para meu curso sobre desenvolvimento de jogos. https://goo.gl/NdMo9Z Série criada em parceria com a Escola Brasileira de Games, link com um curso gratuito da EBG https://goo.gl/SvrFjH Link para o site do game maker https://www.yoyogames.com Qualquer dúvida ou sugestão é só deixar um comentário.

Aula 10: Melhorando

Como melhorar o código e deixar o jogo mais agradável.

Crie seu primeiro jogo #10 – Polindo o código

Vamos melhorar a qualidade do nosso código, iremos usar alguns elementos de abstração para fazer com que a física e o controle do jogo se ajustem ao nível de dificuldades, desta forma a velocidade de queda e de pulo terão relação com a velocidade das plataformas, permitindo um controle melhor ao jogador.

Aula 11: Animando

Usando arte e animando o movimento do player.

Crie seu primeiro jogo #11 – Animação de correr e pular

Vamos usar sprites para que o player tenha uma animação enquanto corre e uma enquanto pula. Link para download das sprites https://opengameart.org/content/the-robot-free-sprite Cupom de desconto para meu curso sobre desenvolvimento de jogos. https://goo.gl/NdMo9Z Série criada em parceria com a Escola Brasileira de Games, link com um curso gratuito da EBG https://goo.gl/SvrFjH Link para o site do game maker https://www.yoyogames.com Qualquer dúvida ou sugestão é só deixar um comentário.

Aula 12: Background

Criando efeito parallax no fundo do jogo.

Crie seu primeiro jogo #12 – Fundo com efeito parallax

Vamos criar o background do nosso jogo e vamos fazer com que ele tenha um efeito parallax, assim haverá uma impressão de profundidade e maior qualidade no fundo do nosso jogo. Link de download das imagens https://craftpix.net/freebies/free-horizontal-2d-game-backgrounds/ Cupom de desconto para meu curso sobre desenvolvimento de jogos.

Aula 13: Finalizando

Ajustes finais e conclusão do jogo.

Crie seu primeiro jogo #13 – Finalizando o jogo

Vamos dar ajustar nossas plataformas e dar um detalhes finais em nosso jogo. Muito obrigado por ter acompanhado estes vídeos, espero que você tenha gostado e se divertido tanto quanto eu me diverti ao cria-los.

Nosso objetivo é ensinar, incentivar e aperfeiçoar a capacitação profissional através de metodologia inovadora baseada nas experiências e práticas de gestão reais utilizadas pelas empresas no Brasil e no mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *