A origem do Bingo e outros jogos mundialmente populares

A origem do Bingo e outros jogos mundialmente populares

Enfrentando diferentes períodos de queda e ascensão na sua popularidade, alguns tipos de jogos sempre se adaptaram às diferentes realidades e acabaram sempre por encontrar maneiras para satisfazer a todos que alimentam esse hobby.

A história dos jogos de aposta no mundo é muito antiga e começa bem antes de Cristo. No Brasil, casas de jogos já existiam antes da Família Real vir para cá, porém o auge veio com a construção de grandes hotéis. Os jogo e os espetáculos eram o maior atrativo para os hóspedes, em sua esmagadora maioria pessoas de poder econômico muito alto, ou famosas por sua arte.

Alguns jogos têm histórias bem interessantes e curiosas:

  • Bingo

Se engana quem acha que o Bingo é um jogo apenas para pessoas mais velhas. Um dos jogos procurados e jogados não só entre amigos e em reuniões familiares, mas também em festas populares, quermesses e  cassinos do mundo todo.

Bingo

O sucesso do Bingo se deve ao fato de ser um jogo extremamente envolvente e emocionante, já que os jogadores ficam sempre na expectativa de serem, ou não, os próximos premiados. Dependendo da sua estratégia e forma de jogar, pode render prêmios consideráveis.

O que pouca gente sabe é que existem diferentes modalidades de Bingo. Uma das mais conhecidas é o Keno: nele as regras são basicamente as mesmas do bingo tradicional, mas ao contrário de ter números pré-determinados em uma cartela,  o jogador é quem escolhe os números que deseja jogar.

O Bingo tem origem italiana. Ou melhor, na política italiana. No final da Idade Média, na cidade de Gênova, no noroeste da Itália, havia o costume de se substituírem periodicamente os membros dos conselhos políticos locais por meio de sorteios. Para se evitar acusações de favorecimentos ou de preferências, essa substituição era feita através de sorteio. Pegavam em bolas onde punham o nome dos elementos a serem sorteados e metiam essas bolas numa urna opaca.

Inspirada nessa tradição nasceu, por volta de 1530, uma espécie de loteria, realizada aos sábados, chamada Lo Gioco Del Lotto. O bingo que conhecemos hoje é uma evolução desse jogo que, ao longo dos séculos, espalhou-se por outros países da Europa e, mais tarde, pela América. A profissionalização do bingo como um negócio lucrativo, porém, é coisa do século 20. E o empurrão para a coisa pegar veio dos Estados Unidos, onde teve início a mania de usar o bingo para arrecadar fundos, principalmente para obras religiosas.

  • Caça Níqueis

Os Caça Níqueis são máquinas de jogos que funcionam por meio da introdução de moedas e que pagam um prêmio, igualmente em moedas ou com a emissão de um voucher (bilhete de pagamento), para quem acertar as combinações previstas.

caça-níqueis

Hoje em dia, com toda a modernidade do século 21, os caça níqueis ganharam novos formatos em plataformas online, onde é possível encontrar uma infinidade de temas para agradar a todos os públicos.

No Japão existe uma variedade chamada Pachinko, que seria quase como uma mistura entre o famoso pinball dos anos 80 e  slot machines. Muitos fliperamas no Japão apresentam modelos de pachinko de épocas diferentes. Eles oferecem mais tempo de jogo por um determinado valor e trocam as bolas por fichas de jogo, que podem ser somente usadas para jogar outros jogos no estabelecimento.

Como muitos desses fliperamas proíbem cigarros e o jogos de azar não existem, eles são populares para jogadores casuais, crianças e aqueles que desejam jogar em uma atmosfera relaxante. Jogadores parcimoniosos podem gastar algumas bolas em modelos recém-lançados nesses estabelecimentos para obter uma sensação de como a máquina funciona antes de ir para um pachinko real. As mesmas máquinas podem ser encontradas em muitas lojas, com a diferença de que eles pagam em cápsulas contendo um cupom de prêmio ou créditos na loja.

  • BlackJack

Também conhecido como jogo 21, o objetivo do game é conseguir 21 pontos com as cartas do baralho. Porém, se esse valor for ultrapassado quem ganha é a mesa, ou o “dealer/crupiê”.  Essa característica do jogo aumenta ainda mais a adrenalina e a emoção da partida, afinal você não joga contra outros jogadores, mas sim contra a casa (é como jogar videogame contra o “computador”).

black-jack

As jogadas mais comuns são:

  • Stand (parar): Se o jogador estiver satisfeito com sua mão e não quiser pedir mais cartas.
  • Dobrar: Se o jogador sente que precisa somente de mais um carta adicional, então ele pode dobrar a sua aposta e receber mais uma carta. Esta opção é oferecida somente nas duas primeiras cartas, e às vezes nas duas primeiras cartas após dividir (split).
  • Split (dividir): Se as primeiras duas cartas do jogador forem de mesmo valor em pontos, ele pode dividi-las em duas mãos. Neste evento cada carta é a primeira carta de uma mão nova. O jogador deve também fazer uma outra aposta do valor igual à primeira para a segunda mão. O jogador pode geralmente dividir até duas ou três vezes consecutivas se aparecer a oportunidade. Dobrar após dividir pode ser permitido, mas nem sempre é o caso.
  • Hit (“acertar” o jogador com mais cartas): Se o jogador desejar mais uma carta.

Fontes:
origemdascoisas.com/a-origem-do-bingo
mundoestranho.abril.com.br/cultura/qual-e-a-origem-do-bingo


Cursos com desconto e sugestões para aprender mais sobre: Jogos e Estilo de Vida

Saiba Mais

Nosso objetivo é ensinar, incentivar e aperfeiçoar a capacitação profissional através de metodologia inovadora baseada nas experiências e práticas de gestão reais utilizadas pelas empresas no Brasil e no mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *