Porque Space Invaders foi tão importante?

Porque Space Invaders foi tão importante?

Vamos começar do início. Space Invaders foi lançado em 1978 construído originalmente pela Taito Corporation responsável por títulos como Bubble Bobble e Arkanoid. Tempos depois, foi licenciado para produção em massa nos Estados Unidos pela Midway Games.

O Space Invaders consiste em um jogo de tiro bidimensional, onde o objetivo era destruir o máximo de naves com uma espaçonave “humana” para ganhar o máximo de pontos possíveis. O game  inspirado em filmes de guerra como Star Wars, de forma simplista e com um toque de quero mais, fazia com que os jovens gastassem todas as suas moedas em partidas e mais partidas de um game que até hoje mora em nosso coração.

Mas, por que esse Space Invaders foi tão importante?

Será que pelos seguintes fatos?

1. 360.000 unidades em 2 anos  e ganhando US$ 2.702.000.000 em apenas 4 anos, após seu lançamento inicial.

2. Chegou a causar escassez de moedas de 100 ienes no Japão.

3. Sua jogabilidade inovadora.

4. Aceitação imediata de público.

5. Controles simples

O seu criador, um engenheiro chamado Tomohiro Nishikado, de forma indireta contribuiu com a indústria dos games fazendo dela o que é hoje.

Mostrando que jogos não são apenas linhas de código em cima de uma modelagem para divertir pessoas – que muitas vezes são tratadas como desocupadas – mas sim um estilo de vida.

Pessoas saindo de suas casas ou depois da aula para fazer um campeonato em um determinado local, para tentar quebrar recordes, fazer amizades e levá-las para uma vida toda. Sim, games tem um grande potencial em socializar e criar relações entre pessoas.

Hoje podemos levar isso como uma coisa comum, não é? Mas,  imagine a parede de paradigmas que foram quebrados com um simples jogo, não só um, mas uma gama de produtos que tinham por trás pessoas que acreditavam que isso poderia ir além de uma ficha no bar da esquina!

E olha só onde estamos hoje! Uma nova cultura introduzida, onde pessoas mudaram sua forma de pensar, de agir e de viver.  Não foi só por causa do Space Invaders ! Não quero tirar o crédito de outros games ou outras pessoas com a mesma ideia, mas creio que pelo sucesso desse game o mundo pode ver que a nossa tribo não estava brincando.


Cursos com desconto e sugestões para aprender mais sobre: Game Design

Saiba Mais


A Escola Brasileira de Games (EBG) é uma plataforma de ensino, treinamento e aperfeiçoamento de conhecimento nas áreas de gestão empresarial da indústria de jogos, aplicativos mobile e negócios digitais.

Presente na área de tecnologia da informação desde 2013, Jogando desde 1999. Tento passar para o leitor minha paixão e experiência com games.
Nas horas vagas uma história em quadrinhos ou um bom jogo de tabuleiro me divertem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *