Precificação: Como determinar o preço adequado para um jogo?

Precificação: Como determinar o preço adequado para um jogo?

Quando é chegada a hora de determinar o preço do jogo que vem sido desenvolvido ha meses, há muito o que se considerar e isso não é uma tarefa fácil.

Definir o preço adequado de um jogo é um dos pontos principais do marketing, apesar de estar relacionado a todos os aspectos do desenvolvimento. Através do preço, os jogadores vão imaginar principalmente a qualidade do conteúdo que estão comprando. Mas o que precisamos mesmo considerar ao precificar um jogo?

Uma prática  bastante comum na indústria é colocar um preço mais alto durante as primeiras semanas que o jogo chega ao mercado. Isso nos leva para outra conversa, mas é algo que definitivamente vale a pena se mencionar rapidamente. Além do fato que não podemos falar de precificação sem ao menos saber quem são os nossos compradores finais. Veja no gráfico abaixo uma representação de um possível ciclo de vendas de um jogo.

Voltando aos aspectos importantes de precificação é extremamente importante ter em mente o escopo do seu projeto e colocar na balança tudo que você está trazendo ao jogador. É muito importante também observar o preço médio da concorrência. Estes são filtros importantes que serão provavelmente decisivos na sua escolha.

Afinal, quem são meus concorrentes?  Não só jogos do mesmo gênero, mas com qualidade similar, data de lançamento e até a plataforma onde você está lançando devem ser considerados. Seus concorrentes podem ser:

  • Diretos: Jogos do mesmo gênero ou similares.
  • Indiretos: Jogos que compartilham o mesmo publico alvo e possuem conteúdo similar de produção.
  • Financeiros: São os jogos lançados no mesmo período em que o seu.

Outro fator importante a ser considerado, é a opinião da sua comunidade. Ela que muitas das vezes é um dos seus melhores amigos, vai te ajudar honestamente a definir um preço justo. Use e abuse dela, principalmente porque se tem alguém além de você que já conhece o produto e vem acompanhando seu desenvolvimento, esta é sua “pessoa”.

Dadas as considerações acima, a lista de considerações segue crescendo, outro importante acontecimento são as promoções. A maioria das lojas possui descontos sazonais como Summer sales, Halloween, Winter Sales e uma das coisas que você precisa considerar é que colocando um preço muito baixo no seu produto, com os descontos aplicados, o preço será ainda menor.

Este texto oferece apenas um bom começo para encontrar uma estratégia de preços que funcione para você. À medida que você passa pelo processo de lançamento de jogos e ganho de experiência, você se adaptará aos seus métodos e usará o preço para aumentar suas chances de sucesso.

Referências:

Publicação original: http://www.industriadejogos.com.br/artigo/aspectos-importantes-para-precificar-seus-jogos/

Escrito por: Jairo Lopes

Jairo Lopes é estudante do curso de Jogos Digitais, é um dos fundadores do BHGameBiz, e contribui para sites como Industria de Jogos, Indieside e Drops De Jogos.

Facebook: https://www.facebook.com/jaairolopes

Twitter: https://twitter.com/jaairolopes

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/jairolopes/

NochtPR: http://nochtpr.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *