Criando Jogos com Game Maker Studio – Super Mario Bros.

Criando Jogos com Game Maker Studio – Super Mario Bros.

Super Mario Bros.

(スーパーマリオブラザーズ, Sūpā Mario Burazāzu) é um jogo eletrônico lançado pela Nintendo em 1985. Considerado um clássico, “Super Mario Bros.” foi um dos primeiros jogos de plataforma com rolagem lateral, recurso conhecido em inglês como side-scrolling. O jogo foi um dos mais vendidos de toda a história dos videogames (contando-se aí os jogos vendidos junto com os consoles) com mais de 40 milhões de cópias e foi o principal responsável pelo sucesso inicial do console NES(Famicom, no Japão). O jogo inspirou incontáveis imitações que ajudaram a fixar o estilo de jogos de plataforma. Foi um dos primeiros sucessos do designer de jogos japonês Shigeru Miyamoto.

Em 1993, foi lançado para a plataforma Super Nintendo Entertainment System, dentro da coletânea Super Mario All-Stars, com gráficos melhorados e possibilidade de salvamento do jogo durante seu progresso.

Em 2011, o título foi incluído no pacote de 20 jogos do programa de “embaixadores” do Nintendo 3DS, que permitiu àqueles que tinham comprado o portátil antes do corte do preço baixarem o jogo gratuitamente. Foi disponibilizado para venda ao público geral do portátil em 2012.

A música tema do jogo escrita por Koji Kondo é reconhecida em todo o mundo, mesmo por aqueles que nunca jogaram o jogo, e tem sido considerada uma representação da música dos videogames em geral.

No Brasil existem dois irmãos Mário nascido em 09/06/1972 residente na cidade de Araraquara-SP e Luigi nascido em 23/07/1968 residente na cidade de Duartina-SP.

Jogabilidade

O jogador controla o principal protagonista da série, Mario. O objetivo do jogo é percorrer o Reino do Cogumelo (Mushroom Kingdom), sobreviver às forças do principal vilão, Bowser, e salvar a Princesa Peach (na época conhecida por seu nome americano, Princess Toadstool) e seu reino do domínio dos Koopa Troopas.

Super Mario Bros. é dividido em oito mundos, e cada um dos quais possui quatro fases. O ataque primário de Mario é pular sobre o inimigo, no entanto, nem todos os inimigos reagem da mesma forma. Por exemplo, um Goomba será comicamente amassado e derrotado, enquanto um Koopa Troopa temporariamente se esconderá em seu casco, permitindo que o herói o utilize como um projétil . Estes cascos possuem uma mecânica única, baseada em um sistema de ricochetes que tornam fácil ao jogador experiente derrotar outros inimigos ou estourar uma série de tijolos. Um casco de Koopa em movimento, no entanto, pode ser perigoso para o personagem principal, causando-lhe bastante dano. Mario perde vidas quando é atingido ao estar “pequeno” (ou seja, sem estar na forma “super”), cai num precipício ou estoura o limite de tempo estabelecido para a fase no timer. Caso perca todas as vidas, Mario morre e recomeça o jogo do zero. Também somam-se aos elementos de jogabilidade as diferentes plataformas, trampolins e canos, que servem como um sistema de locomoção entre as fases e suas áreas subterrâneas. Por fim, existem os blocos, que podem ser acertados por baixo, fornecendo moedas ou power-ups, tais como o cogumelo vermelho que transforma Mario em Super Mario (nessa forma, como já dito, o dano não o mata, apenas o faz perdê-la) e a flor de fogo, que transforma Mario numa forma maior com uma diferente paleta de cores, capaz de jogar pequenas bolas de fogo que podem eliminar inimigos a distância.

No fim de cada fase, há uma casinha com um mastro. Quanto mais alto for o ponto do mastro o qual Mario poderá alcançar, mais pontos ele receberá. A quarta fase de cada mundo acontece, sempre dentro de um castelo. Os castelos do jogo geralmente trazem como características Barras de Fogo (Firebars) e Podoboos, inimigos flamejantes que saltam da lava.

No fim de cada fase de castelo, Mario confronta um Bowser Falso dos mundos 1 ao 7, e finalmente, o Bowser verdadeiro, no Mundo 8. Para derrotar Bowser, o herói deve alcançar um machado localizado atrás do tirano , que derrubará a ponte na qual acontece a batalha, fazendo cair Bowser num poço de lava derretida; o jogador também pode derrotá-lo mais facilmente se estiver com a flor de fogo equipada, podendo danificar Bowser sem precisar se aproximar.

Fonte: Super Mario Bros.

Criando Jogos com Game Maker Studio – Super Mario Bros.

Através dessas vídeos aulas, você irá aprender a criar um dos jogos mais famosos da Nintendo no Game Maker Studio. Assistam todas as aulas e pratiquem. Bons estudos e divirta-se!

Antes de assistir as aulas, clique nos links abaixo para baixar os recursos necessários para a criação do Jogo:

Download das Sprites do Jogo

Download do Tile Set do Jogo

Download dos Sons do Jogo

Aula 01

Nesse 1º vídeo, mostrarei os primeiros passos da criação do Jogo do Super Mario Bros. no Game Maker Studio.

Criando Jogos com Game Maker Studio – Super Mario Bros (Tela Inicial 1)

Bom dia pessal! #Aula1 Vamos aprender a criar o Jogo do #SuperMarioBros? ^^ Nessa aula, mostrarei os primeiros passos no GameMaker Studio. Espero que gostem e compartilhem com os amigos. Não esqueçam de deixar seu comentário. Abraço e fiquem com Deus.

Aula 02

Nesse 2º vídeo, vamos aprender a colocar os botões dos Players, o Tempo, as Moedas, entre outras configurações na Tela Inicial. Vamos utilizar a #GML ou Game Maker Language, que é uma linguagem de programação utilizada pelo #GameMakerStudio Em versões anteriores uma linguagem de script, mas agora uma linguagem compilada.

Criando Jogos com Game Maker Studio – Super Mario Bros (Tela Inicial 2)

BoaTardePessoal! #Aula2 Vamos aprender a criar o Jogo do #SuperMarioBros? ^^ Nessa 2ª aula, vamos aprender a colocar os botões dos Players, o Tempo, As Moedas, entre outras configurações na Tela Inicial. Vamos utilizar a #GML ou Game Maker Language, que é uma linguagem de programação utilizada pelo #GameMakerStudio Em versões anteriores uma linguagem de script mas agora uma linguagem compilada.

Aula 03

Nessa 3ª aula, vamos fazer as últimas configurações na Tela Inicial. Vamos adicionar a Sprite do personagem principal do jogo – o Mario Bros, a Sprite da Moeda e configurar o evento e as ações referentes ao controle do botão Select do jogo.

Criando Jogos com Game Maker Studio – Super Mario Bros (Tela Inicial 3)

BoaTardePessoal! #Aula3 Vamos aprender a criar o Jogo do #SuperMarioBros? ^^ Nessa 3ª aula, vamos fazer as últimas configurações na Tela Inicial. Vamos adicionar a Sprite do personagem principal do jogo – o Mario Bros, a Sprite da Moeda e configurar o evento e as ações referentes ao controle do botão Select do jogo.

Aula 04

Nessa 4ª aula, vamos aprender a criar a segunda Tela do Jogo, a Janela que mostra a fase que estamos, e a quantidade de vidas que temos no game. Vamos também configurar um evento de teclado e adicionar uma ação para ir para a janela de Estágio.

Criando Jogos com Game Maker Studio – Super Mario Bros (Tela 2)

BomDiaPessoal! #Aula4 Vamos aprender a criar o Jogo do #SuperMarioBros? ^^ Nessa 4ª aula, vamos aprender a criar a segunda Tela do Jogo, a Janela que mostra a fase que estamos, e a quantidade de vidas que temos no game. Vamos também configurar um evento de teclado e adicionar uma ação para ir para a janela de Estágio.

Aula 05

Nessa aula, vamos vamos aprender a criar a Fase Inicial do Jogo do Super Mario Bros. Vamos trabalhar com as Rooms e ver como passar para a próxima janela do game através dos eventos de alarmes do Game Maker Studio.

Criando Jogos com Game Maker Studio – Super Mario Bros (Fase 1)

BomDiaPessoal! #Aula 5 Vamos aprender a criar o Jogo do #SuperMarioBros? ^^ Nessa aula, vamos vamos aprender a criar a Fase Inicial do Jogo do Super Mario Bros. Vamos trabalhar com as Rooms e ver como passar para a próxima janela do game através dos eventos de alarmes do Game Maker Studio.

Aula 06

Nessa aula, vamos aprender a colocar a música de fundo no Jogo.

Criando Jogos com Game Maker Studio – Super Mario Bros (Adicionando a Música de Fundo)

BomDiaPessoal! #Aula 6 Vamos aprender a criar o Jogo do #SuperMarioBros? ^^ Nessa aula, vamos aprender a colocar a música de fundo no Jogo. Espero que gostem e compartilhem com os amigos. Não esqueçam de deixar seu comentário. Abraço e fiquem com Deus.

Aula 07

Nessa aula, mostrarei como colocar o tempo do jogo. Vamos criar um contador regressivo usando a Linguagem GML e um código para passar para a Tela “Time Up”.

Criando Jogos com Game Maker Studio – Super Mario Bros (Adicionando o Tempo do Jogo)

Bom Dia Pessoal! #Aula7 Vamos aprender a criar o Jogo do #SuperMarioBros? ^^ Nessa aula, mostrarei como colocar o tempo do jogo. Vamos criar um contador regressivo e um código para passar para a Tela “Time Up”. Espero que gostem e compartilhem com os amigos. Não esqueçam de deixar seu comentário.

Aula 08

Nessa aula, mostrarei como criar o Controle de Vidas no Jogo usando a Linguagem GML. Assim que termina o tempo do jogo, perderemos uma vida.

Criando Jogos com Game Maker Studio – Super Mario Bros (Adicionando o Controle de Vidas)

Boa Tarde Pessoal! #Aula8 Vamos aprender a criar o Jogo do #SuperMarioBros? ^^ Nessa aula, mostrarei como criar o Controle de Vidas no Jogo. Assim que termina o tempo do jogo, perderemos uma vida. Espero que gostem e compartilhem com os amigos. Não esqueçam de deixar seu comentário.

Aula 09

Agora, vamos aprender a criar a Tela Game Over do Jogo do Super Mario Bros. Também vamos adicionar o som “game over” e alterar parte do código #GML para finalizar as telas ou janelas do jogo no #GameMakerStudio

Criando Jogos com Game Maker Studio – Super Mario Bros (Tela Game Over)

Boa Tarde Pessoal! #Aula9 Vamos aprender a criar o Jogo do #SuperMarioBros? ^^ Na aula de hoje, vamos aprender a criar a Tela Game Over do Jogo do Super Mario Bros. Também vamos adicionar o som “game over” e alterar parte do código #GML para finalizar as telas ou janelas do jogo no #GameMakerStudio Espero que gostem e compartilhem com os amigos.

Aula 10

Nessa aula, mostro passo a passo como criar a movimentação do personagem principal do jogo – o Mario Bros, sem uso de códigos ou scripts no Game Maker Studio. Vamos também aprender a utilizar o Sprite Editor do próprio programa para a edição das imagens do Mario no jogo.

Criando Jogos com Game Maker Studio – Super Mario Bros (Movimentação do Mario sem scripts)

Boa dia Pessoal! #Aula10 Vamos aprender a criar o Jogo do #SuperMarioBros? ^^ Nessa aula, mostro passo a passo como criar a movimentação do personagem principal do jogo – o Mario Bros, sem uso de códigos ou scripts no Game Maker Studio.

Aula 11

Nessa aula, mostro passo a passo como criar a movimentação do personagem principal do jogo – Mario, com o uso da Linguagem de Programação #GML ou Linguagem de Scripts no #GameMakerStudio

Criando Jogos com Game Maker Studio – Super Mario Bros (Movimentação do Mario com Scripts)

Boa dia Pessoal! #Aula11 Vamos aprender a criar o Jogo do #SuperMarioBros? ^^ Nessa aula, mostro passo a passo como criar a movimentação do personagem principal do jogo – Mario, com o uso da Linguagem de Programação #GML ou Linguagem de Scripts no #GameMakerStudio Espero que gostem e compartilhem com os amigos.

Aula 12

Nesse vídeo, vou mostrar passo a passo como criar Grupos ou Pastas e organizar as Sprites e os objetos dentro das mesmas no Game Maker Studio.

Criando Jogos com Game Maker Studio – Super Mario Bros (Organizando as Sprites e os Objetos)

Boa dia Pessoal! #Aula12 Vamos aprender a criar o Jogo do #SuperMarioBros? ^^ Na aula de hoje vou mostrar passo a passo como criar Grupos ou Pastas e organizar as Sprites e os objetos dentro das mesmas no Game Maker Studio. Espero que gostem e compartilhem com os amigos.

Aula 13

Nessa aula, explico como adicionar o Som do Mario pulando no script #GML no #GameMakerStudio

Criando Jogos com Game Maker Studio – Super Mario Bros (Adicionando o Som do Mario Pulando)

Bom Dia Pessoal! #Aula13 Vamos aprender a criar o Jogo do #SuperMarioBros? ^^ Nessa aula, explico como adicionar o Som do Mario pulando no script #GML no #GameMakerStudio Espero que gostem e compartilhem com os amigos. Não esqueçam de deixar seu comentário. Abraço e fiquem com Deus.

Aula 14

Nessa aula vou mostrar passo a passo como fazer a câmera seguir o personagem principal no Game Maker Studio.

Criando Jogos com Game Maker Studio – Super Mario Bros (Como fazer a câmera seguir o Mario)

Boa dia Pessoal! #Aula14 Vamos aprender a criar o Jogo do #SuperMarioBros? ^^ Na aula de hoje vou mostrar passo a passo como fazer a câmera seguir o personagem principal no Game Maker Studio. Espero que gostem e compartilhem com os amigos. Não esqueçam de deixar seu comentário.

Aula 15

Nessa aula vamos aprender passo a passo como aumentar o tamanho do cenário da Fase 1 e como ter uma visão ampliada da Room. Vamos trabalhar com o recurso View da Room no Game Maker Studio.

Criando Jogos com Game Maker Studio – Super Mario Bros (Aumentando o Cenário da Fase 1)

Boa dia Pessoal! #Aula15 Vamos aprender a criar o Jogo do #SuperMarioBros? ^^ Nessa aula vamos aprender passo a passo como aumentar o tamanho do cenário da Fase 1 e como ter uma visão ampliada da Room. Vamos trabalhar com o recurso View da Room no Game Maker Studio.

Aula 16

Nessa aula vou mostrar passo a passo como colocar as caixas e blocos na Fase 1. Vamos trabalhar com o Tile Set dentro do Game Maker Studio.

Criando Jogos com Game Maker Studio – Super Mario Bros (Colocando as caixas e os blocos na Fase 1)

Boa dia Pessoal! #Aula16 Vamos aprender a criar o Jogo do #SuperMarioBros? ^^ Na aula de hoje vou mostrar passo a passo como colocar as caixas e blocos na Fase 1. Vamos trabalhar com o Tile Set dentro do Game Maker Studio. Espero que gostem e compartilhem com os amigos.

Aula 17

Nessa vídeo aula, vamos corrigir um “pequeno erro” referente ao objeto moeda dentro das Rooms. Também explicarei a importância do Evento Draw GUI dentro do Jogo.

Criando Jogos com Game Maker Studio – Super Mario Bros (Sprite Moeda – Evento Draw GUI)

BoaNoitePessoal! #Aula17 Vamos aprender a criar o Jogo do #SuperMarioBros? ^^ Nessa vídeo aula, vamos corrigir um “pequeno erro” referente ao objeto moeda dentro das Rooms. Também explicarei a importância do Evento Draw GUI dentro do Jogo. Espero que gostem e compartilhem com os amigos. Não esqueçam de deixar seu comentário.

Aula 18

Nessa aula, vamos adicionar as Sprites de 100 e 200 pontos, e a Sprite da caixa vazia. Depois, vamos criar os objetos correspondentes para cada sprite. E em seguida, vamos adicionar o som da moeda e o som da caixa vazia. Esses recursos são essenciais para a próxima aula.

Criando Jogos com Game Maker Studio – Super Mario Bros (Adicionando Sprites, Objetos e Sons)

Boa Noite Pessoal! #Aula18 Vamos aprender a criar o Jogo do #SuperMarioBros? ^^ Nessa aula, vamos adicionar as Sprites de 100 e 200 pontos, e a Sprite da caixa vazia. Depois, vamos criar os objetos correspondentes para cada sprite. E em seguida, vamos adicionar o som da moeda e o som da caixa vazia.

Aula 19

Nessa aula, vamos aprender a criar a programação dos blocos, caixas, moedas e pontos. Usando a Linguagem #GML no #GameMakerStudio Essa aula é super importante para criar a lógica de elementos e itens essenciais dentro do cenário do Jogo.

Criando Jogos com Game Maker Studio – Super Mario Bros (Programação do Jogo)

Bom dia Pessoal! Aula19 Vamos aprender a criar o Jogo do #SuperMarioBros? ^^ Nessa aula, vamos aprender a criar a programação dos blocos, caixas, moedas e pontos. Usando a Linguagem #GML no #GameMakerStudio Essa aula é super importante para criar a lógica de elementos e itens essenciais dentro do cenário do Jogo.

Aula 20

Nessa aula, mostro como aumentar o cenário, adicionar os canos e outros itens do jogo.

Criando Jogos com Game Maker Studio – Super Mario Bros (Aumentando o Cenário e adicionando os canos)

BoaTardePessoal! #Aula20 Vamos aprender a criar o Jogo do #SuperMarioBros? ^^ Nessa aula, mostro como aumentar o cenário, adicionar os canos e outros itens do jogo. Espero que gostem e compartilhem com os amigos. Não esqueçam de deixar seu comentário. Abraço e fiquem com Deus.

Aula 21

Nessa aula, mostrarei como ficou os elementos adicionados ao cenário da fase 1. E também como trabalhar editando máscaras de colisão de algumas Sprites do jogo.

Criando Jogos com Game Maker Studio – Super Mario Bros (Collision Masks – Máscaras de Colisão)

BoaTardePessoal! #Aula21 Vamos aprender a criar o Jogo do #SuperMarioBros? ^^ Nessa aula, mostrarei como ficou os elementos adicionados ao cenário da fase 1. E também como trabalhar editando máscaras de colisão de algumas Sprites do jogo. Espero que gostem e compartilhem com os amigos. Não esqueçam de deixar seu comentário.

CORREÇÃO DA AULA 8

Nessa aula, mostro como corrigir a Aula 8 da Playlist do Super Mario Bros #GameMakerStudio #GML

Criando Jogos com Game Maker Studio – Super Mario Bros. (Correção da Aula 8)

Bom dia pessoal! Vamos aprender a criar o Jogo do #SuperMarioBros? ^^ Nessa aula, mostro como corrigir a Aula 8 da Playlist do Super Mario Bros #GameMakerStudio #GML Espero que gostem e compartilhem com os amigos. Não esqueçam de deixar seu comentário. Abraço e fiquem com Deus.

Aula 22

Nessa aula, vamos aprender a programar a Pontuação do Jogo e a Quantidade de Moedas usando a Linguagem #GML no #GameMakerStudio Explicarei sobre o comando ou função FOR e como utilizá-lo dentro do Game Maker Studio.

Criando Jogos com Game Maker Studio – Super Mario Bros. (Score and Coins)

Bom dia pessoal! Aula22 Vamos aprender a criar o Jogo do #SuperMarioBros? ^^ Nessa aula, vamos aprender a programar a Pontuação do Jogo e a Quantidade de Moedas usando a Linguagem #GML no #GameMakerStudio Explicarei sobre o comando ou função FOR e como utilizá-lo dentro do Game Maker Studio.

Aula 23

Nessa aula, mostro como criar a programação do inimigo Goomba e a colisão dele com o Mario. Para isso, vamos usar a Linguagem #GML e também adicionar Sprites, Sons e Efeitos Sonoros. Depois vamos criar a Animação do Mario morrendo e adicionar o som correspondente no #GameMakerStudio

Criando Jogos com Game Maker Studio – Super Mario Bros. (Enemy Goomba and Mario Death Animation)

Bom Dia Pessoal! Aula23 Vamos aprender a criar o Jogo do #SuperMarioBros ? ^^ Nessa aula, mostro como criar a programação do inimigo Goomba e a colisão dele com o Mario. Para isso, vamos usar a Linguagem #GML e também adicionar Sprites, Sons e Efeitos Sonoros.

Aula 24

Nessa aula, mostro como Ativar e Desativar uma determinada região dentro da Room, e também como Ativar objetos, mesmo com a região desativada usando a Linguagem #GML no #GameMakerStudio

Criando Jogos com Game Maker Studio – Super Mario Bros. (instance_activate_region)

Bom Dia Pessoal! Aula24 Vamos aprender a criar o Jogo do #SuperMarioBros ? ^^ Nessa aula, mostro como Ativar e Desativar uma determinada região dentro da Room, e também como Ativar objetos, mesmo com a região desativada usando a Linguagem #GML no #GameMakerStudio Espero que gostem e compartilhem com os amigos.

Aula 25

Nessa aula, mostro passo-a-passo como adicionar os famosos Power Ups do Jogo do Super Mario Bros, o Cogumelo e a Flor, e toda a programação da Caixa do Poder usando a Linguagem #GML no #GameMakerStudio

Criando Jogos com Game Maker Studio – Super Mario Bros. (Power Up)

Bom Dia Pessoal! Aula25 Vamos aprender a criar o Jogo do #SuperMarioBros ? ^^ Nessa aula, mostro passo-a-passo como adicionar os famosos Power Ups do Jogo do Super Mario Bros, o Cogumelo e a Flor, e toda a programação da Caixa do Poder usando a Linguagem #GML no #GameMakerStudio Espero que gostem e compartilhem com os amigos.

Aula 26

Nessa aula, mostro passo-a-passo como recortar as Sprites da Transformação do Mario pequeno para grande e do Mario grande para pequeno. Vamos também adicionar a movimentação do Mario Grande usando o Sprite Editor dentro do #GameMakerStudio Além disso, vamos colocar os sons, e os objetos necessários para a próxima vídeo aula que será a programação da transformação do Mario usando a Linguagem #GML no Game Maker Studio.

Criando Jogos com Game Maker Studio – Super Mario Bros. (Sons, Sprites Transform Mario)

Boa tarde Pessoal! Aula26 Vamos aprender a criar o Jogo do #SuperMarioBros ? ^^ Nessa aula, mostro passo-a-passo como recortar as Sprites da Transformação do Mario pequeno para grande e do Mario grande para pequeno.

Aula 27

Nessa aula, mostro passo-a-passo como fazer a Programação da Transformação do Mario pequeno para o Mario grande e vice-versa. Usamos bastante a Linguagem #GML (Game Maker Language), a Linguagem própria do #GameMakerStudio Além disso, revisamos alguns Scripts, e criamos vários outros códigos para o Jogo rodar perfeitamente. No fim do vídeo, uma Dica super importante sobre Edição Correta das Sprites no Sprite Editor no Game Maker Studio.

Criando Jogos com Game Maker Studio – Super Mario Bros. (Programming Mario Transformations)

Bom dia Pessoal! Aula27 Vamos aprender a criar o Jogo do #SuperMarioBros ? ^^ Nessa aula, mostro passo-a-passo como fazer a Programação da Transformação do Mario pequeno para o Mario grande e vice-versa. Usamos bastante a Linguagem #GML (Game Maker Language), a Linguagem própria do #GameMakerStudio Além disso, revisamos alguns Scripts, e criamos vários outros códigos para o Jogo rodar perfeitamente.

Continua…

 

É isso aí, pessoal! Espero ter ajudado! Inscreva-se no meu canal para assistir e acompanhar as próximas vídeo aulas de Game Maker Studio. Espero que gostem e compartilhem com os amigos.

Qualquer dúvida, é só deixar um comentário abaixo. Sugestões de aulas ou Tutoriais são sempre bem-vindas. ^^

Bons estudos e divirtam-se!

Um forte abraço.

Game Maker Studio: Passo-a-Passo Para Criação de Jogos

Saiba Mais

Meu nome é Diogo Pimenta, cursei Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FATEC, sou professor na Happy Code e trabalho com Desenvolvimento de Jogos 2D há alguns anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *