Seleção de Projetos de Ludificação – Programa Transmuseu

Seleção de Projetos de Ludificação – Programa Transmuseu

CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO DE PROJETOS TRANSVERSAIS E
MULTIDISCIPLINARES 2017/2018
PROGRAMA TRANSMUSEU

O OI FUTURO torna público que receberá inscrições para a Seleção de Projetos de Ludificação de Acervo para o Museu das Telecomunicações.

A presente convocatória tem como atenção a Seleção de Projetos de Ludificação de Acervo para o Museu das Telecomunicações, que visa à concessão de aporte financeiro a projetos que tenham, como objetivo, estimular visitantes para o pensamento da inovação tecnológica em museus. Os projetos deverão suprir, por meio de atividades interativas e inovadoras que abordem o acervo de maneira criativa, a aproximação da coleção do museu à vida das pessoas, além de melhorar a relação do visitante com ambientes culturais.

Os projetos a serem selecionados podem abarcar uma vasta gama de possibilidades, como, por exemplo, games, aplicativos, instalação em realidade virtual e quaisquer outros dispositivos que possam promover interatividade por meio da tecnologia, para aplicação no Museu das Telecomunicações do Oi Futuro, localizado na cidade do Rio de Janeiro.

Período de inscrições: 27/10/2017 até 27/11/2017

A seleção tem por objetivo o investimento e apoio em aplicação que envolva os seguintes parâmetros:

Objetivo:

O Oi Futuro tem a intenção de ludificar o acervo do Museu das Telecomunicações, para aproximar o museu à vida das pessoas e melhorar a relação do visitante com ambientes culturais.

Conceito:

Reposicionamento digital do Museu das Telecomunicações de forma transversal e multidisciplinar para alargar as ações do museu para além de suas paredes e acervos. Espera-se com o projeto uma plataforma facilitadora de conteúdos generativos, para apropriar, remixar e recircular através da cultura participativa.

Tecnologia:

Quaisquer que sejam exequíveis em multimodalidade e acessibilidade, tendo em vista os espaços envolvidos para sua manifestação.

Metodologia:

Os projetos contemplados deverão ser desenvolvidos com foco no Oi Futuro, em coparticipação e cocriação dentro dos espaços LabSonica, Reserva Técnica e Programa Educativo, e interação com o público considerando as etapas para 2018:
Etapa 1 – GDD (Game Design Document): Documentação referencial considerando aspectos funcionais e técnicos (10/02 a 10/03)
Etapa 2 – Versão Alfa (Alpha): Primeira entrega do produto para avaliação e correções (10/05)
Etapa 3 – Versão Beta (Beta): Segunda entrega do produto para avaliação e ajustes (10/07)
Etapa 4 – Release Candidate (RC): Última entrega do produto para validação e disponibilização geral (10/08)
Etapa 5 – Distribuição Final (Solid Gold): (15/08)

Resultados Esperados:

A presente chamada tem como expectativa o recebimento de propostas para atendimento da demanda, de forma aberta e pública, ampliando as oportunidades de colaboração e participação do público do Museu das Telecomunicações. Tendo em vista tal perspectiva,
a dinamização e resignificação do acervo do Museu das Telecomunicações são prioridades, contando os envolvidos com esforços particulares de imaginação e criatividade para a suas intenções. Dessa forma, pressupõe-se a partir dos parâmetros anteriores: aplicativos ainda não ofertados, gamificados, que qualifiquem-se pela convergência de tecnologias (analógicas e digitais), e pela produção colaborativa e cocriada.

Maiores informações, inscrições e edital completo para download: http://www.oifuturo.org.br/editais/edital-de-ludificacao/


Curso Online: Gamificação – Teoria e Aplicações Práticas

Aprenda conceitos e técnicas de gamificação aplicáveis a qualquer tipo de empresa, mercado ou ramo de negócio!

Saiba mais


Escola Brasileira de Games (EBG) é uma plataforma de ensino, treinamento e aperfeiçoamento de conhecimento nas áreas de gestão empresarial da indústria de jogos, aplicativos mobile e negócios digitais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *