Tabuada na Fazenda: Um novo jeito de aprender tabuada

Tabuada na Fazenda: Um novo jeito de aprender tabuada

O Alfa e Beto Soluções acaba de lançar um jogo para ensinar a garotada a aprender a tabuada de forma divertida: o aplicativo foi avaliado por meio de um experimento rigoroso, que provou sua eficácia

Crianças que utilizaram o aplicativo melhoraram em 53,8% seu desempenho em um teste de tabuada realizado em escolas de três cidades do Nordeste.

O jogo Tabuada na Fazenda já pode ser baixado na loja do Google (Play Store) e instalado em tablets e smartphones. Em versões paga e gratuita, o joguinho se passa em uma fazenda virtual, onde as crianças treinam e praticam tabuada de forma lúdica e interativa. O aplicativo é voltado, principalmente, para crianças de 6 a 8 anos, que estejam cursando o 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental. Mas também pode ser de grande proveito para crianças mais velhas que ainda não tenham o domínio da tabuada. Desenvolvido pelo Instituto Alfa e Beto, por meio de sua divisão Alfa e Beto Soluções, o aplicativo também estará em breve na App Store, da Apple.

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O que dizem os criadores do jogo

O jogo foi concebido por João Batista Oliveira, psicólogo e Ph.D. em Educação, e Osmar Nina Garcia Neto, professor de Matemática, especialista em informática educacional e em videogames, e realizado pela equipe de TI da Alfa e Beto Soluções, liderada pelo engenheiro de software Joás Andrade. O software passou por uma rigorosa avaliação científica, em pesquisa liderada pelo economista Guilherme Hirata, Ph.D. em Economia do IDados.

Segundo os desenvolvedores, o objetivo do jogo é estimular as crianças a aprender sozinhas brincando a velha e boa tabuada. Dotado de instrumentos de inteligência artificial, o software identifica os erros do aluno e oferece novamente as contas em que ele errou, sem que o aluno perceba. A apresentação das operações se organiza por famílias de contas e foge do esquema convencional. A criança aprende ao mesmo tempo a somar e diminuir, e, depois, a multiplicar e dividir, sempre fazendo a operação reversa. O painel de controle permite que pais e professores também possam saber o que a criança já aprendeu, onde tem mais dificuldade e o que ainda falta para aprender.

Experimento

A eficácia do jogo foi testada em um experimento realizado no final de 2016 em 12 escolas de três municípios do Nordeste. Ao todo, 900 alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental participaram. Um sorteio definiu as turmas das seis escolas (três de cada cidade) onde os alunos usariam um tablet com o jogo e as seis escolas de um grupo de controle. Desta forma, metade das turmas jogou o Tabuada na Fazenda por até 20 minutos diariamente durante dois meses. Nos dois grupos, foram aplicados testes em papel com 108 contas das quatro operações antes e depois do experimento. Em ambos, as crianças tiveram 15 minutos para fazer os cálculos.

Antes do experimento, os dois grupos obtiveram praticamente o mesmo desempenho no teste – o grupo que usou o tablet com o game teve um percentual de respostas corretas de 34,4 e o grupo-controle de 32,7. Ao final do experimento, as crianças que jogaram o Tabuada na Fazenda apresentaram um percentual de respostas certas de 52,9, que representa um aumento de acertos de 53,8%. Já as demais tiveram um percentual de respostas certas de 40,2 (aumento de acertos de 22,9%, que pode ser atribuído ao fato de que as crianças sabiam que haveria um segundo teste).

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Veja o que há de original

• O jogo se passa em uma fazenda, e os desafios vão aumentando e dando acesso a novas etapas;
• A criança aprende ao mesmo tempo as operações de somar/subtrair e depois multiplicar/dividir;
• Diferentemente do convencional, a tabuada é apresentada por famílias. A família consiste em um grupo de 3 algarismos (ex. 1, 2, 3; 7, 8, 9). A criança aprende ao mesmo tempo todas as contas possíveis com esses números, as operações inversas e complementares. Por exemplo, a criança aprende que 7 + 5 = 12, e que 5 + 7 = 12. Logo 12 – 5 = 7 e 12 – 7 = 5;
• Isso ajuda a criança a compreender a natureza reversível das operações – além, é claro, de levar à resposta automática;
• Isso também ajuda a criança a compreender que a ordem dos fatores não altera o produto (8 x 4 = 32 e 4 x 8 = 32, e que, ao dividir o resultado por um dos fatores, o resultado é o outro fator).

Outras características

• O processo é gradual e personalizado – a criança avança na medida em que vai acertando;
• A criança não nota os erros – quando erra, a conta é apresentada novamente várias vezes;
• O nível de exigência é elevado – a criança precisa acertar 90% de cada etapa para progredir;
• Cada operação é apresentada por meio de diferentes joguinhos, e a criança escolhe os de sua preferência;
• Acumulando pontos, a criança tem acesso a joguinhos de pura diversão – mas, ao divertir-se, ela está consolidando o que já aprendeu;
• Há relatórios de fácil entendimento para a criança, pais, professores e escolas.

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Depoimentos

João Batista Oliveira – Aprender tabuada sempre foi e continua sendo uma atividade necessária para o aluno progredir em matemática. Da mesma forma que automatizamos os movimentos para comer, escrever ou dirigir, automatizamos o conhecimento dos fatos fundamentais para poder concentrar a atenção no raciocínio. Agora os pais e escolas não precisam mais se dar ao trabalho de ensinar e cobrar a tabuada – a criança pode aprender brincando.

Osmar Nina Garcia Neto – O domínio dos fatos fundamentais das operações básicas é fundamental para a criança progredir com sucesso no aprendizado, além de ajudá-la na resolução de problemas. A proficiência na tabuada dá autoconfiança e permite à criança concentrar-se na aplicação dos resultados das operações para a solução de situações envolvendo geometria, grandezas e medidas, álgebra e probabilidade e estatística. O uso dos videogames torna essa aprendizagem mais divertida e prazerosa.

Joás Andrade – Aprender tabuada brincando é possível. Em um ambiente atraente e interativo, o aluno tem a chance de aprender as quatro operações de forma mais ativa, dinâmica e motivadora. Aplicativos como o Tabuada na Fazenda representam um jeito novo de aprender. Com objetivos pedagógicos bem definidos, o jogo é uma ferramenta de aprendizado importante, que leva os alunos para um estado de intensa concentração e envolvimento entusiasmado.

Guilherme Hirata – Realizamos uma pesquisa para avaliar o impacto do joguinho que envolveu 3 municípios, 36 classes e cerca de 900 alunos do 1o ao 3o ano das séries iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa durou 2 meses, e as crianças jogaram cerca de 20 minutos por dia. Os alunos que usaram um tablet com o Tabuada na Fazenda melhoraram o desempenho em um teste de tabuada em 11 pontos percentuais a mais que as crianças que não jogaram (grupo de controle), o que equivale a um efeito de 0,53 de um desvio-padrão. Isso significa que as crianças que aprenderam jogando melhoraram o desempenho duas vezes mais que as crianças que não jogaram.

Informações sobre o aplicativo

. Play Store (sistema Android – Google)

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.alfaebetosolucoes.tabuadanafazendafull&hl=pt_BR

. App Store (sistema OS – da Apple): em breve

Informações para escolas interessadas

Telefone: 0800 940 8024

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