Conheça algumas técnicas de engajamento utilizadas em games

Conheça algumas técnicas de engajamento utilizadas em games

Em games, são inúmeras as formas de aumentar engajamento dos jogadores, fazendo com que eles joguem mais vezes e por mais tempo

A psicologia explica em grande parte os aspectos de um jogo que fazem o jogador “se engajar” mais ou menos. Dentre os mais comuns, destacam-se:

1) Recompensas

Presentes em todos os jogos, as recompensar em pontos, bônus, aumento de “level”, badges, etc. são provavelmente o meio mais claro de satisfazer o jogador que está alí justamente para isso: chegar ao final da fase, matar um chefão, ou escapar de um labirinto para receber algo no final, nem que seja apenas o desbloqueio de uma nova fase cheia de desafios. Tem que existir um objetivo.

2) Status

Quem nunca se gabou de ser level 10 de algum jogo, ser reconhecido pelos outros jogadores como um dos experts da comunidade, ter batido o record brasileiro no GranTurismo? O status geralmente fica mais evidente em jogos onde há o fator de socialização entre os jogadores que querem reconhecimento e ter um “status” dentro de uma comunidade. O status nos games aparece na forma de badges de conquistas, achievements, missões cumpridas, etc.

3) Rankings

Um quadro de ranking dos melhores jogadores presente na maioria dos jogos online causa um poder de motivação enorme nos jogadores. Chegar o topo da tabela ou simplesmente ficar à frente dos seus amigos mais próximos é motivo suficiente para que este jogador jogue mais vezes e por mais tempo até alcançar seu objetivo

4) Desafio

Ser desafiado pela máquina ou por outros competidores é para muitos o motivo principal para jogar mais e melhor, até que os desafiantes virem derrotados. Existem pessoas que jogam certos tipos de jogos que nem fazem parte de seu cardápio de jogos preferidos, mas que estão ali somente para desafiar seus amigos e manter-se na disputa. Muitas vezes, o desafio é competir consigo mesmo. Aquela sensação de bater o próprio record ou terminar um jogo sem precisar de cheat codes ou ler os walkthroughs da vida.

De uma maneira geral, o engajamento cresce mais ou menos de acordo como o game estimula os sentidos do jogador. Os estimulos são muitos e atingem o jogador através de aspectos que parecem nem ter relação com jogar videogame.


Aprenda novas formas de transmitir conhecimento e conteúdo no curso Gamificação: Teoria e Aplicações Práticas

Saiba mais


Escola Brasileira de Games (EBG) é uma plataforma de ensino, treinamento e aperfeiçoamento de conhecimento nas áreas de gestão empresarial da indústria de jogos, aplicativos mobile e negócios digitais.

2 Comentários

  • Thank you! Follow us and we will fell very satisifacted in provide useful content to you 🙂

    André EBG Responder
  • I really like and appreciate your article post. Keep writing.

    seo fiverr Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *