Inovathon SPTW 2019

Inovathon SPTW 2019

O INOVATHON SPTW 2019 tem como objetivo promover a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU – Organização das Ações Unidas. 

Durante 34 horas no SPTW 2019, 100 participantes de negócios, design e tecnologia, construirão juntos caminhos para solucionar problemas globais de alguns dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, por meio de soluções inovadoras e novas tecnologias.

Os participantes formarão equipes de 6 a 8 participantes (contendo pelo menos 1 pessoas de cada área),  sendo acompanhadas por mentores durante toda a jornada, desde a validação do problema até à construção e apresentação do pitch para uma banca julgadora.

Os desafios do Inovathon serão baseados em 06 Objetivos dos 17 ODS :

Objetivo 1: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares

Objetivo 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável

Objetivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades

Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos

Objetivo 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas

Objetivo 6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos

Programação – Sábado 23/11

08:00 – Recepção e Check-in
08:00 – Café da Manhã
09:00 – Apresentação dos Desafios
09:30 – Formação de Equipes
13:00 – Almoço
16:00 – Café da Tarde
21:00 – Jantar

Programação – Domingo 24/11

08:00 – Café da Manhã
09:00 – Palestra de Pitch
12:00 – Almoço
13:00 – Pré-banca
15:30 – Pitch final e banca de jurados
18:00 – Premiação

Sobre os ODS e a Agenda 2030 

A Agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas, para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta. São objetivos e metas claras, para que todos os países adotem de acordo com suas próprias prioridades e atuem no espírito de uma parceria global que orienta as escolhas necessárias para melhorar a vida das pessoas, agora e no futuro.

Em setembro de 2015, representantes dos 193 Estados-membros da ONU se reuniram em Nova York e reconheceram que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável.Ao adotarem o documento “Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” (A/70/L.1), os países comprometeram-se a tomar medidas ousadas e transformadoras para promover o desenvolvimento sustentável nos próximos 15 anos sem deixar ninguém para trás.

Preâmbulo

A Agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. Ela também busca fortalecer a paz universal com mais liberdade. Reconhecemos que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável.

Todos os países e todas as partes interessadas, atuando em parceria colaborativa, implementarão este plano. Estamos decididos a libertar a raça humana da tirania da pobreza e da penúria e a curar e proteger o nosso planeta. Estamos determinados a tomar as medidas ousadas e transformadoras que são urgentemente necessárias para direcionar o mundo para um caminho sustentável e resiliente. Ao embarcarmos nesta jornada coletiva, comprometemo-nos que ninguém seja deixado para trás.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas que estamos anunciando hoje demonstram a escala e a ambição desta nova Agenda universal. Eles se constroem sobre o legado dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e concluirão o que estes não conseguiram alcançar. Eles buscam concretizar os direitos humanos de todos e alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas. Eles são integrados e indivisíveis, e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.

Os Objetivos e metas estimularão a ação para os próximos 15 anos em áreas de importância crucial para a humanidade e para o planeta:

Pessoas

Estamos determinados a acabar com a pobreza e a fome, em todas as suas formas e dimensões, e garantir que todos os seres humanos possam realizar o seu potencial em dignidade e igualdade, em um ambiente saudável.

Planeta

Estamos determinados a proteger o planeta da degradação, sobretudo por meio do consumo e da produção sustentáveis, da gestão sustentável dos seus recursos naturais e tomando medidas urgentes sobre a mudança climática, para que ele possa suportar as necessidades das gerações presentes e futuras.

Prosperidade

Estamos determinados a assegurar que todos os seres humanos possam desfrutar de uma vida próspera e de plena realização pessoal, e que o progresso econômico, social e tecnológico ocorra em harmonia com a natureza.

Paz

Estamos determinados a promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas que estão livres do medo e da violência. Não pode haver desenvolvimento sustentável sem paz e não há paz sem desenvolvimento sustentável.

Parceria

Estamos determinados a mobilizar os meios necessários para implementar esta Agenda por meio de uma Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável revitalizada, com base num espírito de solidariedade global reforçada, concentrada em especial nas necessidades dos mais pobres e mais vulneráveis e com a participação de todos os países, todas as partes interessadas e todas as pessoas.

Os vínculos e a natureza integrada dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são de importância crucial para assegurar que o propósito da nova Agenda seja realizado. Se realizarmos as nossas ambições em toda a extensão da Agenda, a vida de todos será profundamente melhorada e nosso mundo será transformado para melhor.

Sobre a SPTW 2019

A SPTW 2019 é o maior festival descentralizado de inovação, novos negócios e tecnologia do mundo! Sem fins lucrativos, visa fazer vitrine de inovação das iniciativas que estão em SP, valorizando o DNA empreendedor da cidade. É uma iniciativa realizada pela Prefeitura de São Paulo por meio da SP Negócios.

Ocorre durante uma semana, de 23 a 29 de Novembro, em diferentes locais, hubs de inovação e zonas da cidade de São Paulo, uma agenda colaborativa composta por eventos individuais pautados em inovação, tecnologia e novos negócios. Engloba diferentes formatos de eventos, como por exemplo meeting, hackathons, palestras, workshops,  recrutamento, experiências, imersão, cursos, qualificações, competições de startups e diversos outros.

Nossa missão é reunir pessoas, comunidades, iniciativas, empresas para proporcionar ambientes colaborativos de educação, negócios e tecnologia, pois desenvolvendo pessoas nós desenvolvemos a cidade!

Inscrições e maiores informações: https://www.saopaulotechweek.com


Cursos online com desconto e sugestões para aprender mais sobre Gamificação e Técnicas de Engajamento utilizando Games

Saiba Mais


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *