5 estratégias de monetização para desenvolvedores de apps

Muitas empresas de desenvolvimento e também desenvolvedores independentes trabalham incansavelmente na busca por melhorar o ROI de seus aplicativos. Neste mercado saturado, onde aplicativos gratuitos tem muito mais demanda do que as aplicações pagas, a monetização de apps é extremamente importante

Para criar um nicho nesta zona competitiva, onde centenas de aplicativos são liberados a cada mês, desenvolvedores determinados a construir um negócio sério precisam de sólidas estratégias de monetização para seus apps.

Para conduzir uma boa e potencialmente bem-sucedida estratégia de monetização de aplicativos, desenvolvedores devem pensar sobre a melhor forma para exibir anúncios, como e onde devem ser utilizados para obter os melhores retornos. Confira algumas das maneiras mais simples de rentabilizar o seu game/app:

Mobile Apps Category (Portuguese)300x250

Fornecer recursos Freemium

Muitos desenvolvedores de apps móveis criam duas versões do aplicativo, permitindo aos usuários visualizar e usar recursos em modo de demonstração. Este modelo freemium dá acesso grátis a funcionalidades básicas, enquanto recursos premium são bloqueados por trás de um acesso pago, levando á geração de receita por meio de recursos extras. A equipe de marketing tem um papel fundamental no convencimento dos usuários, com uma forte e válida razão para comprar a versão completa ao invés de continuar com a versão gratuita.

Monetização através de compras In-App

Monetizar um aplicativo por meio de compras abre um grande leque para que as empresas convertam o valor do aplicativo incluindo alguns anúncios, recursos fechados e bens virtuais que levam os usuário a se envolverem cada vez mais e gastarem de uma forma ou de outra. Uma boa base de usuários pode despertar o interesse de investimento por parte de publishers, gerando assim um melhor retorno através do espaço publicitário.

Usando a moeda virtual

A moeda virtual é amplamente bem-sucedida entre desenvolvedores. Esta ideia simples de criar uma moeda dentro do app dá ao usuário uma ampla satisfação de completar um nível e ser recompensado de alguma forma. A mesma moeda pode ser utilizada para desbloquear outros níveis ou ganhar conteúdos especiais. Os usuários também podem interagir com marcas para receber moedas, estratégia que além de tudo aumenta o engajamento.

SMS marketing

SMS marketing é uma das maneiras mais eficazes de apresentar um aplicativo para usuários-chave. É uma técnica eficiente e uma maneira fácil de estar em contato com seus clientes. Por exemplo, pode-se realizar um concurso, para conseguir feedback imediato, atualizar a estratégia de marca e trazer consumidores de volta para o app.

Incluir vídeos

Monetizar aplicativos utilizando vídeos ou anúncios intersticiais tem se tornado tão comum quanto eficiente. Eles podem ser inseridos entre os níveis de jogo ou usados para convidar os usuários a assistir uma publicidade em troca de moedas adicionais. Os desenvolvedores geralmente levam um pouco de tempo para implementá-los, mas como resultado conseguem maiores taxas de CTR, levando a uma monetização muito mais efetiva.

escola-brasileira-de-games-monetização

Embora essas dicas ajudem bastante a aumentar o sucesso na geração de renda a partir de aplicativos, a tarefa de conseguir visibilidade entre os reais consumidores é uma tarefa difícil. Segmentar usuários com base em fatores como a localização e o conteúdo que eles vêem é o caminho certo para aumentar o número de cliques, conversões e consequentemente a receita global. Ao integrar esta abordagem em publicidade móvel, pode-se manter a experiência geral do usuário intacta.

Use essas dicas para manter usuários antigos por perto, o retorno dos eventuais e a conquista de novos clientes!

Conteúdo oferecido por:
STA_PrimaryLogo_Black

Aprenda como ampliar a base de usuários e aumentar a visibilidade de games e apps no curso gratuito Monetização em Games e Aplicativos Mobile

Saiba mais

Escola Brasileira de Games (EBG) é uma plataforma de ensino, treinamento e aperfeiçoamento de conhecimento nas áreas de gestão empresarial da indústria de jogos, aplicativos mobile e negócios digitais.

• Muito útil! Parabéns pelo ótimo conteúdo.

Marcus Imaizumi Responder
    • Sim muito interessante.

Marcus Imaizumi Responder