Aprenda como criar jogos no GameMaker Studio

Aprenda como criar jogos no GameMaker Studio

Olá! Meu nome é Diogo Pimenta, sou Professor de Informática e trabalho com desenvolvimento de jogos com o GameMaker

Desde pequeno gostava muito de games e desse mundo tecnológico. Meu primeiro contato com jogos foi aos 10 anos, quando ganhei de minha mãe, um mini game de presente de aniversário. Eu era muito viciado naquela época! Adorava jogar Tetris e Arkanoid! Eram meus jogos favoritos =) Sempre que saia da escola, ficava nas Lan Houses, e casas de vídeo games, jogando com o meu irmão e colegas.

Lembro-me como hoje que pedi, e insisti aos meus pais para fazer um Curso de Informática, pois também queria aprender a criar jogos e um dia ser Professor. Mas infelizmente, meus pais não tinham condições financeiras de pagar o curso. Foi aí que a minha querida Professora da Escola ganhou um bolsa de estudos, e sabia que eu era apaixonado por computadores e resolveu me presentear. Nossa! Eu fiquei muito feliz! A partir daí, fiz diversos cursos na área de Informática, Hardware, Web Design, treinamentos, e aos 13 anos já fazia Manutenção de Computadores para os vizinhos e amigos.

escola-brasileira-de-games-udemy-desenvolvimento

Aos 16 anos, resolvi dar aulas particulares de algumas matérias que eu gostava muito na escola, como Matemática, Química e Informática, para ingressar nessa área de ensino. Mas meu objetivo sempre foi ser Professor de Informática. Entretanto, na pequena cidade onde nasci havia poucas oportunidades de emprego, principalmente para os mais jovens. Mesmo assim, estudei Letras na Faculdade. Mas não era o que eu amava de verdade.

As primeiras oportunidades

Então, resolvi mudar de estado. Deixei a Faculdade, o trabalho como atendente e muitas outras coisas para trás. Saí da Bahia e vir para São Paulo. Logo de cara, ouvi falar bastante de um jornal que oferecia vagas e oportunidades de empregos em São Paulo e região, era o Jornal “O Amarelinho”. Resolvi fazer um teste na escola Data Byte, e lembro-me como se fosse hoje que a prova era ensinar outros professores, ou talvez provar se realmente eu sabia do assunto e tinha condições para lecionar. A prova era criar uma planilha no Excel e mostrar a função SE na teoria e na prática. Bom, eu passei no teste e fiquei super feliz, porque foi o meu primeiro trabalho aqui em SP e estava realizando um dos meus sonhos. Depois lecionei em outras escolas, como a Giga Byte, a Technics, a Microcamp, e atualmente ministro aulas na Escola Evolutime.

Voltando aos meus 16 anos, um colega do ensino médio resolveu fazer um desafio e uma proposta para mim. Disse que se conseguisse fazer ele passar na prova do Curso Técnico através das aulas particulares, que me daria o vídeo game MEGA DRIVE SEGA de 16 Bits e todas as fitas (cartuchos) que ele ganhou do Pai de presente. Bom, era O DESAFIO! Eu queria muito um vídeo game, e ele queria muito passar na prova. Bem, não foi fácil! Mas conseguimos juntos vencer e ambos ganhar nessa história. E no final de tudo, ainda jogamos muitas horas no Mortal Kombat em sua despedida emocionante ao console =)

Bom, joguei bastante Mortal Kombat, Sonic, Golden Axe, Megaman, Street Fighter, e tantos outros jogos nesse videogame. Depois troquei o Mega Drive por um Super Nintendo, e continuei a rotina de passar de fases nos jogos clássicos do Mario, como o Super Mario Bros e o Super Mario World. Joguei tanto Super Mario Bros que o videogame não suportou e começou apresentar problemas. Aí resolvi comprar um Playstation, e fiquei fascinado pelo o mundo dos games.

GameMaker e aulas de criação de games

Em 2012, o coordenador da escola Microcamp deu um livro para mim sobre o Curso de Games, e disse que eu seria o Professor da turma, e que precisaria estudar o conteúdo e aprender como usar o programa para ministrar as aulas daquele em dia em diante. Foi aí que tive o meu primeiro contato com o GameMaker. Estudando em casa nas horas vagas e nos domingos, conseguir aprender um pouco sobre essa Engine fantástica. O curso foi um sucesso, e todos os alunos gostaram das aulas e aprenderam a criar pequenos jogos em 2D para PC. A partir daí, tive várias outras turmas no Curso de Criação de Games, e juntamente com os alunos e suas criatividades e sua imensa vontade de aprender a criar games, desenvolvemos alguns jogos completos no GameMaker, como o Arkanoid, o Tetris, o Jogo da Cobrinha (Snake), o Pacman, um Jogo de Nave, um Jogo de Corrida (estilo Brick Game), o Jogo da Cesta, a primeira fase do Jogo do Super Mario Bros, entre vários outros projetos.

Em 2015, comecei a estudar na Fatec, no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Um outro sonho realizado. Aprendi muito nesse curso, principalmente outras Linguagens de Programação e como usar a Placa Arduíno para criar protótipos tecnológicos. Porém, com as mudanças de horários na empresa onde trabalho, e perdendo as aulas de Matemática, Inglês e Raciocínio Lógico aos sábados, juntando com o cansaço físico e mental adquirido, resolvi trancar a Faculdade.

Em 2016, retornei aos meus estudos com o GameMaker, e a pedido dos meus alunos do Curso de Criação de Games, resolvi voltar a criar vídeo aulas, mas dessa vez ensinando a criar jogos 2D para PC no GameMaker Studio. Meu objetivo é criar outros jogos clássicos de videogames, e também ensinar a criar jogos do zero nessa Game Engine fantástica. Já escrevi alguns tutoriais relacionados a essa plataforma para o Blog dos Cursos e também para o site Fábrica de Jogos. Venho buscando novas parceiras, para divulgar as minhas vídeos aulas e quem sabe, ter uma renda extra no futuro =)

Então, nunca desista dos seus sonhos. Há muitas estradas, e todos os caminhos para o sucesso sempre haverá obstáculos. O segredo é não desistir, mas mudar a estratégia até conseguir.


GameMaker: Aprenda o passo-a-passo para criação de jogos

Saiba Mais


A Escola Brasileira de Games (EBG) é uma plataforma de ensino, treinamento e aperfeiçoamento de conhecimento nas áreas de gestão empresarial da indústria de jogos, aplicativos mobile e negócios digitais.

Nosso objetivo é ensinar, incentivar e aperfeiçoar a capacitação profissional através de metodologia inovadora baseada nas experiências e práticas de gestão reais utilizadas pelas empresas no Brasil e no mundo.

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *