Gamificação na Aprendizagem: Design de Experiências Digitais e Mecânicas de Jogos
Um dos maiores desafios no desenvolvimento de talentos é promover o engajamento dos colaboradores nos treinamentos oferecidos pela organização
Como capturar e reter a atenção das pessoas? Como motivá-las a se comprometer com os resultados esperados?
Neste curso vamos entender como o uso da gamificação, do design de experiências digitais e das mecânicas de jogos podem motivar e engajar as pessoas a obter vantagens competitivas e sustentáveis nas organizações.
Objetivos do Curso
- Entender o fascínio que os games representam no mundo atual e como utilizar esses mecanismos na educação de adultos.
- Fornecer subsídios conceituais e práticos para criar instrumentos lúdicos adequados a cada situação específica.
- Vivenciar um processo de criação de game em todas suas etapas.
Público Alvo
Profissionais interessados em desenvolver soluções de gamificação para uma aprendizagem mais produtiva e engajada.
Consultora: Magda Vila
- Criadora de jogos de negócios com especialização em gamificação de conteúdos pedagógicos para adultos.
- Consultora empresarial e educacional com ampla experiência em condução de grupos, desenvolvimento de cursos, palestras e programas de treinamento e desenvolvimento de talentos.
- Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, na área de
Aprendizagem e Semiótica Cognitiva – Criação de Games Educacionais. - Co-autora dos livros “Manual de Treinamento e Desenvolvimento”, da Editora Pearson Education, “Jogos Cooperativos no Processo de Aprendizagem Acelerada”, da Editora Qualitymark e “Focalização de Jogos em T&D”, da Editora Qualitymark.
- Atuou como professora no Projeto Educação para Sustentabilidade, coordenado pelo NEATS da PUC-SP, em convenio com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente, capacitando universitários em sustentabilidade através da criação de jogo socioambiental.
- Pós-Graduada em Jogos Cooperativos pela Unimonte, Especializada em Administração de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas e Economista pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Programa do Curso
- O Grande Jogo da Vida
– O mundo fascinante dos games
– A jornada do herói e a vitória épica
– Estados de fluxo geradores de esforço contínuo - O Poder da Diversão na Transformação
– O que dizem as pesquisas sobre engajamento
– De que forma os games engajam as pessoas
– O game como instrumento de aprendizagem - Games nas Organizações
– O conceito de gamificação
– Objetivo Pedagógico X Objetivo do Game
– Mecânicas competitivas, cooperativas e comparativas
– O universo dos jogos de tabuleiro
– Etapas para criação de games - Criando uma Solução na Prática
– Desenvolvimento de um game com base na metodologia GameJam
Detalhes e Inscrições
Carga Horária: 8 horas
Data: 09 de maio de 2018,
Horário: Das 08h30 às 17h30
Local: Espaço Fit Eventos – São Paulo, SP
Em parceria com a i9acao, empresa pioneira no desenvolvimento de games presenciais e digitais para engajar e inspirar pessoas, a Escola Brasileira de Games oferece um super desconto nas inscrições para este curso!
A Escola Brasileira de Games (EBG) é uma plataforma de ensino, treinamento e aperfeiçoamento de conhecimento nas áreas de gestão empresarial da indústria de jogos, aplicativos mobile e negócios digitais.
Nosso objetivo é ensinar, incentivar e aperfeiçoar a capacitação profissional através de metodologia inovadora baseada nas experiências e práticas de gestão reais utilizadas pelas empresas no Brasil e no mundo.