Game Tester: Conheça uma das portas de entrada para a indústria de games

Game Tester: Conheça uma das portas de entrada para a indústria de games

Desenvolvimento e design são as áreas mais populares na indústria de jogos. Mas existe um cargo muito cobiçado pelos amantes de games: o de QA (Quality Assurance, também conhecido como game tester).

Game Tester ou Play Tester é o profissional responsável pelo controle de qualidade dos jogos digitais. Ele passa por todas as fases do game em busca de erros que podem atrapalhar a experiência do usuário – além de evitar que as falhas virem memes.

Por mais que garantam algumas risadas, os erros podem atrapalhar na imagem da desenvolvedora, e uma eventual má jogabilidade, transformar o jogo num fiasco de vendas. O QA, então, tem um papel importante no resultado final do produto. Ele é o primeiro a jogar de fato. E sua avaliação é levada em conta pelos desenhistas e roteiristas na hora de incluir ou excluir algum recurso.

Ative a legenda automática : )

Quando o protótipo do jogo está pronto, ele vai para a mão do testador, que sai caçando todos os erros possíveis. Isso significa passar pela mesma fase centenas de vezes – o profissional chega a ficar até 40 horas testando a mesma etapa. E quando o game permite jogar com mais de um personagem, como no clássico Street Fighter, o trabalho se multiplica. O QA vai fazer todos os testes com cada um dos avatares.

A ideia é conseguir repetir algum eventual erro várias vezes para provar aos desenvolvedores que, sim, aquilo pode afetar qualquer jogador – alguns são fáceis de identificar, como a perna do personagem desaparecendo; mas outros podem demorar até serem descobertos, como um problema no código-fonte que trava o jogo em situações muito específicas. Cabe ao testador encontrá-las.

Depois disso, o QA prepara um relatório detalhando todos os erros e as situações em que eles ocorreram, de modo que os desenvolvedores tenham pistas de como corrigir. Aí vem mais uma bateria de testes para garantir que está tudo certo com a segunda versão, e que a correção não criou novos bugs.

Para se ter idéia de como esse estágio é importante para o desenvolvimento de jogos, a Valve lançou em 2020 o Steam Playtest, ferramenta para que os desenvolvedores possam convidar usuários comuns a se tornarem beta testers, além proporcionar o controle de acesso aos seus jogos diretamente através da sua página na loja Steam. Isso permite que os desenvolvedores vejam facilmente quantas pessoas estão interessadas em testar um título, para que possam distribuir o jogo e desativá-lo quando um teste terminar.

Leia também:  "Clan O'Conall" é um dos finalistas no Nordic Game Discovery Contest

O game tester tem que ser um profissional multidisciplinar. Significa que ele precisa entender um pouco de cada etapa de todo o processo de produção de um jogo para conseguir explicar os erros para todas equipes envolvidas e conhecer os tipos de testes mais utilizados para os produtos da empresa para qual trabalha (mobile, PC, console ou VR) . Não existe uma graduação específica, mas é preciso conhecer um pouco de programação, animação, roteiro e tecnologia – por isso, as graduações em TI, Engenharia, Programação e Design de Jogos são as que mais ajudam.

Também é preciso entender sobre os conceitos de testes de software. Existem diferentes tipos de testagens, que levam em conta segurança do sistema e código-fonte, por exemplo. Além disso, alguns processos podem ser automatizados; então é preciso estar atualizado sobre novas tecnologias que permitam agilizar o trabalho.

Na parte comportamental, precisa ser detalhista e organizado, claro. Mas, se não souber se comunicar bem, não adianta, já que a produção de um videogame envolve muitas áreas e os erros podem ser ser desde programação até de tradução. O QA, no fim das contas, é um ponto focal entre todas as equipes – precisa saber falar com todo mundo. Ou seja: aquele estereótipo do jogador introvertido que gosta de ficar trancado no quarto não funciona.

Fonte:

https://vocesa.abril.com.br/carreira/jogador-no-1-saiba-como-e-trabalhar-com-teste-de-games/

https://olhardigital.com.br/2020/11/05/games-e-consoles/valve-lanca-steam-playtest-para-facilitar-testes-beta-dos-jogos/


Dicas para aprender sobre: Testes de Usabilidade e UX 

Cursos com desconto: Introdução à Produção e Desenvolvimento de Games

Em promoção: Jogos 3D – Modelagem, Texturização e Animação 

escola-brasileira-de-games-udeny-gamedev

Nosso objetivo é ensinar, incentivar e aperfeiçoar a capacitação profissional através de metodologia inovadora baseada nas experiências e práticas de gestão reais utilizadas pelas empresas no Brasil e no mundo.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *