Desenvolvedoras de games investem em trailers bem produzidos para chamar atenção dos fãs
A importância de um trailer bem feito aproxima a indústria dos games do mercado dos grandes filmes de cinema.
O mercado dos jogos eletrônicos está ficando cada vez mais competitivo, pois o número de empresas no setor só aumenta em todo o mundo. Isso inclui também a indústria no Brasil, onde alguns especialistas calculam um faturamento de R$ 12 bilhões até o final de 2021. Com toda essa disputa por espaço no mundo dos games, alguns desenvolvedores estão investindo nos trailers, além de outras formas de propaganda, para chamar a atenção dos fãs em novos lançamentos nos videogames.
Isso é comum nas produtoras dos jogos classificados como AAA, que possuem um grande investimento e são lançados para os consoles da geração mais atual. Por exemplo, os vários trailers produzidos pela CD Projekt para o jogo Cyberpunk 2077 chamaram a atenção do público, e receberam até premiações. Os vídeos foram essenciais para que a expectativa pelo lançamento do game fosse alta, o que alavancou a pré-venda. Essa tática já foi utilizada na franquia The Witcher pela mesma desenvolvedora, e que também foi um sucesso nas prateleiras.
A importância de um trailer bem feito faz com que as desenvolvedoras prestem mais atenção nesse quesito. Isso aproxima a indústria dos games do mercado dos grandes filmes de cinema, onde os produtores contratam empresas especialistas na criação de trailers. Elas ficam responsáveis pela criação de um vídeo com qualidade excelente, e que desperte a curiosidade dos fãs de jogos eletrônicos. Com tantos games sendo desenvolvidos atualmente, é normal acontecer essa mudança na indústria.
Entretanto, não são apenas as grandes produtoras que podem criar vídeos de boa qualidade para os jogos. Um desenvolvedor sozinho pode usar o editor de vídeo da InVideo para essa função. O software gratuito permite que o usuário crie e edite vídeos, seja para as redes sociais ou outros locais, em poucos minutos. Além disso, com filtros, modelos, transições de cenas e tutoriais, o usuário não precisa de qualquer experiência em edição para fazer um vídeo profissional. Assim, o desenvolvedor de jogo não precisa aprender edição, e pode criar um trailer para divulgar o lançamento na internet.
Outras ferramentas de marketing
Apesar da importância dos trailers, eles não são os únicos objetivos de investimento dos desenvolvedores de games. O uso do marketing para alcançar o maior público possível é algo que cresceu nos jogos eletrônicos, e alguns exemplos podem exemplificar isso. A empresa Konami, que é responsável pelo jogo Pro Evolution Soccer, investe forte em propaganda no Brasil. Recentemente, a desenvolvedora japonesa chegou a acertar patrocínios milionários com alguns times de futebol, como o Santos e o Corinthians.
Outra empresa com muito investimento em propaganda é a Electronic Arts, principalmente para os jogos focados em esportes. As franquias FIFA, NBA e NFL costumam gastar uma boa parte do orçamento com atletas conhecidos que possam ser o rosto dos jogos nas prateleiras e também nos trailers. Ou seja, é um investimento alto, mas que vale a pena pela exposição que os produtores conseguem antes e depois do lançamento oficial no mercado.
A indústria dos jogos eletrônicos é um mercado consolidado, e com oportunidades para diferentes profissionais. Por conta disso, é normal que áreas como marketing e a propaganda ganhem mais espaço e também maior atenção com as produtoras de quase todos os estilos de jogos disponíveis no mercado.
Com uma receita que gira em torno dos bilhões, conseguir chamar atenção com um trailer de qualidade é um primeiro passo importante para os jogos em desenvolvimento. Isso pode garantir até mesmo bons números na pré-venda, e faz com que o game seja lançado com sucesso e também com a garantia que será um entretenimento digital de qualidade.
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