Como a realidade virtual está transformando a indústria de jogos

A realidade virtual nada mais é do que uma simulação realista e imersiva de um ambiente tridimensional

Com a expansão da digitalização, a Realidade Virtual (RV) ganhou terreno significativo em todas as esferas. A RV pode maximizar os lucros de negócios e melhorar drasticamente a experiência de clientes em determinados setores comerciais.

Da mesma forma, a realidade virtual é tendência nas indústrias de jogos que se beneficiaram com essa tecnologia envolvente. Muitas empresas de desenvolvimento de jogos em grande escala aderiram ao movimento RV para transformar a experiência dos jogadores.

A inovação está florescendo em grande velocidade. Nos últimos anos, a indústria de jogos de realidade virtual desempenhou um papel significativo no mercado de games.

Misturando negócios e desenvolvimento de jogos com tecnologia

Com o tempo, mais e mais desenvolvedores começaram a se interessar por jogos de realidade virtual. Isso fez com que os estúdios criassem novos conteúdos ou alterassem os conteúdos anteriormente produzidos para se adequarem ao formato.

O mercado de jogos em realidade virtual está aumentando o valor total de lucro no setor de games com a ajuda desta nova tecnologia inovadora. Além disso, a adoção de jogos em realidade virtual está crescendo constantemente entre os jogadores.

Os gadgets de realidade virtual estão se tornando uma tendência. Após o lançamento no mercado de dispositivos desenvolvidos para RV, uma grande mudança e revolução começou na indústria de jogos.

Usando um dispositivo como o Oculus Rift, os jogadores ficaram entusiasmadas com a experiência de enfrentar criaturas 3D e explorar ambientes virtuais gerados por computadores.

A ideia de viver em um ambiente totalmente virtual, como nos filmes sci-fi, parece mais próxima do que nunca. Hoje, utilizando outras tecnologias, como redes virtuais privadas, é possível desaparecer quase completamente do mundo real.

As redes privadas virtuais (VPNS) são uma ótima opção para aqueles que desejam acessar o mundo virtual de forma segura. Ainda não utiliza uma VPN? Você tem as melhores VPNs do mundo analisadas neste artigo, não deixe de conferir.

Benefícios da realidade virtual na indústria de jogos

A realidade virtual agiu como um divisor de águas no setor de jogos e melhorou a experiência geral do usuário ao longo dos anos.

A realidade virtual é considerada um dos temas mais quentes quando falamos de tendências na indústria de games, chamando a atenção pelo mercado potencial. Existem vários benefícios que os jogos orientados para RV oferecem:

• Acesso a objetos virtuais atraentes e convincentes.
  • Capacidade de levar os jogadores para dentro dos jogos em tempo real.
  • A realidade pode ser estendida digitalmente em qualquer lugar e a qualquer hora.
  • Aumento da atração e retenção entre os jogadores.
  • Jogabilidade mais atraente para jogadores ávidos e jogadores ocasionais.

A nova era da realidade virtual começou após o anúncio dos primeiros protótipos do Oculus VR e Samsung Gear VR.

Os dispositivos RV usados ​​na indústria são habilitados com software e hardware interativos. Os jogos podem ser controlados pelo movimento do corpo ou através de joysticks especiais.

Jogos imersivos

A ideia de estar dentro de um ambiente digital é simplesmente fenomenal. Com a realidade virtual, surge um novo nível de envolvimento.

Usando um óculos de realidade virtual, você pode bloquear qualquer estímulo visual e também auditivo, levando sua atenção totalmente para o mundo gerado à sua frente.

Ao longo dos anos as montanhas-russas surgiram como os primeiros ambientes simulados em jogos de realidade virtual e, em seguida, outros jogos envolventes no estilo árcade passaram a se popularizar.

No entanto, hoje em dia, você pode explorar ambientes muito mais complexos e interagir com histórias envolventes que permite que você sinta que está genuinamente dentro de um mundo virtual.

Jogabilidade transformadora

A realidade virtual está oferecendo uma exposição única à tecnologia de jogos. Ela oferece uma versão melhor e mais divertida do que se podia jogar antes, em comparação com outras plataformas.

Inclui uma visão de 360 ​​graus em um modo de arena que permite ao jogador desfrutar do jogo que ama em uma perspectiva totalmente nova.

Os jogadores têm a chance de se conectar com o mundo do jogo de uma maneira que não podiam antes. Ao usar um dispositivos como PlayStation VR ou HTC Vive, entre outros, você fica imerso no mundo do jogo.

Novas oportunidades

Os jogos baseados em realidade virtual estão crescendo dia após dia. Esta é uma chance para os designers de jogos experimentarem diferentes abordagem em seus projetos.

A tecnologia virtual está chegando aos lares e, dessa forma, marcas significativas procuram permanecer relevantes.

Uma vez que esse novo público é capturado, as marcas de RV têm a chance de vender seus produtos. Assim, uma marca passa a ser vinculada ao que há de mais moderno em tecnologia de jogos.

A realidade virtual é realmente o futuro?

O tamanho do mercado da indústria de jogos de realidade virtual está crescendo rapidamente. As ideias implementadas em jogos de realidade virtual são fascinantes em todos os sentidos.

A realidade virtual trouxe uma mudança revolucionária na indústria de jogos. Usando essa tecnologia, você pode explorar o mundo da imaginação de forma vívida.

É plausível imaginar um futuro onde jogos de realidade virtual assumem a liderança sobre os jogos em telas comuns. Historicamente, a RV melhorou a experiência de jogo dos jogadores e já é possível dizer, que mudou totalmente o universo dos games.

Dicas para aprender sobre: Gamificação – Teoria e Aplicações Práticas

Cursos com desconto: Introdução à Produção e Desenvolvimento de Games