Mídia de performance: uma poderosa ferramenta para desenvolvedores

A mídia de performance é uma forma de investimento em marketing cujo objetivo é atingir uma meta específica para uma empresa, seja aumentar o conhecimento da marca, alavancar as vendas ou gerar leads (registro de cadastros)

Dentre as principais vantagens na utilização de mídia de performance, está a mensuração de resultados, que costuma ser muito precisa em relação ao caminho para a conversão do usuário e dos resultados obtidos, ao contrário do que ocorre com as mídias de massa, como televisão, rádio, revistas e jornais.

É preciso lembrar que todo desenvolvedor independente de videogames ou aplicativos é também um empreendedor, pois, se não buscar obter o máximo em alcance de público, seus apps e games caem no limbo do obscurantismo e não geram a receita que vão pagar as contas. Assim, o sonho de viver como desenvolvedor autônomo cai por terra e volta à tona a necessidade de correr atrás de emprego e um salário fixo todo mês.

Controle do ROI em marketing

Para facilitar as coisas e tirar das costas dos desenvolvedores a necessidade de se aprofundar em marketing e propaganda, felizmente existe a mídia de performance. Mesmo sem os profundos conhecimentos dos profissionais de marketing, é possível ter controle sobre onde seu rico dinheirinho é investido e saber o exato retorno que ele traz para o seu negócio.

Com a análise dos dados pré e pós-clique, é possível avaliar o sucesso das ações e, com isso, criar novas estratégias ou fortalecer a estratégia em curso, o que eleva o aproveitamento do investimento e potencializa os resultados.

Mídia de Performance é uma poderosa ferramenta para Start Ups e Empreendedores

Para quem está começando, um estúdio de apps ou games que acaba de entrar no mercado, por exemplo, a mídia de performance é ideal, pois, nesse estágio, o público da empresa ainda não está claramente definido, mas como já existem públicos potenciais, é possível adotar diferentes estratégias para atingi-los. Após esse início, são analisados os resultados, e a partir disso, é possível identificar oportunidades que levarão a estratégias melhor orientadas e, portanto, mais eficazes em termos de performance.

Para os novatos, tudo isso pode ser bastante complicado. Sendo assim, é necessário recorrer a um analista de mídias digitais para que se chegue ao melhor aproveitamento do investimento. No entanto, a contratação de um profissional pode acabar inviabilizando a utilização da mídia de performance por parte das empresas iniciantes, ainda muito pequenas e sem grande capital para investimento. Sendo assim, a saída é se envolver e aprender a utilizar esse tipo de recurso. E acredite: isso não é nenhum final boss de sete cabeças.

Atualmente, criar um ótimo aplicativo ou videogame que funciona perfeitamente não é garantia de sucesso. Por isso, é essencial que aprender a utilizar as mídias de performance para que o seu game ou app não fique perdido em meio aos muitos outros que existem no mercado.

Referência: O que é mídia de performance?, Vinícius Ghise. Global Ad, 28 de janeiro de 2016.