Conheça agora os jogos que inovaram, trouxeram novas tecnologias e foram um grande marco na história dos games!

Conheça agora os jogos que inovaram, trouxeram novas tecnologias e foram um grande marco na história dos games!

Hoje o mundo dos jogos é muito bem estruturado e cheio de grandes referências, mas nem sempre foi assim. Até chegarmos aonde estamos com grandes gráficos e fortes mecânicas de gameplay, houveram jogos que realmente foram além de sua geração e marcaram o mercado com novas tecnologias e um novo padrão. Confira agora a lista dos jogos divisores de águas que se destacaram pela sua inovação técnica ou criaram todo um novo cenário. 

RESIDENT EVIL 4  

Uma franquia que não pode ficar de fora desta lista é Resident Evil, já o 1º título da série, foi um grande marco da história dos jogos, trazendo um jogo de horror com todo um realismo 3D em cenários  realmente de dar medo para a época. Entretanto, o último grande marco da franquia é com certeza Resident Evil 4. É certo que já existiam jogos de 3ª pessoa muito bons, mas ao mesmo tempo que a franquia mudou muito em relação aos jogos anteriores, também, o estilo de câmera do jogo em cima do ombro revolucionou.  

escola-brasileira-de-games-resident4-novas tecnologias

 O jogo trazia ambientes remotos da América do Sul com muito suspense e  uma seita (Los Illuminados) que deixava tudo mais tenebroso. Apesar do personagem ainda ter que parar para atirar, o lance de câmera em 3ª pessoa funcionava muito bem. Ter que ficar parado até causava uma agonia quando os inimigos chegavam perto, uma dose de adrenalina a mais. A todo momento parece que você está atrás da ação de Leon, junto a isso, em um mundo de suspense com vários puzzles e inimigos variados. Após isso, os jogos de 3ª pessoa alcançaram um novo patamar e RE4 é inspiração para a indústria dos jogos até hoje. O sucesso é tanto que agora, 16 anos depois, o jogo está sendo lançado em uma versão de VR. 

SHENMUE 

Este jogo é definitivamente uma obra prima. O mundo aberto com batalhas em 3D, idealizada por Yu Suzuki para os consoles da Dreamcast, foi a produção mais cara de sua época. Foram investidos $47 milhões de dólares em seu tempo, no ano 2000. Sendo referência em um novo segmento de gênero em jogos, conhecido como FREE (Full Reactive Eyes Entertainment). 

escola-brasileira-de-games-shenmue-novas tecnologias

Em uma linguagem mais simples o jogo foi o primeiro a apresentar QTE’s (Quick Time Events), são aqueles momentos onde em uma animação é preciso apertar uma sequência de botões para poder dar continuidade a cena. Hoje estes recursos são usados em muitos jogos. Além disso, o jogo tinha uma atmosfera completa. A busca de vingança de Ryo Hazuki contra Lan Di, era situada em uma cidade muito interativa, com npc’s que conversavam, eventos únicos pela cidade, sistema de horário e vários locais para contemplar.  Era preciso até mesmo trabalhar para juntar uma grana.  

STARCRAFT  

O jogo Starcraft da franquia Blizzard, lançado inicialmente em 1998, soube emplacar sendo campeão de vendas em seu lançamento além de ganhar um prêmio como melhor jogo de estratégia para PC da Academy of Adventure Gaming Arts and Design. Hoje  o jogo se baseira na guerra pela dominância galáctica entre terráqueos, Zergs e Protoss.  

escola-brasileira-de-games-stacraft-novas tecnologias

Já existiam outros bons jogos de RTS na época, como Age of Empires. Porém Starcraft era muito equilibrado e tinha uma temática muito interessante para época. O jogo virou febre, principalmente na Coreia do Sul pela agilidade dos jogadores com o teclado. O interesse gerado pelo público pelos jogadores de Starcraft, foi berço do início de um cenário profissional, pois agora o público também queria ver os melhores porem em prática tudo que sabem.   

O jogo então foi um marco por criar um cenário competitivo, algo nunca visto pelo ângulo que Starcraft nos pode dar. Desde destes tempos o jogo cresceu e criou um cenário competitivo gigante, Starcraft II só maximizou isto e já teve as maiores competições de esports. Vocês acreditam que o 1º jogo da série ainda tem competições de esports na Coreia do Sul? É possível conferir a cobertura de apostas em Starcraft: Brood War e de outros grandes jogos influentes na Rivalry. 

GTA III 

Grand Theft Auto III é um título que merece estar entre os mais influentes no quesito de inovação. A Rockstar lá em 2001 trouxe um jogo com ótima narrativa, carros, armas e um mundo aberto. Nada como isto havia sido visto desta forma, a própria série tinha mudado bastante, já que seus títulos anteriores eram bem diferentes.  

 escola-brasileira-de-games-GTA3-novas tecnologias

 O fato do jogador ter a própria liberdade de andar pelo mapa em mundo aberto e não só cumprir objetivos em fases sobre trilhos fez com que toda indústria se modificasse. O jogo foi até muito polêmico na época dada tanta liberdade junto a temática de gangues do mesmo. Hoje vários gêneros utilizam de conceito sandbox que GTA III emplacou e suas continuações também não deixaram de ficar cada vez melhor.  

ZELDA: OCARINA OF TIME 

 Zelda: Ocarina of Time é uma obra prima de Shigeru Miyamoto repleta de novidades. O jogo criou um estilo novo de jogo 3D de aventura com exploração de dungeons, aliás, o jogo tinha o maior mundo 3D da época. Como se já não fosse o bastante, a trilha sonora do jogo também era espetacular e estava nas mãos do famoso compositor japonês Koji Kondo, músicas como Lost Woods, Gerudo Valley e outras são algumas das pérolas que vieram.  

escola-brasileira-de-games-zeldaocarinaoftime-novas tecnologias

 O jogo inovou trazendo o Z-target, onde com o botão traseiro do Nintendo 64 era possível mirar automaticamente no inimigo, isso é largamente utilizado até hoje. Outro ponto de novidade foi também o uso de botões contextuais, um mesmo botão em determinado objeto faz uma ação diferente. Zelda: Ocarina of Time é o único jogo do Metacritics a ter uma nota 99. 

METAL GEAR SOLID 

Metal Gear Solid é um jogo que não passa batido. Hideo Kojima, inovou primeiramente ao criar um jogo com uma narrativa incrível digna de grandes filmes de espionagens, com cenas memoráveis. Essa atenção não tinha sido dada desta maneira a jogos na época do Playstation 1, tinha momentos que a gente interagia com o jogo até trocando o controle de lugar!  

escola-brasileira-de-games-metalgearsolid-novas tecnologias

 O jogo marca a criação e sucesso do gênero stealth, onde o foco da ação é evitar o combate. Hoje isso é muito utilizado tanto em jogos stealth em si como também em modos furtivos de vários outros jogos.  

SUPER MARIOS BROS.  

Não teria como fazer uma lista dos jogos mais inovadores e não citar no final a lenda Super Mario Bros criado por Shigeru Miyamoto. O jogo foi lançado em 1985 pela Nintendo, uma empresa que não tinha como seu forte a fabricação de videogames ou jogos. Apenas para contextualizar, em 1983 a indústria do video game sofreu um crash, devido a grande quantidade de sistemas e jogos ruins o público cada vez perdeu mais interesse levando a indústria a beira de um colapso. 

 escola-brasileira-de-games-supermariobros-novas tecnologias

Porém com o lançamento de Super Mario, o mundo dos jogos começou a chamar a atenção novamente. Diferente da torrente de jogos existentes, Super Mario Bros tinha mecânicas incríveis de gameplay, aliado a um gráfico diferenciado e uma trilha sonora super bem composta. Os power ups do jogo e o sistema de pulo foram algo que chamou muito a atenção, a precisão dos pulos de Mario e a forma de enfrentar os inimigos criou uma nova era de jogos side scrolling e aqueceu a indústria novamente. Só para ter ideia da sua grandiosidade, o jogo teve uma fita leiloada recentemente a $2 milhões de dólares (mais de $10 milhões de reais), segundo o G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *