Pesquisa: “O perfil motivacional dos jogadores brasileiros”

Participe da pesquisa sobre o perfil motivacional dos jogadores brasileiros

Prezado (a) Gamer Brasileiro(a),

Tudo bem?

Meu nome é Ricardo Fonseca. Sou professor da UFPE e pesquisador na área de videogames com ênfase nas questões sócio-políticas relacionadas aos jogos digitais. Atualmente, eu ministro a disciplina intitulada “Videogames: política, negócios, cultura e sociedade” na UFPE. E, estou escrevendo minha tese de doutorado sobre a possibilidade de existência de comunidades políticas em MMORPGs como World of Warcraft, Star Wars e Cavaleiros do Zodíaco. As razões que me motivam a estudar os videogames são, essencialmente, duas:

1. Eu sou um gamer, jogo desde criança; e, consequentemente;

2. Tenho um fascínio pelos videogames como objeto de estudo.

Minha aproximação acadêmica veio de minha experiência em estudar videogames sob uma perspectiva política na Universidade de Leeds na Inglaterra. Neste momento, aproveito a oportunidade dada para convidar você para participar de minha recente pesquisa cujo objetivo é mapear/traçar o perfil motivacional dos jogadores brasileiros de MMOs, MOBAs e MMORPGs. O questionário contempla motivações diversas, tais como: escapismo, ação, maestria, comunidade, sociabilidade, competitividade, poder, entre outros. A sua participação é muito importante, pois não há até a presente data informações especificas sobre esse tipo de perfil baseado nas motivações dos jogadores brasileiros.

O tempo médio de preenchimento é de 10 minutos. Espero contar com seu apoio e compreensão.

Link do questionário:

Obrigado antecipadamente por sua atenção e, possível, participação nesta pesquisa.

Cordialmente,

Ricardo Fonseca

francisco.rbfonseca@ufpe.br

Desenvolvimento e Produção de Games: Pacote com 6 Cursos da Escola Brasileira de Games

O pacote Desenvolvimento e Produção de Games traz em seu conteúdo os conhecimentos essenciais para quem quer desenvolver e produzir games, e atuar profissionalmente na área de jogos digitais.

Saiba mais

Escola Brasileira de Games (EBG) é uma plataforma de ensino, treinamento e aperfeiçoamento de conhecimento nas áreas de gestão empresarial da indústria de jogos, aplicativos mobile e negócios digitais.