5 cuidados para manter seu PC seguro e saudável

5 cuidados para manter seu PC seguro e saudável

Muita gente se esquece mesmo de ter os cuidados para manter seu PC seguro e saudável. E isso é a grande causa para muitas pessoas acabarem tendo problemas bem sérios com seus computadores.

Existem diversas medidas diferentes que se pode tomar para efetivamente cuidar do seu PC e garantir que ele tenha muito tempo de vida saudável e com a segurança de saber que não há vírus ou programas maliciosos instalados.

Mas, para isso, é preciso ter alguns cuidados básicos em relação ao trato diário com a máquina, cuidando desde os sites que você costuma visitar diariamente até mesmo cautela em relação aos softwares e hardware.

Quer conferir essas dicas simples para manter seu PC seguro e saudável? Então se liga em todas as informações e cuidados que separamos hoje para você.

Cuidado com sites duvidosos

O primeiro cuidado para manter seu PC seguro é com certeza tomar todo o cuidado possível com sites duvidosos. Isso porque é fundamental que você tenha noção de que sites está navegando, já que alguns podem colocar seu PC como um todo em risco. 

Alguns endereços maliciosos podem sim trazer diversos males para o seu computador. Além de trazer riscos para a sua segurança e causar graves perdas de dados, esses sites podem vir a monitorar seus passos pela rede.

Sendo assim, sempre que for visitar algum site que te pedir dados, certifique-se de que é realmente um endereço confiável, e também veja se está com o “HTTPS” indicado. 

Todo cuidado é pouco com sites de fontes duvidosas e que abrem como pop-ups. Fique atento. 

Faça backup de seus arquivos

Talvez uma das dicas mais importantes de todas seja essa. Fazer um backup constante dos seus arquivos é fundamental para que você evite perder dados importantes, fotos, vídeos e diversas outras informações. 

A maioria das pessoas não tem esse hábito, e talvez você mesmo não tenha, certo? Pois isso precisa mudar.

Use um pen drive, HD externo, ou até mesmo a nuvem para guardar tudo em segurança. 

Nunca se sabe quando algum tipo de problema vai acontecer. Computadores são máquinas que podem falhar e, portanto, ter cópias de segurança de tudo é fundamental. 

E se seu computador teve problemas? Tudo estará perdido? O ideal é que você sempre faça esses backups periódicos. 

Mas caso você passe por algum problema e precise fazer uma recuperação de computador, hoje em dia existem diversos softwares de recuperação de dados. 

Nós comumente utilizamos o Wondershare RecoverIt, que excelente. Na hora da emergência, esse programa já nos salvou de poucas e boas e conseguiu recuperar nosso PC, salvando também diversos arquivos e dados que achamos que estariam pedidos para sempre. 

Mesmo sem ter feito um backup prévio, o software ajuda você a recuperar mais de 1000 tipos de arquivos diferentes, garantindo que você consiga reaver diversos dados que julgou terem ido para o lixo. 

Portanto, o RecoverIt é nossa indicação para esses momentos de tensão, quando achamos que tudo está perdido. 

Mas não esqueça de fazer o backup semanal ou mensal da sua máquina de qualquer forma, para garantir total segurança dos seus dados. 

Evite baixar conteúdos de fontes não confiáveis

Esse é um ponto crucial e que merece toda a atenção. Baixar conteúdos duvidosos, ilegais ou de fontes não confiáveis pode ser extremamente perigoso para o seu PC. 

Tenha em mente que muitos desses sites utilizam o fornecimento de material não permitido para atrair pessoas e assim, ter acesso a informações pessoais ou infectam suas máquinas para os mais diversos fins.

É preciso ter cuidado redobrado na internet. Sempre que desejar baixar qualquer tipo de conteúdo, verifique as fontes e se o endereço é realmente confiável. 

E claro, nada de cair em papos de produtos com 100% de desconto, viu? Muitas vezes, pode ser apenas um engodo para te atrair para uma grande armadilha. Fique atento. 

Mantenha o seu Firewall sempre ativo

Lembre-se de manter seu software operacional sempre atualizado e deixe o firewall ativo. Sempre que algum programa pedir que você desative seu firewall para que possa ser instalado, desista da instalação: há algo suspeito aí. 

O firewall do Windows serve para ajudar a manter o seu computador mais seguro. Ele é uma ferramenta que ajuda a proteger seu PC, trabalhando ativamente no monitoramento da comunicação da máquina com a internet.

Por meio da atuação do firewall, é possível ter mais segurança com o que “entra” em seu computador. Ele é como uma porta, que se fecha quando alguma coisa suspeita ameaça entrar no seu PC.

Combinar o firewall com um bom antivírus pode ser exatamente o que você precisa para garantir muito mais segurança para a sua máquina, evitando dores de cabeça e problemas de segurança.

Em relação a vírus e ameaças, todo cuidado é pouco. Jamais desative seu firewall, mantenha-o atualizado e use um programa antivírus eficiente. 

Não esqueça de limpar o hardware

A última dica serve para todos e é outro ponto que muitas pessoas deixam sempre para depois: a limpeza do hardware do seu PC.

Veja bem, assim como diversos outros tipos de produtos e componentes, o computador precisa sim de limpeza recorrente e pode vir a sofrer com a falta dela. 

Alguns dos riscos que você corre quando não limpa sua máquina adequadamente:

  • Aquecimento exagerado dos componentes;
  • Corrosão;
  • Falha no processamento de dados;
  • Curto-circuito.

Já pensou na quantidade de problemas que você pode evitar por simplesmente limpar o seu computador de forma adequada? Caso você não saiba como fazer, existem bons tutoriais na internet que podem ajudar.

E se mesmo assim não se sentir seguro, pode sempre recorrer a algum técnico de informática em quem tenha confiança, e deixar que ele coloque a mão na massa. 

Como dica final, aproveite para trocar periodicamente a pasta térmica do seu processador. Isso ajuda a abaixar a temperatura do mesmo e contribui para a maior durabilidade do seu PC.

Gostou dos nossos 5 cuidados para manter seu PC seguro e saudável? Conta pra gente como você costuma cuidar do seu computador e quais outras medidas você acha que são importantes para ter uma máquina que dure muito.  


Cursos com desconto: Introdução à Produção e Desenvolvimento de Games

Dicas para aprender sobre: Programação pra Games do Básico ao Avançado 

Em promoção: Jogos 3D – Modelagem, Texturização e Animação 

escola-brasileira-de-games-udeny-gamedev

Nosso objetivo é ensinar, incentivar e aperfeiçoar a capacitação profissional através de metodologia inovadora baseada nas experiências e práticas de gestão reais utilizadas pelas empresas no Brasil e no mundo.

Leia também:  O Incrível Mundo de Ojogos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *