Você realmente dá atenção para a trilha sonora do seu game? 4 Dicas para acertar no áudio do seu jogo

Você realmente dá atenção para a trilha sonora do seu game? 4 Dicas para acertar no áudio do seu jogo

Algo que os gamers sempre valorizam em um game, independente do gênero ou plataforma, é sem sombra de dúvidas as características sonoras, sendo elas músicas, melodias e até pequenos sons ao realizar toques ou ações dentro do jogo.

Assim como nos filmes, o áudio representa uma fatia enorme na experiência de jogo de quem está jogando, justamente porque ele é capaz de transferir emoções, podendo motivar, acalmar, e pode definir também se o jogador ira continuar jogando ou se voltará a reproduzir o seu game novamente.

É bastante correto afirmar que a parte melódica de um game ou simplesmente falando mais ‘’grosso’’ a trilha sonora, é capaz de influenciar vários estados finais do jogo que você está criando, seja ele mobile ou multiplataforma, indie ou de produção financiada e etc…

Para começar a falar mais a fundo, vamos ressaltar que todas as escolhas e ações realizadas pelo(s) produtor(es) do game influenciará o resultado final do produto, desde gênero, compatibilidade, código fonte e inclusive a própria trilha sonora.

Mas em quais estados a trilha sonora do meu game pode influenciar?

  • Pode definir se o jogo será jogado por milhares ou por alguns
  • Pode definir se uma fase será emocionante ou ‘’chata’’ de jogar
  • Pode fazer o seu jogo ser lembrado pelos jogadores ao ouvir tal melodia
  • Pode fazer os jogadores evitarem o game caso a melodia seja irritante.
  • Em caso de alguma escolha infeliz, poderá ter problemas de direitos autorais.

Dica 01# Direitos Autorais.

música para games

Imagine que você estudou bastante os cursos da EBG, decidiu colocar a mão na massa e se esforçou muito para criar um jogo fabuloso, e de repente logo após lançar teve que retirar o jogo das plataformas de download justamente por uma única música ou melodia.

É de desanimar qualquer um, não é?

Portanto jamais use músicas baixadas da internet ou mesmo melodias mixadas que contenham trechos de outras, problemas com direitos autorais não pegam apenas produtores de conteúdo do youtube, mas também criadores de games que usam elementos pertencentes a terceiros.

 

Dica 02# Contrate um Sound Designer

sound designer

Um pouco de investimento sempre é necessário para que recursos de qualidade sejam inseridos nos games. É claro que é sempre legal tentar minimizar os gastos de produção, mas como disse acima sobre a importância de compor uma boa trilha sonora, é natural que o produtor considere contratar um designer de áudio.

O que faz um designer de áudio?

O sound designer é o cara que irá deixar uma fase mais dinâmica ou pelo menos o jogo inteiro, harmonizando o som de forma geral com os efeitos especiais e as cenas exibidas dentro do game, como por exemplo os sons de um soco reproduzidos em um jogo de luta.

Ele também pode criar melodias próprias para o game, evitando que você compre-as pela internet esse depare usando o mesmo áudio que é reproduzido em outro game, o que você quer é que o seu jogo seja exclusivo, correto?

 

Dica 03# Produza suas próprias melodias.

produzir audio para games

Aqui entramos de cara na questão de exclusividade, e é justamente o que queremos.

Já é meio caminho andado para o sucesso, quando criamos algo de qualidade e que seja exclusivo. Não estou falando que apenas as músicas e sons reproduzidos no game será exclusivo, mas sim o jogo em si, que você deve focar em todos os aspectos para garantir o sucesso do mesmo.

Existem  lojas online que vendem melodias, tais como a Envato: AudioJungle, que você pode escolher a dedo a música que quer reproduzir em seu jogo, com a vantagem do preço e a facilidade de obter uma melodia livre de direitos autorais. Porém a desvantagem é que talvez seja difícil encontrar o áudio ideal e você nunca saberá se este mesmo áudio está sendo usado no game de outras pessoas, pode parecer coincidência exagerada, mas pode acontecer.

Entramos de novo na dica anterior, pois além de você (apesar de ser mais trabalhoso), o Sound designer irá criar melodias exclusivas de acordo com o que você planeja para o game criado.

 

Dica 04# Faça testes com as músicas

testes em games

Sempre tenha a sua disposição uma variedades de áudios. Procure sempre fazer testes e mais testes para evitar a má inserção de uma melodia dentro do game, para evitar eventuais repulsa do jogadores.

Afinal o que devo analisar?

  • Procure analisar se a melodia não irá cansar ou enjoar o jogador a longo prazo.
  • Procure analisar se o áudio dos toques e cliques está totalmente sintonizado.
  • Procure certificar se aquela determinada música se encaixa perfeitamente na ocasião do game.
  • Certifique-se que as melodias estão agradando outras pessoas além de você.
  • Certifique-se de não exagerar ou deixar seu jogo carente de músicas e e efeitos sonoros.

Certificando alguns destes pontos citados, é maior a chance de se obter um bom resultado final do game.


Cursos com desconto e sugestões para aprender mais sobre:  Trilha sonora e produção musical para Games

Saiba Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *