Uso e Desenvolvimento de Jogos Educativos

Quer conhecer a área de jogos educativos? Se você é game designer, desenvolvedor de jogos educacionais ou professor que deseja criar seus projetos de jogos ou usá-los apenas com intuito educacional, este curso é voltado para você.

VALOR:
Confira abaixo

Categorias

Cursos Avançados

Uso e Desenvolvimento de Jogos Educativos

Todos os jogos são educativos. O fato é que alguns foram criados para este propósito desde o início (didáticos); outros não (entretenimento). Todavia o potencial de uso deles a favor da educação é muito poderoso. Ele é mais um recurso didático possível para a sua aula, treinamento ou curso em qualquer modalidade de ensino-aprendizagem.

Como utilizá-los nesse contexto? Quais as preocupações em desenvolver esses jogos? Que problemas os jogos educativos enfrentam no seu desenvolvimento e uso nesses ambientes de aprendizagem? São questões norteadoras que serão trabalhadas no curso.

O curso te ajudará a entender o setor de jogos educativos, suas variantes, diferenças de outros, desafios a serem enfrentados, usuários desses jogos e quais as preocupações de uso e desenvolvimento que podem ajudar a ter um jogo educativo e divertido.

Conteúdo do Curso

  • Seção 1 – Introdução do Curso
  • Seção 2 – Conceitos e História dos Jogos Educativos: conceito jogo educativo, histórico, brincadeira, gamification, jogos sérios, aprendizagem e diversão, princípios de aprendizagem.
  • Seção 3 – Uso de Jogos Educativos: ato de jogar, por que usar jogos educativos, diferenças de ensino, treinamento e aprendizagem, usando jogos educativos, mercado de jogo educativos, desafios no uso de jogos educativos.
  • Seção 4 – Perfis dos Alunos e Jogadores: Gerações: Baby Boomers, X, Y, Z, Nativos e Imigrantes Digitais, Perfis de Aprendizagem de Kolb, Estilos de Aprendizagem: Questionário VARK, Teoria das Inteligências Múltiplas, Perfis de Jogadores e Outros
  • Seção 5 – Desenvolvimento de Jogos Didáticos: Problemas dos Jogos Educativos, Metodologias de Desenvolvimento de Jogos Didáticos, Processo de Design de Jogos Didáticos (Ideia, High Concept, Ciclo Interativo, Game Design Document, Prototipagem, Testes e Implantação)
  • Seção 6 – Análise de Jogos Educativos perante Uso e Desenvolvimento
  • Seção 7 – Recursos Disponíveis para Produção de Jogos Didáticos, seja analógicos ou digitais
  • Seção 8 – Conclusão sobre Metodologia ou Jogos, Jogos não são a Fórmula Mágica de Todos os Problemas, Jogos como Estratégia de Ensino-Aprendizagem em Sala de Aula, Gamification na Educação
  • Acompanha Atividade Final: Criando um Conceito de Jogo Didático
  • Acompanha Layouts de Conceito, Projeto e Análise de Jogos Educativos para Usar nos seus Projetos

Público-Alvo e Requisitos

Destina-se a game designers, desenvolvedores de jogos educacionais, professores que deseja criar seus projetos de jogos ou usá-los apenas com intuito educacional e interessados pela área de jogos e educação.

Nosso objetivo é ensinar, incentivar e aperfeiçoar a capacitação profissional através de metodologia inovadora baseada nas experiências e práticas de gestão reais utilizadas pelas empresas no Brasil e no mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ganhe um curso grátis agora mesmo! Cadastre-se, e depois confira o seu email:

Esta informação não será repassada a terceiros