
5 Android App Stores alternativas para desenvolvedores que querem evitar a concorrência do Google Play
Conheça 5 lojas de aplicativos bem populares e que podem servir de alternativa a desenvolvedores
A acirrada concorrência no Google Play leva desenvolvedores Android cada vez mais a fazer tudo o que for possível para expor os seus aplicativos ao maior número de pessoas para obter a visibilidade e lucro necessários para sobreviver. Mas saiba que mesmo sendo a loja de apps mais popular entre os desenvolvedores Android, a loja do Google não é o único local onde desenvolvedores podem publicar e rentabilizar os seus aplicativos.
Antes de mais nada é necessário esclarecer: Existem vantagens e desvantagens para publicações em lojas de aplicativos Android como: padrões menos rigorosos quanto a segurança, violação de direitos autorais e controle de qualidade.
Por outro lado lojas alternativas podem levar os apps publicados a usuários que de outra forma nunca tomariam conhecimento de sua existência, a competição nesses ambientes é muito menor, e existe o fato de que em mercados emergentes, os usuários não usam o Google Play tão frequentemente.
Essas são 5 lojas de aplicativos bem populares e que podem servir de alternativa a desenvolvedores:
Baidu App Store
Mais popular que o Google Play Store na China e parte de uma das maiores empresas de internet da Ásia, a Baidu App Store permite que os desenvolvedores publiquem aplicativos na app web Baidu, dando aos usuários a opção de baixar diretamente o arquivo APK. A loja é integrada ao site de busca Baidu, o que facilita a descoberta de novos apps por parte do público geral.
Yandex
A Yandex store é gerenciada pela versão russa do Google: uma grande empresa com os recursos suficientes para criar e manter uma loja de apps funcionando. Diferentemente do Baidu, a loja de aplicativos Yandex também está disponível via .apk em países ao redor do mundo.
Slide ME
Uma Third Party Android App Store disponível a nível mundial e com uma grande base de usuários. Assim como o Google Play, a busca de apps está organizada por categorias em um mecanismo de pesquisa no interior da loja. O Slide ME submete seus aplicativos a um processo de controle de qualidade, barrando malwares e pirataria, o que atrai o cada vez mais desenvolvedores e usuários.
GetJar

Com 50 milhões de usuários, GetJar é uma das mais populares lojas alternativas. Um minucioso procedimento de revisão garante a qualidade dos aplicativos, organizado em categorias e sub-categorias que facilitam o processo de busca. Os usuários podem se conectar via Facebook, ja´que os aplicativos são revisadas com base em “likes” e comentários. O GetJar também oferece uma série de promoções para desenvolvedores o que gera bastante tráfego para a loja.
Amazon App Store
A gigante da internet tem a sua App Store disponível para usuários registrados em sua base, que possuem smartphones, tablets e/ou são possuem o leitor de livros Kindle. A Amazon App Store tem um rígido controle de qualidade, toda a interface é pensada para facilitar a usabilidade, e para promover os produtos de seus desenvolvedores afiliados, oferece frequentemente o “app do dia”. É possível também experimentar qualquer app antes de baixá-los, o que reduz o número de prováveis downloads, mas aumenta a satisfação, fidelidade e número de usuários frequentes.
Tentar publicar o seu aplicativo em uma ou duas lojas pode ser um teste interessante para avaliar a proposta de cada uma delas, sem arriscar resultados indesejados logo de cara. Ao alternar entre as opções descritas, é possível testar outras estratégias de publicação e promoção, ao passo que expande o seu público em diferentes mercados.
Pacotes de Cursos da Escola Brasileira de Games
Agrupamos as principais especialidades para que você escolha o seu caminho profissional na área de Jogos Digitais
A Escola Brasileira de Games (EBG) é uma plataforma de ensino, treinamento e aperfeiçoamento de conhecimento nas áreas de gestão empresarial da indústria de jogos, aplicativos mobile e negócios digitais.

Nosso objetivo é ensinar, incentivar e aperfeiçoar a capacitação profissional através de metodologia inovadora baseada nas experiências e práticas de gestão reais utilizadas pelas empresas no Brasil e no mundo.
Pingback: Como lançar um aplicativo | Blog Escola Brasileira de Games
Pingback: Retenção de usuários | Blog Escola Brasileira de Games
Pingback: Blog Escola Brasileira de Games
Pingback: 10 regras para o sucesso no mercado de games - Escola Brasileira de Games
Pingback: 10 regras para o sucesso no mercado de games | Escola Brasileira de Games
Pingback: Estratégias de marketing mobile para o lançamento de aplicativos | Escola Brasileira de Games