O poder dos jogos com o engajamento na aprendizagem
O termo gamificação tem sido amplamente utilizado, já que está um tanto na moda devido aos resultados positivos que vem trazendo quando se trata de engajamento. Mas o que exatamente é gamificação? E o que não é?
Gamificação tem tudo a ver com engajamento, termo utilizado em games para a capacidade de atrair e manter a atenção dos jogadores. Porém, isso pode ser estendido a outas áreas, como programas de treinamento, salas de aula, cursos, treinamentos, empresas e praticamente tudo em que haja informações a serem passadas e que devem ser compreendidas e apreendidas. E é aí que entra a gamificação, quando se utilizam recursos dos jogos no ensino ou treinamento, tornando tudo mais lúdico, divertido e motivador.
Para manter as pessoas engajadas, existem alguns pontos-chave:
- Faça pensar: as pessoas atingem seu estado maior de foco quando estão tentando resolver algum problema;
- Mostre, não diga: (“Show, don’t tell”): quando se entrega tudo de bandeja, a pessoa tende a desvalorizar, já que não descobriu nada por conta própria;
- Estimule a curiosidade: ofereça algo para as pessoas procurarem e se manterem ocupadas, entretidas;
- Promova a interação: aquilo que se conversa com outra pessoa é mais fácil de ser lembrado do que algo que recebe de uma mídia;
- Ofereça recompensas: recompensas devem ser utilizadas para estimular habilidades, assim como também podem criar hábitos;
- Conte uma história: nós buscamos histórias em tudo que fazemos e estamos acostumados a aprender por meio delas.
Diferentemente de outras mídias, os jogos possuem um ponto positivo na busca pelo engajamento: a interação. Ela é importantíssima para proporcionar imersão e reter o jogador para a experiência proporcionada pelo jogo. No caso da gamificação, trata-se de manter o usuário interessado no assunto que se está ensinando, o que, obviamente, aumenta significativamente as chances de aprendizado efetivo. É muito mais fácil aprender quando se tem interesse pelo assunto ensinado. E quando o assunto não é dos mais interessantes ou é maçante, a gamificação utiliza técnicas para torná-lo mais interessante.
Referência: Gamification, Rewards & Learning, Richard Atlas. Gamasutra, 8 de abril de 2015.
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