5 dicas para entender o comportamento do jogador
Entender o comportamento dos jogadores é a chave para desenvolver uma experiência agradável e atender às suas expectativas
Antes de inciar qualquer projeto baseado em jogos é imprescindível entender como o seu público-alvo ou jogador ideal pensa, age e se comporta nos meios digitais e também na vida real.
Com essas informações em mão podemos compreender melhor:
- Quais barreiras os jogadores enfrentam antes mesmo de comprar o seu jogo?
- Você está atendendo às expectativas reais do seu público?
- Como o seu jogo influenciará o comportamento dos jogadores após o lançamento?
- Quais aspectos técnicos são relevantes e quais podem ser descartados logo no planejamento?
- Porque o seu jogo não vende tanto quanto o esperado?
- Porque tantos jogadores reclamam de uma feature ”essencial” para o bom funcionamento do jogo?
Confira 5 maneiras recomendadas pelo pessoal do Testa Isso , sobre como eles utilizam testes de usabilidade para entender e conhecer seus usuários. Fazendo uma correlação dos exemplos deles para sites e apps é possível obter alguns insights para melhorar a experiência dos jogadores com o seu futuro o atual jogo:
1. Descubra se há divergências no entendimento da sua solução entre participantes com perfis diferentes.
Será que os usuários da classe C utilizam seu produto do mesmo jeito que a classe A? Será que essas diferenças são tão grandes a ponto de causar um impacto negativo em suas conversões? Entenda essas diferenças e ajuste seus produtos de acordo com a necessidade de cada perfil. Elabore um teste de usabilidade remoto e colete feedback do seu blog, página de produtos, fluxo de compras e teste seu app.
2. Descubra o que seus compradores querem ver
Há ferramentas que dizem onde seus usuários estão abandonando seu site, mas elas não explicam porque. Somente quando observamos nossos usuários, é que podemos descobrir porque abandonam a página, não compram seu produto e deixam avaliações negativas em app stores e mídias sociais. Elabore um teste de usabilidade e avalie sua página de produto para identificar erros como, por exemplo, a descrição incompleta de uma camiseta.
3. Descubra como seus usuários chegam até você e que fontes usam
Temos que entender o raciocínio por trás das razões que fazem com que seus usuários cheguem até você, seus motivos, fontes utilizadas e o que é importante para eles. Saber como eles adquirem informação, pesquisam por produtos e tomam decisões é o caminho para ver suas vendas crescerem. Elabore um teste de usabilidade e deixe o participante a vontade para encontrar e adquirir seu produto na web.
4. Descubra como seu sistema se compara com a concorrência
Você sabe porque os usuários escolhem o produto da loja A ao invés da sua loja? Desenvolva soluções baseadas nessas experiências para que mudem de ideia e comprem com você. Escute e observe principalmente as pessoas que não se identificaram com seu produto mas compraram o da concorrência. Elabore um teste de usabilidade de concorrência pedindo para que os participantes visitem seus concorrentes e entenda como eles tomam decisões.
5. Entenda quem está abandonando seu site e porque
As vezes o usuário abandona um site por razões inexplicáveis mas é através de um teste de usabilidade que você consegue identificar essas razões. Por exemplo, no vídeo acima o usuário está efetuando uma compra mas o botão para concluir a compra misteriosamente desaparece. Você pode achar que foi uma desistência natural quando na verdade há uma falha técnica por trás desse abandono. Elabore um teste de usabilidade e teste todo o caminho do usuário até a conclusão da compra ou assinatura do seu produto.
Conclusão
Essas são utilizadas para coletar insights sobre produtos, usuários, perspectivas e habilidades das pessoas que realmente impactam negócios, seja no mundo físico ou digital. É através dessas técnicas que equipes de marketing e produtos descobrem e até prevêem problemas, e gerar soluções que podem melhorar produtos, marcas e serviços.
Texto original: https://www.testaisso.com.br/blogs/5-maneiras-para-entender-o-comportamento-do-usuario-e-converter-mais
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