Confira as 4 tecnologias que vão marcar a 9ª geração de consoles

O que está por vir na 9ª geração de consoles?

A nova geração de consoles já bate à porta dos fãs de video game pelo mundo todo. Desde que o Playstation 5 e Xbox Series X foram anunciados, a expectativa só aumenta para o lançamento oficial dos novos aparelhos da Sony e Microsoft.

Trata-se da 9ª geração de consoles. Uma história que começou em saudosos videogames como o Pong, Atari e Magnavox Odyssey na década de 70, passou por alguns clássicos como Super Nintendo, Mega Drive e Playstation e evoluiu até os mais modernos já lançados: Playstation 4, Xbox One e Nintendo Switch.

Com a virada de geração vêm algumas inovações bastante esperadas pelos jogadores e entusiastas de vídeo game, o que fará com o que os consoles batam cada vez mais de frente com os poderosos PCs.

Gráficos

A maior expectativa sempre fica por conta das melhorias nos gráficos. Isso porque sempre há um grande salto de uma geração para outra (basta comparar a capacidade gráfica de um jogo de Playstation 1 com Playstation 2, por exemplo). Embora as possíveis mudanças sejam sutis, já que o realismo dos games da 8ª geração é muito grande, os jogadores podem esperar algumas inovações.

No Xbox Series X, a unidade de processamento gráfico (GPU) terá o dobro de teraflops (12) em comparação ao Xbox One X, o que é a principal diferença entre os dois consoles. Isso deve proporcionar ainda mais realismo aos jogos, embora os processadores sejam basicamente os mesmos.

Já o Playstation 5 chega com um processador mais potente que sua versão anterior e melhorias consideráveis na GPU. A Sony deu uma mostra do que serão os gráficos com a demonstração da Unreal Engine 5, novo motor de jogos da Epic Games.

Além disso, os dois consoles chegarão com suporte para a tecnologia Ray Tracing, recurso que otimiza os efeitos de sombra e luz nos jogos (já amplamente presente em jogos de PC). Isso tudo somado à expectativa de ter jogos em resolução 8k muito em breve fazem dos novos consoles dois “monstros” no que diz respeito à parte gráfica.

Velocidade e armazenamento

escola-brasileira-de-games-xboxseriesx-ssd-9ª geração

SSD estará presente tanto no Xbox Series X quanto no Playstation 5

Esqueça aquela tradicional demora no “loading” dos jogos que é bastante comum em praticamente todos os consoles: a tendência é que o tempo de espera para carregamento seja reduzido a quase zero na próxima geração.

Isso se deve à chega das unidades de armazenamento SSD, já amplamente presente em computadores, que têm uma velocidade de leitura muito maior que os HDs comuns. O Xbox Series X deve chegar com 1 TB SSD, contra 825 GB SSD do Playstation 5.

Porém, a expectativa é de que o console da Sony tenha uma unidade mais veloz que a do concorrente direto, com uma velocidade de troca de dados que pode chegar a até 9 GB/s em dados comprimidos.

Esports

O mercado de eSports está crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo e movimentando outros setores paralelos, como streaming, transmissão em TV, publicidade, mercado de apostas virtuais, eventos, entre outros. A tendência é que a 9ª geração de consoles invista ainda mais no suporte a jogos competitivos como Fortnite, Rainbow Six e Overwatch.

Embora o PC ainda seja o carro chefe dos principais campeonatos do planeta, vale a pena esperar e conferir se os novos consoles poderão ser mais competitivos nesse mercado que deve crescer 5% até 2022.

Novos Games

escola-brasileira-de-games-assasins-creed-valhalla-9ª geração

Assassin’s Creed Valhalla é um dos destaques da nova geração

Por fim, a cereja do bolo: os novos jogos da 9ª geração. A Microsoft já revelou alguns games que estarão presentes no Xbox Series X, como o esperado Assassin’s Creed Valhalla e algumas novidades como Second Extinction, Bright Memory Infinite, The Ascent, entre outros.

A Sony não ficou pra trás e também já anunciou alguns títulos que estarão presentes no Playstation 5: Rainbow Six Quarantine, Godfall, Battlefield 6, The Lord of the Rings: Gollum e Outriders são alguns dos exemplos, além do novo Assassin’s Creed que também chegará para os “sonystas”.

Isso é apenas o começo. A expectativa é de que os próximos meses sejam de anúncios de sequências de franquias consagradas para a nova geração, tais como Call of Duty, Halo, God of War, Gears of War, The Elder Scrolls, Red Dead Redemption, GTA, entre outros.

Cursos com desconto sobre: Criação de Jogos 2D em Unity

Sugestões para aprender mais sobre: Desenvolvimento de Apps e Jogos para Celular

escola-brasileira-de-games-udeny-gamedev