Pesquisa Geek Power: hábitos e comportamentos do consumidor de cultura pop no Brasil

Pesquisa Geek Power: hábitos e comportamentos do consumidor de cultura pop no Brasil

Levantamento feito pelo Omelete Group e Ibope CONECTA revela o perfil do público de entretenimento e cultura pop no Brasil. Essa é a quinta edição da Pesquisa Geek Power, que contou com mais de 9 mil participações

Mercado de nicho: assim eram chamados os negócios voltados ao público de cultura pop e entretenimento no Brasil até bem pouco tempo. Mas cada vez menos esse termo vem sendo utilizado para definir esse consumidor que também é chamado de geek, ou, em alguns casos, nerd. Eles têm ganhado mais espaço a cada dia e a procura por conteúdo de cultura pop nunca foi tão grande.

O Omelete Group e o Ibope CONECTA se juntaram por mais um ano para realizar a quinta edição da Geek Power, pesquisa que mapeia os hábitos e o perfil desse consumidor. Confira:

A maior parte do fã de entretenimento tem de 22 a 39 anos (66%), mora no Sudeste (60%), tem ensino superior completo, pós-graduação, mestrado ou doutorado (52%) e tem renda familiar entre 2 e 15 salários mínimos (26%). A maioria é homem (83%), com um pequeno avanço das mulheres em relação a 2016, quando eram 15%, contra as 17% de agora.

Multitela

A pesquisa revelou que esse público é cada vez mais multitela, ou seja, usa mais de um dispositivo ao mesmo tempo para consumir conteúdos. Enquanto assistem à TV, 71% também usam o celular para jogar ou trocar mensagens. Na TV, o conteúdo mais consumido são os filmes (61%). No celular, a preferência ficou com a música (63%) e no desktop ou notebook, os geeks preferem ler notícias (45%).

Ainda sobre consumo de TV, o canal aberto mais assistido pelos entrevistados é a Globo com 12% de predileção seguida por SBT, 9%, e Band, 5%.

Dos programas mais assistidos, o MasterChef, da Band, aparece na liderança pelo segundo ano consecutivo com 28% da predileção. Na segunda colocação ficou futebol (18%), seguido pela série Todo Mundo Odeia o Chris, que teve 15% dos votos. Eles são seguidos por Oscar, 13%; Globo Esporte, 10%, Altas Horas, 9%; Tá No Ar, 8%; Fantástico, 7% e Tela Quente, 4%.

A NET lidera entre as operadoras de TV com 31% dos votos, seguida por Sky, 16%; Vivo, 10%. 32% não têm nenhum serviço pago de TV. Houve um aumento de 2% em relação ao ano passado das pessoas que declararam não ter assinatura de nenhuma operadora.

Na TV fechada, o pódio de canais prediletos ficou com HBO (63%), Warner (55%) e Telecine (47%).

Marvel x DC

Entrando no mundo dos quadrinhos e cinema, a DC Comics leva a melhor com o super-herói preferido. Batman aparece no lugar mais alto do pódio desde a primeira edição da pesquisa, em 2013. Em 2017, ele foi escolhido por 29% do público. O universo Marvel faturou o segundo e terceiro lugares com o Homem-Aranha (12%) e Ms. Marvel (8%).

Homem de Ferro (Marvel) aparece apenas na quarta colocação com 6%, diferente do seu intérprete, Robert Downey Jr, que também tem a preferência do público como ator predileto desde o primeiro levantamento do Omelete. Em 2017, ele foi votado de 9% do público.

Entre os leitores de quadrinhos, as séries do Batman (DC Comics) aparecem em primeiro lugar com 24% dos votos. Os Vingadores (Marvel) ficou em segundo lugar, com 8% da preferência.

Quando perguntados sobre as franquias preferidas no cinema, a Marvel aparece em segundo lugar (18%), perdendo apenas para Star Wars (21%). DC é citada na lista com Batman em quinto lugar (6%).

Sobre os filmes mais esperados em 2018, a Marvel sai em disparada nos três primeiros lugares: 72% querem ver Vingadores: Guerra Infinita, 30% esperam por Deadpool 2, enquanto 26% aguardam por Pantera Negra. A DC Comics, que em 2018 só vai lançar o filme do Aquaman, teve votos de 23% do público.

Preferências no telão

No posto de melhor atriz de cinema, uma mudança após três anos. Com o sucesso de A Bela e a Fera, Emma Watson (mais conhecida como a Hermione de Harry Portter) tomou o posto Scarlett Johansson (a Viúva Negra) na primeira colocação. Watson recebeu 13% dos votos, contra 9% de Johansson, empatada com Jodie Foster. A atriz com mais indicações ao Oscar de todos os tempos, Meryl Streep, aparece com 8% dos votos.

Leonardo DiCaprio (7%) e Tom Hanks (5%) aparecem em segundo e terceiro lugares como atores preferidos, atrás de Downey Jr.

A tela dos cinemas ainda é a forma preferida para assistir a filmes com 69% dos votos. A segunda são os serviços de streamings de vídeo (13%), mais do que a TV, citada por apenas 3% do público. Houve uma pequena queda no número de pessoas que declaram fazer downloads ilegais de filmes, de 11% em 2016 para 8% em 2017. 75% do público preferem assistir a filmes com legenda.

Séries

Entre as séries mais aguardadas em 2018, Game of Thrones lidera com 59% dos votos. Num empate técnico, Stranger Things aparece com a mesma porcentagem, mas com 19 votos a menos no total. Em terceiro lugar, mais uma produção da Netflix: Demolidor ficou com 34% da preferência.

Os dispositivos preferidos para assistir a séries são SmarTV e Desktop, ambos com 55%. O smartphone ou outro mobile aparecem com 30% da predileção.

Streamings e distribuidoras de conteúdo

Quando perguntados sobre qual distribuidora de conteúdo o público mais admira, The Walt Disney foi citada por 79%, apenas um ponto percentual à frente da Netflix (78%), em mais um empate técnico. A HBO completa o pódio com 44%.

Netflix aparece também na lista de streaming de vídeo. O serviço conquistou a primeira colocação com 91%, ultrapassando o Youtube, que foi votado por 80% do público. Em 2016, as posições eram invertidas – Youtube com 94% e Netflix com 88%. O terceiro serviço de streaming favorito é a HBO Go, com 13%. Em 2016, 4% disseram não usar nenhum serviço de streaming. Nesta edição da pesquisa, o número caiu para 3%.

Sobre streamings de música, o Youtube perdeu a liderança pela primeira vez para o Spotify. Eles aparecem com 29% e 49%, respectivamente. 3% dos votos foram para o Deezer e 10% disseram não usar nenhum serviço online para ouvir músicas.

Marcas do coração

A pesquisa também perguntou ao público quais são as marcas mais admiradas em vários setores.

Em eletroeletrônicos, a preferida é a Samsung (58%), seguida por Sony e Apple, ambas com 52% das citações. Chevrolet (18%), Fiat (15%) e Volkswagen (15%) são as montadoras de carro mais votadas. As operadoras de celular preferidas são Vivo (35%), TIM (30%) e Claro (21%)

Games

Os gamers também foram mapeados pelo levantamento. 78% dos entrevistados jogam algum tipo de game, sendo o PlayStation 4 o console mais usado por 33%. Sua versão anterior, o PlayStation 3, ficou com o segundo lugar (27%) e o concorrente Xbox 360 logo abaixo (26%). God of War (54%) é o game que as pessoas mais querem jogar no console em 2018, seguido de Spider-Man (39%) e Red Dead Redemption 2 (38%). Nos jogos de PC, o mais esperado é Star Wars, da Visceral Games (41%), seguidos por Far Cry 5 (38%) e Dragon Ball Fighter Z (31%).

Os games favoritos em smartphones foram Pokemon Go (42%), Clash Royale (26%) e Angry Birds 2 (19%).

A pesquisa Geek Power foi feita pelo Ibope CONECTA e as coletas foram realizadas no site do Omelete de 8 a 17 de novembro de 2017 em um montante de 9.471 entrevistas.


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