SoilsPlay aproxima agronegócio da indústria dos jogos digitais
Projeto inovador agrega duas das maiores cadeias de valor do mundo dos negócios: o agronegócio e a indústria de jogos digitais
A última década marcou a consolidação em escala global da importância dos três pilares que definem o desenvolvimento sustentável, com transformações nos aspectos sociais, econômicos e ambientais. No Brasil, os avanços do setor agropecuário com ênfase na sustentabilidade tornaram-se realidade por meio de conhecimento, inovação e tecnologia, que aumentam a rentabilidade do setor e minimizam os impactos ambientais.
“Por outro lado, o Brasil tem abundância de mentes criativas e competentes que circundam e integram os ecossistemas de inovação, o mercado de games, a indústria criativa e as instituições de ensino e pesquisa, mentes ávidas em buscar oportunidades e soluções para questões relevantes. O SoilsPlay nasce com o intuito de aproximar o agro sustentável dessas mentes, para inseri-lo de vez nesses ambientes inovadores”, explica Gizelle Cristina Bebendo, analista da Embrapa.
Para os organizadores, a indústria de jogos digitais e o emprego da gamificação, que têm exibido crescimento contínuo, apresentam-se como potenciais e inestimáveis aliados do agronegócio. “O SoilsPlay é mais do que um evento ou edital, é um movimento para aproximar os games e o agro de forma efetiva”, reforça Gizelle.
O agro entrou no jogo
Para Petula Ponciano, chefe-geral da Embrapa Solos, o SoilsPlay é uma ação que envolve uma nova forma de comunicação do conhecimento que é gerado pelo centro de pesquisa, com base na sustentabilidade de dois recursos essenciais para o planeta: solo e água. “O evento e seus desdobramentos trarão também a perspectiva de trabalharmos novos cenários e desafios para setor agro. Ao mesmo tempo, irão colaborar para popularizar a sustentabilidade da produção agropecuária brasileira e promover o engajamento das pessoas por meio de uma ferramenta dinâmica e moderna, que são os jogos e a gamificação.”
Fabricius Garcia Neto, especialista em captação de recurso da Firjan, ressalta que iniciativas como a do SoilsPlay, idealizada pela Embrapa Solos, são de extrema relevância para o setor agrícola, umas das atividades mais importantes da economia brasileira. “A gamificação do aprendizado de aspecto técnico, administrativo e operacional de uma fazenda, com um roteiro de atividades a partir da experiência real, é uma ferramenta moderna de disseminação do conhecimento que vai apoiar produtores em todo País”.
“Os jogos digitais, além de entreter, são ferramentas importantes de educação e sensibilização para gerações que cresceram jogando videogames e jogos em celular. Esta parceria com a Embrapa e a Firjan SENAI neste desafio é um passo enorme para chamar a atenção em temas cruciais sobre sustentabilidade, ciência e melhores e modernas práticas no agronegócio”, reforça Rodrigo Terra, presidente da Abragames.
>> http://www.soilsplay.com.br/
>> https://www.facebook.com/soilsplay
>> https://www.instagram.com/soilsplay
>> https://twitter.com/PlaySoils
Contatos para a imprensa
fernando.gregio@embrapa.br
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/
Outras notícias sobre Agro & Games:
http://escolabrasileiradegames.com.br/blog/agrogame-utiliza-tecnicas-de-gamificacao-e-rpg-para-facilitar-aprendizado-em-treinamentos
Cursos com desconto: Introdução à Produção e Desenvolvimento de Games
Dicas para aprender sobre: Programação pra Games do Básico ao Avançado
Em promoção: Jogos 3D – Modelagem, Texturização e Animação
Nosso objetivo é ensinar, incentivar e aperfeiçoar a capacitação profissional através de metodologia inovadora baseada nas experiências e práticas de gestão reais utilizadas pelas empresas no Brasil e no mundo.