O crescimento do acesso mobile no Brasil em números e tipo de público

Em termos gerais, cresceu a frequência de uso da Internet mobile no Brasil por crianças e adolescentes

Aproximadamente 80% do público jovem (de 9 a 17 anos) do Brasil que acessa a Internet o faz por meio do celular. Importante notar que 31% acessam exclusivamente com esse tipo de dispositivo, proporção que sobe para 55% no recorte das classes D e E. Os computadores (desktop, laptops e tabets) foram a escolha de apenas 64% das crianças e adolescentes (contra 81% em 2014) e perderam popularidade para o acesso mobile no Brasil. Os dados são da pesquisa TIC Kids Online Brasil 2015, divulgada pelo Comitê Gestor da Internet (CGI.br) na qual foram ouvidas 6.163 pessoas (metade com crianças e adolescentes, metade com pais ou responsáveis) entre novembro de 2015 e junho de 2016.

No tipo de rede usada, 71% acessam a Internet utilizando o celular por meio de Wi-Fi, e 46% usam somente redes móveis. A proporção muda de acordo com a acessibilidade de infraestrutura na região: enquanto no Sudeste fica em 75% e 47%, respectivamente, no Norte fica em 67% e 61%. Vale ressaltar, contudo, que o Nordeste é onde há maior proporção de acesso via Wi-Fi: 77% (e 44% por redes 3G e 4G). O acesso pela rede móvel também é maior nas classes D e E, com 50% (e 66% via Wi-Fi).

E se por um lado a quantidade de acessos é equivalente entre meninos e meninas, a finalidade não é equilibrada. Os meninos usam mais a rede para jogar online (57%, contra 17% das meninas). Por outro lado, elas usam mais (84%, contra 73% dos meninos) para pesquisas de trabalhos escolares.

Fonte: http://www.mobiletime.com.br

Aprenda a criar conteúdos realmente interessantes para engajar e conquistar diferentes tipos de jogadores no curso Entendendo o Produto e o Consumidor de Games

Saiba mais

Escola Brasileira de Games (EBG) é uma plataforma de ensino, treinamento e aperfeiçoamento de conhecimento nas áreas de gestão empresarial da indústria de jogos, aplicativos mobile e negócios digitais.