Pesquisa Game Brasil: Plataforma Console
A Plataforma Console tem um longo ciclo de vida no Brasil, com videogames clássicos e retrô fazendo parte da escolha popular.
Entre os jogadores que possuem consoles como principal plataforma, as gerações mais atuais de ainda aparecem com números pequenos: o Playstation 4 em 22,2% dos lares, seguido por Xbox One (14,6%), Xbox One X (4,8%) e Playstation 4 Pro em 4,3%. Os modelos da Nintendo apresentam uma penetração baixa comparados aos outros, o Wii com 5,9%, Wii U (2,4%) e o Nintendo Switch (1,9%).
O videogame mais presente entre os jogadores é o Xbox 360, com 32% , seguido pelo PlayStation 3, com 25,6%. O Playstation 2 ainda é bastante presente na casa dos entrevistados, com 23,4% das respostas.
A plataforma console em geral tem longos ciclos de vida no Brasil. Modelos antigos ainda estão presentes no topo da lista enquanto os modelos novos conquistam espaço aos poucos ao longo dos anos. Os chamados modelos clássicos, que atualmente já não são mais fabricados, são mencionados por 8,1% dos jogadores.
O PlayStation 4 aparece em primeiro lugar como o console que oferece a melhor experiência para jogar, com 28,7% das respostas. Videogames clássicos/retrô ficaram em 7º lugar na votação (2,3%), à frente dos aparelhos Nintendo Switch (1,6%), Wii U (1,6%) e Wii (1,3%). Esse resultado pode ser o reflexo do desejo do consumidor pelo produto, seu conhecimento desse mesmo produto (suas capacidades, possibilidades) e o quanto ele é acessível, tanto em preço quanto em disponibilidade.
Em 2017, 17,3% dos jogadores compravam seus consoles via mercado cinza. Essa hábito mudou , diminuindo para 3,1% em 2018. O meio mais utilizado para comprar videogames foram grandes lojas físicas com 45,4% e compras online em grandes lojas, com 27,1%. Entre os que procuraram aparelhos usados temos 11,1%, o que revela parte do ciclo de vida longo os modelos mais antigos.
Ao perguntar quanto tempo os jogadores da plataforma console jogam, 17,9% afirmaram que jogam todos diariamente, 27% que jogam entre 3 a 6 dias da semana, 32,3% que jogam pelo menos 1 vez na semana e 17,9% que jogam menos de 1 vez por semana. Os homens costumam jogar mais constantemente e as mulheres mais ocasionalmente: enquanto 20,4% dos homens disseram jogar todos os dias e 31% deles disseram jogar entre 3 a 6 dias por semana, 15,1% das mulheres disseram jogar todos os dias e 22,4% delas disseram jogar 3 a 6 dias por semana.
No próximo post: Plataforma PC (em breve)
Confira aqui, outras pesquisas publicadas
Fonte: www.pesquisagamebrasil.com.br
Nosso objetivo é ensinar, incentivar e aperfeiçoar a capacitação profissional através de metodologia inovadora baseada nas experiências e práticas de gestão reais utilizadas pelas empresas no Brasil e no mundo.