5 jogos para desenvolver a sua capacidade de raciocínio

5 jogos para desenvolver a sua capacidade de raciocínio

Um dos maiores estereótipos do mundo dos games é o nerd, que é o nome dado a um grupo de pessoas que tem entre suas características ser bastante inteligentes (e curiosas). Ou seja, jogar games está diretamente relacionado com ser inteligente. A questão que fica é: qual é o porquê disso?

Basicamente, os diferentes tipos de jogos estimulam de uma maneira geral a capacidade de raciocínio. O que os jogos promovem geralmente é a capacidade de manter o foco e isso é a base para reforçar as sinapses e deixar o raciocínio mais rápido, o qual promove em cadeia mais capacidade de pensar, de ser criativo e de armazenar informações.

Os jogos estão sempre estimulando a prática e o processo de tentativa e erro, o qual faz uma ginástica cerebral e estimula-o a funcionar de novas maneiras e mais uma vez reforçando as sinapses. Ou seja, não é por acaso que os games são frequentemente relacionados a pessoas inteligentes: quanto mais se joga mais inteligente se fica, e quanto mais inteligente se é, mais se quer jogar.

A inteligência também movimenta negócios. A empresa CogniFit, desenvolve soluções para estimular e exercitar a mente aumentando as habilidades cognitivas, criou diversos jogos cerebrais cientificamente validados. Diversos estudos principalmente na área de neuroplasticidade, justamente sobre o aumento das sinapses, mostram que jogos estimulam o cérebro e são excelentes para se tornar as pessoas mais inteligentes. Ou seja, Se você quer ficar mais inteligente, uma das maneiras mais fáceis para isso é jogando.

Selecionamos 5 jogos que podem melhorar a sua capacidade de raciocínio. Veja abaixo a lista e quais habilidades eles estimulam:

1.Sudoku

O Sudoku mesmo tendo esse nome japonês foi uma criação americana que remota a década de 70. O puzzle foi projetado por Howard Garns, um arquiteto já aposentado e construtor independente de puzzles. Originalmente, o jogo tinha o nome de Number Place. Somente em 1984 é que o jogo foi para Japão e recebeu esse rebranding. As habilidades que o jogo treina são raciocínio lógico, raciocínio matemático, planejamento, agilidade e foco.

2.Caça-palavras

Esse é um jogo bastante antigo e o qual apresenta versões mais atuais para mobile, visando atrair novos usuários. Sendo um clássico do passatempo, o jogo consiste em letras arranjadas aparentemente aleatórias formando um quadrado. É preciso então encontrar palavras. O jogo é excelente para a formação de vocabulário e também para estimular a memória e também fazer novas associações, já que muitas vezes as palavras que precisam ser caçadas fazem parte de um mesmo grupo semântico.

3.Blackjack

No blackjack, um ou mais jogadores jogam contra a mesa. O objetivo é fazer mais pontos do que a mesa, mas nunca ultrapassando de 21 pontos. Segundo uma dissertação de 2015 de Karla Raphaela Cardoso, aluna de Pós Graduação em Ciências da Computação na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, explica como as estratégias desse jogo remotam a década de 60, quando matemáticos baseados na probabilidade criaram diversas estratégias como Doubling Down, Pair Splitting ou Hit e Stand, oferecidos hoje pela Betway Casino. Esse jogo é excelente para a promoção de saúde do cérebro, já que também estimula a capacidade de raciocínio, de foco e de memória. O blackjack traz ainda mais esforço, pois o jogador deve ser bom em matemática, mais especificamente, estatística, para analisar as probabilidades e vencer o dealer. Existem até livros teóricos para jogadores avançados, como o Blackjack: A Champion’s Guide, disponível em na Livraria Saraiva.

4.Flow Free Bridge

Esse é um jogo que parece ser simples, mas que se mostra altamente desafiador conforme o passar das fases. O grande objetivo é conectar pontos das mesmas cores mas criando tubos que não podem se cruzarem, ao menos que haja um tubo conector. Por ser mais visual, esse tipo de jogo estimula outras áreas do cérebro, treinando também a capacidade de identificar espaços. Além disso, ele também treina a capacidade de planejamento e de execução. Dá para encontrar esse game na loja da Microsoft.

5.Fit Brains Trainer

Esse é muito mais do que um único jogo, mas sim um programa criado por neurocientistas com mais de 65 jogos para treinar diversas habilidades cerebrais, entre elas memória, raciocínio, linguagem, resolução de problemas e até mesmo treinar inteligência emocional. O grande diferencial desse programa é que ele traz relatórios das evoluções e dos aprendizados, sendo realmente uma academia para o cérebro. Há inicialmente um trial gratuito, mas depois é preciso se inscrever no programa Fit Brains Trainer.

escola-brasileira-de-games-raciocínio brains trainer

Além desses jogos citados acima, são vários tipos de jogos que podem estimular e treinar o cérebro, principalmente, os jogos do baralho, de palavras-cruzadas e o xadrez. Em diversos estudos com pessoas idosas é identificado que aquelas que tem o hábito de jogar jogos que exigem habilidades mentais apresentam menores prejuízos cognitivos, principalmente pelo fato desses jogos fortalecerem as ligações no cérebro, o que o deixa mais apto também a enfrentar todas as outras atividades rotineiras e cotidianas.

Quem tem melhor raciocínio e memória vai ser capaz de fazer com muito mais facilidade e rapidez coisas simples tal como: compras no mercado, pagamento de contas, planejamentos pessoais e muitas outras coisas. Além disso, os jogos são ótimos para aumentar a capacidade de concentração e de foco, duas habilidades que precisam ser exercitadas ainda mais nos dias de hoje, onde a informação em excesso tira-os com muito mais facilidade, somado a isso tem também o fato de as mudanças serem muito mais rápidas, o que também pode tirar tanto a concentração como o foco.

Um ponto importante é que os especialistas afirmam que é preciso praticar com frequência para ver melhoras, dessa maneira é preciso jogar regularmente por pelo menos 20 minutos a cada 2 dias durante no mínimo 90 dias. Por isso é importante fazer desses jogos um hábito praticando diariamente. Muitos desses jogos também apresentam diferentes níveis que começam do básico ao intermediário e avançado. Respeitar essa progressão ajuda a treinar as habilidades com mais base, criando um desenvolvimento sólido.


Cursos com desconto e sugestões para aprender mais sobre: Desenvolvimento Cognitivo

Saiba Mais

Nosso objetivo é ensinar, incentivar e aperfeiçoar a capacitação profissional através de metodologia inovadora baseada nas experiências e práticas de gestão reais utilizadas pelas empresas no Brasil e no mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *