7 dicas fundamentais para o sucesso do seu App

7 dicas fundamentais para o sucesso do seu App

Uma das formas de publicidade mais populares e eficazes é o famoso boca a boca, ou seja: alguém consumiu um produto ou serviço e contou pra outra pessoa

Essa forma de avaliação impacta diretamente o futuro consumidor, afinal, ninguém melhor do que alguém que você conhece para te indicar algo que você está a fim de consumir.

Neste caso, atrair novos clientes e manter os que já existem satisfeitos e informados a respeito do seu produto não é suficiente. É necessário ter pessoas que tenham provado, aprovado e recomendado publicamente o seu produto, assim, será possível firmar seu negócio com sucesso no mercado.

De acordo com recente relatório da Nielsen, empresa especializada em pesquisa de consumo, após entrevistar 28 mil consumidores de produtos online de 56 países, chegou-se à conclusão de que 92% das pessoas que compram pela internet confiam nas recomendações e opiniões de outros clientes mais do que em outras formas de publicidade.

Uma boa forma de conquistar recomendações é focar na otimização de reviews e opiniões de usuários no seu App. Essa é uma maneira que oferece inúmeras vantagens que vão além da divulgação e também engloba a construção da confiança do cliente, fator que é muito importante para qualquer empresa.

Invista em visibilidade

Para começar, veja algumas dicas simples para garantir que seu app se destaque na multidão:

1.Site na web 

Desenvolver um site exclusivo para promover os downloads do aplicativo e suporte na web. Um erro comum nesse tipo de sites é não desenvolverem a versão mobile, apesar de essa ser uma das formas de acesso mais frequentes.

2.Divulgação por meio das redes sociais

O app deve ser promovido junto dos seus utilizadores potenciais e deve acontecer nas redes que esses utilizadores frequentam, como o Facebook, Twitter, YouTube, LinkedIn, etc. A comunicação e presença deve ser adequada ao tipo de rede onde se comunica, pois cada rede social tem as suas particularidades. O Facebook, por exemplo, possui uma opção de publicidade específica para promover a instalação de aplicativos.

escola-brasileira-de-games-app-redes-sociais

3.Smart App Banners

Consistem em mostrar ao visitante de um site uma pequena tira com a indicação que existe um app desse site disponível para download. Atualmente só estão disponíveis na plataforma iOS, da Apple Store, mas plugins existentes podem ser implementados para Android com facilidade.

4.Assessoria de Imprensa

Um press release, por exemplo, é uma maneira “antiga” de divulgação, mas que ainda consegue resultados bastante positivos por causa do fator novidade associado aos aplicativos. Desta forma, é possível acompanhar os veículos de mídia ou especialistas que mencionem em suas páginas os apps que surgirem. Destacar prêmios recebidos, por exemplo, é um bom momento para envios de comunicados de imprensa.

5.Faça parcerias com blogueiros

Ofereça seu app para pessoas especializadas em realizar reviews de novos aplicativos, que sejam influentes dentro do tema. Se gostarem, compartilharão o app com todos os seus leitores e seguidores nas redes sociais. Caso o app seja pago, ofereça uma versão gratuita para teste.

6.Compartilhe offline

Marque presença em feiras ou conferências que sejam adequadas ao tema do aplicativo e aproveite para conhecer e realizar parcerias. Sempre que exista a possibilidade de ter promover em uma mídia física (revista, flyer, cartaz etc,) disponibilize um QR code com link direto para o download.

7.Faça um vídeo

Os vídeos têm uma capacidade excelente para, em apenas 30 segundos, exemplificar porque é que o produto é merecedor do download. Conte uma história e com essa história mostre como o app consegue solucionar esse problema. Publique e compartilhe esse vídeo no site, YouTube, Facebook etc.

Confiança que atrai

Um aplicativo que disponibiliza as avaliações de seus clientes sobre os produtos que comprou ou serviços que utilizou demonstra respeito com os consumidores (aqueles que já efetivaram compras e os potenciais), além de gerar um interessante “boca a boca” digital.

Na internet, atualmente, é comum que grande parte das pessoas que fazem compras busquem informação em sites para decidir antes de efetuar a compra. Esse comportamento deve-se ao fato das diversas ocorrências de crimes digitais, portanto, ao se deparar com um bom número de reviews e opiniões positivas, o consumidor se sente mais confiante para adquirir o produto, o que confere maior credibilidade ao seu app e cria um vínculo de empatia com o seu público-alvo.

Aumento do tráfego

Comentários positivos, que relatam experiências boas do usuário, agregam valor aos seus produtos e serviços e são verdadeiras ferramentas de marketing de conteúdo. Opiniões como essas são organizadas em forma de índice nos mecanismos de busca, que utilizam palavras-chave. Inserir as palavras “review”, “comentários”, “opinião” e “avaliação” nos campos em que as pessoas deixam suas avaliações auxilia na otimização do app para os mecanismos de busca, melhorando sua posição nos buscadores.

Criando condições mais favoráveis do conteúdo do seu aplicativo para os mecanismos de busca, com reviews e opiniões a favor, o tráfego por meio de busca aumenta, atraindo mais consumidores em potencial. Quanto mais tráfego e mais reviews relevantes gerar, melhor posicionado o app estará nas buscas orgânicas e, consequentemente, mais visitas ele terá.

Tenha uma boa reputação

Conquistar uma boa reputação no ambiente online requer tempo e dedicação, sem deixar de lado um atendimento personalizado ao seu cliente. São ações básicas e inteligentes, como disponibilizar a descrição do produto, os reviews e comentários do público em geral (dando feedback a todos eles) que constroem a boa relação entre os usuários. Atraindo o público-alvo, o seu app consolidará o nome e a marca, o que acarretará em outros benefícios como o compartilhamento de conteúdo em redes sociais e elogios que contribuirão para reduzir as incertezas de novos clientes quanto à compra.

Fonte: www.rankmyapp.com.br


Aprenda a planejar campanhas de marketing para ampliar sua base de usuários e aumentar as suas vendas no curso: Marketing Digital – Planejamento e Criação de Campanhas

Saiba mais


Escola Brasileira de Games (EBG) é uma plataforma de ensino, treinamento e aperfeiçoamento de conhecimento nas áreas de gestão empresarial da indústria de jogos, aplicativos mobile e negócios digitais.

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *