Gamificação, Yu-Kai Chou e o Octalysis Framework

Gamificação, Yu-Kai Chou e o Octalysis Framework

Atualmente, a gamificação já ultrapassou as barreiras do entretenimento, já se tornou objeto de estudo em diversas universidades e invade cada vez mais empresas no mundo todo tornando a rotina diária dos seus colaboradores menos maçantes. Portanto, quem entender bem as regras, aplicações e principais ferramentas para o ambiente corporativo vai estar em posição privilegiada em um futuro próximo.

Dentre os objetivos da gamificação podemos destacar: tornar a tecnologia mais atraente, estimular os usuários a se engajarem com comportamentos desejados, mostrar um caminho para o domínio e autonomia, ajudar a resolver problemas sem ser uma distração, e tirar vantagem da predisposição psicológica humana de se engajar em jogos. Alguns cases são ótimos exemplos como os da Disney e da Amazon.

Gamificação envolve documentarespecificar mecânicas e regras, sempre de forma clara e objetiva. Se você quer encorajar pessoas a realizarem tarefas que elas normalmente considerariam chatas, como completar questionários, fazer compras, completar formulários de impostos ou leitura de sites, é preciso pensar como será a apresentação dessas regras com elementos de arte, audiovisualinterfacestorytelling e peças de comunicação textual. já que todas as mecânicas ou elementos de jogos aplicados na ação devem consolidar ou intensificar os resultados propostos.

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Yu-Kai Chou e o Octalysis Framework

Yu-Kai Chou começou sua carreira como game designer, estudou Psicologia e unindo esses conhecimentos criou um framework  conhecido como Octalysis. Atualmente ele dá palestras, treinamentos e consultorias para empresas que desejam aplicar a Gamificação em seus processos internos  (https://yukaichou.com)

O modelo Octalysis trabalha com 8 fatores comportamentais que motivam um usuário a completar uma tarefa de forma eficiente através de uma experiência interativa.

Na próxima parte vamos explorar esses 8 pólos ou categorias, que podem gerar motivação ou pelo menos uma certa predisposição a cumprir tarefas.


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Gamification & Behavioral Design: The Octalysis Framework

Gamificação – Teoria e Aplicações Práticas

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Nosso objetivo é ensinar, incentivar e aperfeiçoar a capacitação profissional através de metodologia inovadora baseada nas experiências e práticas de gestão reais utilizadas pelas empresas no Brasil e no mundo.

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