Iniciativas e boas práticas para o desenvolvimento de games e apps

Iniciativas e boas práticas para o desenvolvimento de games e apps

Cada vez mais start-ups, e também grandes empresas de TI se envolvem direta ou indiretamente com o mercado de desenvolvimento de apps. E como em qualquer outra indústria, existem cases de sucesso, e também de fracasso

Com usuários mais exigentes a cada dia, desenvolvedores independentes e empresas de todos os tamanhos devem analisar constantemente suas iniciativas e boas práticas para o desenvolvimento de games e apps.

Todos sabemos que não é fácil acompanhar as tendências e desenvolver “killer apps”, mas observando as iniciativas de algumas empresas é possível vislumbrar alguns insights bem bacanas:

1.Visite App Stores diariamente

Há duas razões principais para fazer isso. O primeiro é verificar o desempenho dos seus próprios produtos: downloads, classificações feitas pelos clientes, e tudo mais. A segunda razão é observar os principais aplicativos de várias categorias e suas tendências. É sempre importante saber em a direção que as coisa tomam quando surge uma grande ou pequena mudança.

2.Instale aplicativos e games ruins e aprenda com os erros dos outros

Encontre aplicativos e games muito criticados pelo público e instale em seu smartphone/tablet. Faça uma lista com todos os pontos fracos do produto e pense sobre como você iria melhorá-los. Posteriormente use esta lista como coisas para evitar em seus projetos futuros!

3.Leia e assista conteúdos diversificados

Alimente seu cérebro com coisas novas, leia livros e participe de palestras sobre assuntos diversificados, mesmo que não pareçam interessantes. Uma boa idéia pode surgir simplesmente por conta desse estímulo.

4.Fique ligado nas tendências em tecnologia

Esteja sempre em contato com as mais recentes tecnologias e softwares. Dedique alguns minutos todos os dias para saber as novidades do mercado.

5.Sempre ouça os seus usuários

Os clientes são seus melhores amigos! (mesmo aqueles que criticam o seu produto) Independentemente do canal – na App Store, através do e-mail ou SAC – sempre leve em consideração os importantes feedbacks emitidos pelos seus clientes. E mais do que isso: faça um esforço para responder todos eles!

  • Planejamento de marketing

Muitos desenvolvedores de aplicativos tendem a ignorar as etapas necessárias para um bom plano de marketing. Para os empresários bem-sucedidos, estratégias de marketing são elementos vitais pensados desde a etapa de desenvolvimento. Confira alguns métodos de promoção muito utilizados:

1.Defina um público-alvo

Quem vai querer o produto? Quem será o maior beneficiado com isso? Quem provavelmente pagaria por isso?
Dependendo das respostas a estas perguntas, personalize as características e design. Torne o app/game tão atraente quanto possível para o público alvo definido.

2.Use palavras-chave inteligentes

Use as palavras-chave mais relevantes de acordo com o seu conteúdo. Assim, o produto vai aparecer em várias pesquisas pode chamar muito mais a atenção dos usuários. Quanto mais pessoas visualizarem o ícone do aplicativo, maiores são as chances de aumentar o número de downloads!

3.Social Media

Utilize as mídias sociais para que mais pessoas saibam que seu aplicativo existe. Crie páginas separadas para cada produto e poste diariamente sobre suas características e atualizações. Além disso, use essas plataformas para interagir com os usuários e obter valiosos feeedbacks.

  • Suporte permanentemente ao cliente

Atender prontamente às dúvidas dos clientes é tão importante quanto todas as outras etapas. Certifique-se de não deixar nenhuma pergunta sem resposta, e tentar obter alguns insights para aplicar melhorias no futuro.

1.Disponibilize informações sobre a empresa

Na descrição do aplicativo na App Store, certifique-se de incluir informações básicas como: nome da empresa, site, e-mail ou plataforma de mídia social onde os usuários podem entrar em contato com a equipe e detalhes técnicos sobre o produto.

2.Mencione o suporte oferecido

As App Stores tem seções onde empresas podem apresentar todo o tipo de suporte que eles estão dispostos a oferecer. Seus usuários podem ajudar a equipe de executar o aplicativo em determinados dispositivos? Você oferece suporte à instalação ou download? Basta indicar e destacar todos esses pontos.

3.Esteja sempre disposto a melhorar

Prepare-se para realizar todo o tipo de pequenas correções em curtos períodos de tempo! Usuários não têm paciência, eles só querem um produto funcionando perfeitamente.

Estas são as principais diretrizes que várias empresas de sucesso aplicam incansavelmente no desenvolvimento de games e aplicativos móveis. Analise cada ponto, e aos poucos transforme-os em hábitos diários. Agora é com você!

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