Marketing e estratégias de mercado para jogos digitais
Olá, tudo bom?
Você sabia que uma das maiores barreiras que um jogo enfrenta para chegar ao mercado e aos seus consumidores (além dos concorrentes) é o tal do marketing?
Mas marketing para quê? Diria alguém 100% focado nas partes técnicas do desenvolvimento de um jogo. É que para chegar ao seu público que é quem vai comprar o seu jogo ou pagar por ele seja como for (assinaturas ou outros modelos de negócio) é necessário todo um trabalho a ser feito. Isso envolve muita dedicação, formatos diferenciados de apoio e incentivo, e muitas vezes um certo investimento.
Se ninguém conhecer o seu jogo, ninguém joga, compra ou indica pros amigos. E aquele projeto de 6 meses a 2 anos vai pro lixo, não importa quanto dinheiro ou tempo você gastou nele.
Para um trabalho de marketing bem feito é importante entender como jogos em geral são vistos pelo seu público consumidor, assim será possível criar a estratégia ideal para alcançar os objetivos financeiros (um jogo tem que dar retorno certo?) e quaisquer outros determinados por você que cria, pelo seu grupo de trabalho ou pela empresa que investe no seu projeto.
Mas calma! Vamos começar do início, partindo do princípio que um jogo é um produto… ou seria um serviço?
Conceitualmente a diferença é até simples:
Produto: o consumidor é dono de um objeto, o controle de qualidade foi feito pelo fabricante.
Serviço: o consumidor é dono de uma lembrança, e a qualidade é determinada pelo próprio consumidor, comparando o que recebeu com as suas expectativas.
E para você, um jogo é um produto ou um serviço ? Pode pesquisar se não souber, mas conta aqui pra gente : )
Depois de responder, continue para a parte 2 desse artigo!
Fontes de pesquisa:
O que é marketing: https://www.guiadacarreira.com.br/carreira/o-que-e-marketing/
Produto / Produção: https://pt.wikipedia.org/wiki/Produção
Serviço: https://pt.wikipedia.org/wiki/Serviço_(economia)
Plano de marketing: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/como-elaborar-um-plano-de-marketing,084b6484b071b410VgnVCM1000003b74010aRCRD
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