Melhores práticas para conseguir mais downloads
Pesquisa apresenta as melhores práticas para conseguir mais downloads e subir no ranking das lojas de aplicativos para dispositivos móveis
Não basta simplesmente jogar seu aplicativo na Google Play, Apple Store e afins e achar que vai ficar rico do dia para a noite. Na grande maioria dos casos, é preciso mais do que um bom aplicativo, que rode direitinho, sem bugs, design atraente e apelo popular.
Para evitar erros, equívocos e perda de tempo, a Localytics publicou uma pesquisa que expõe as melhores práticas para conseguir mais downloads e subir no ranking das lojas de aplicativos para dispositivos móveis:
Categoria | O que fazer | O que não fazer |
1. Nome | · Incluir nome da marca e de uma a três palavras-chave.
· Destacar os termos mais importantes nos 25 primeiros caracteres. |
· Usar todo o limite de 255 caracteres. Muitas palavras-chave ficam com cara de spam. |
2. Detalhes | · Incluir descrição para fornecer mais informações.
· Facilitar a busca ao listar em tópicos as características e atualizações recentes. |
· Usar longos parágrafos de textos difíceis e cansativos de ler. |
3. Ícone | · Criar um ícone original.
· Usar um símbolo ou forma única que seja simples. · Cores vibrantes destacam o aplicativo. |
· Criar algo muito complexo, incluir muitas cores e formas e muito texto. |
4. Design | · Incluir 5 imagens para mostrar seu aplicativo.
· Usar screenshots para mostrar os principais recursos e fluxos de uso. |
· Incluir apenas um único screenshot requerido. É o seu espaço para se diferenciar diante dos demais aplicativos. Use-o! |
5. Atualizações |
· Atualizar seu aplicativo com regularidade. · Incluir notas de atualização para que os usuários percebam as modificações. |
· Lançar seu aplicativo e esquecê-lo. Aplicativo sem ou com poucas atualizações caem muito nos rankings e perdem downloads. |
6. Classificações | · Encorajar usuários ativos a classificar seu aplicativo.
· Buscar angariar ao menos 100 reviews por versão e monitorar novas classificações. |
· Ignorar reviews negativos. Busque sempre corrigir problemas. |
7. Preço | · Ofereça preços competitivos em sua categoria.
· Se o seu aplicativo é gratuito, busque monetizá-lo com publicidades e liste-as em nas descrições de seu app. |
· Fazer seu aplicativo mais caro do que os demais da categoria sem deixar claro o porquê do custo mais elevado. |
8. Alcance | · Disponibilizar seu aplicativo em diversos idiomas.
· Deixá-lo compatível com múltiplos dispositivos e sistemas operacionais. |
· Lançar seu aplicativo somente em inglês e compatível exclusivamente com dispositivos mais recentes e com apenas um ou outro sistema operacional. |
Fonte: App Store Optimization
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