Documentário “1983: O Ano dos Videogames no Brasil”

Documentário “1983: O Ano dos Videogames no Brasil”

1983: O ano dos videogames no Brasil

O MIS exibe no sábado, 16, o documentário “1983: O ano dos videogames no Brasil”, produzido pela ZeroQuatroMídia (Artur Palma) em conjunto com o pesquisador/autor Marcus Garrett. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados 1h antes na Recepção MIS.

Além da exibição do documentário, alguns consoles de videogames estarão disponíveis para que o público possa relembrar, jogar e ser novamente inserido, de maneira “tátil” e visual, no universo retratado.

Sobre o documentário

O videogame, enquanto nova forma de brinquedo e entretenimento, chegou com praticamente sete anos de atraso em relação ao mercado que o inventou, então, muita coisa aconteceu em nosso país em um curtíssimo período de tempo. Em outras palavras, fatos que levaram anos nos Estados Unidos, aconteceram em – comparativamente – um piscar de olhos no Brasil.

Isto propiciou uma vivência ímpar para quem gostava de jogos eletrônicos, como também foi uma experiência interessante a quem produzia e vendia os games. Aquele foi um momento único em termos comerciais e culturais, um momento que carregava o frescor da novidade.

Procurando registrar estes acontecimentos, o pesquisador e autor Marcus Garrett, após muita pesquisa e contato com personalidades envolvidas na história, escreveu e publicou dois livros sobre o tema – com a segunda edição já no forno e pronta para sair. As obras em questão serviram de base para que, com a ajuda da produtora ZeroQuatroMídia e do profissional Artur Palma, Marcus produzisse um documentário, por meio de Crowdfunding (financiamento coletivo), em que pôde ouvir, da boca de quem trouxe os videogames ao Brasil, a história de como tudo aconteceu, além de “causos” curiosos e engraçados.

Entre outras coisas, o filme mostra como os primeiros videogames foram lançados, como as empresas nacionais se envolveram e se desenvolveram, de que modo foi a aceitação por parte dos consumidores e mais, por meio de entrevista com mais de 40 pessoas.

Local: Museu da Imagem e do Som – Auditório
Data: Sábado, 16 de setembro de 2017
Horário: 14h
Ingresso: gratuito

Endereço:
Av. Europa, 158, Jd. Europa
São Paulo – SP, Brasil
11 2117 4777


Aprenda como ser um produtor de games e conheça as ferramentas mais utilizadas pelos desenvolvedores no curso Introdução à Produção de Games

Saiba mais


Escola Brasileira de Games (EBG) é uma plataforma de ensino, treinamento e aperfeiçoamento de conhecimento nas áreas de gestão empresarial da indústria de jogos, aplicativos mobile e negócios digitais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *