Festival Mineiro de Jogos – MAX

Festival Mineiro de Jogos – MAX

O Festival Mineiro de Jogos – MAX, em sua primeira edição, contemplará produções audiovisuais independentes, nacionais e internacionais, conhecidas por jogos indie ou independentes, em uma competição técnica e com participação da votação popular

O Festival Mineiro de Jogos – MAX acontecerá simultaneamente na Minas Gerais Audiovisual Expo 2017, na cidade de Belo Horizonte, entre os dias 22 a 26 de Agosto de 2017.

O evento tem como objetivo aproximar os profissionais do mercado audiovisual aos jogos independentes, acreditando-se que as produções ganharão ainda mais qualidade e coproduções surgirão.

Os jogos considerados finalistas farão parte de uma exibição que será realizada durante a MAX 2017, entre os dias 22 a 26 de agosto em Belo Horizonte, correndo a diversas categorias. É um dos grandes momentos do ano no qual os desenvolvedores e produtores audiovisuais se encontram para compartilharem experiências e dar feedbacks.

Datas

Período de Submissão: 7 de agosto a 13 de Agosto;
Avaliação de Elegibilidade: 14 a 15 de Agosto;
Divulgação da Seleção MAX Games: 16 de agosto;
Avaliação do Júri Técnico: 16 de Agosto a 21 de Agosto;
Divulgação dos Vencedores: 25 de Agosto durante a MAX;

Restrições e Elegibilidade

O concurso é aberto para jogos desenvolvidos por empresas, profissionais de qualquer área e estudantes de nacionalidade brasileira e estrangeira. Além disso, a participação no Festival Mineiro de Jogos – MAX está sujeita às seguintes regras:

● Concordar com regulamento: os candidatos concordam com as regras estabelecidas neste regulamento;

● Executar corretamente a submissão preenchendo corretamente a ficha de inscrição e enviando todo material necessário;

● Podem participar jogos não publicados (não lançados comercialmente) em nenhum país, como também jogos em desenvolvimento que possuam versões jogáveis;

● Ter arte própria ou deter direitos de uso: todos os assets (sprites, tilesets, modelos 3D, sons, músicas) deverão ser criados pelo participante e serão desclassificadas qualquer submissão que se comprove assets sem autorização de outros jogos ou quaisquer
audiovisuais. Ao fazer a inscrição, o proponente se responsabiliza por todo conteúdo enviado e ausenta a organização da responsabilidade sobre o mesmo.

● Usar de tecnologia de terceiros: pode ser usada qualquer tecnologia desde que o participante tenha os direitos de uso (licença) da tecnologia;

● O jogos/protótipos devem atender as mínimas condições de jogabilidade, apresentação e completude segundo percepção da banca de seleção para fazer parte dos jogos selecionados para demonstração no Festival;

● Os selecionados não receberão nenhum tipo de subsídio da MAX ou do Festival Mineiro de Jogos – MAX para participação no evento.

● Não é obrigatório a presença de nenhum integrante das equipes selecionadas durante o festival para concorrência nas categorias gerais e/ou específicas;

● As plataformas disponíveis para o Festival serão pc e mobile, portanto é possível enviar um protótipo em uma plataforma diferente da pretendida para o lançamento, desde que a jogabilidade esteja adaptada. (Ex: lançamento em mobile, mas submissão de uma build para pc).

escola-brasileira-de-games-festival-mineiro-de-jogos-max

Categorias Principais

Todos os jogos irão participar das categorias gerais definidas como: melhor jogo, melhor arte, melhor som e melhor jogo por voto popular, no entanto, existem algumas categorias específicas que, para se inscrever, o jogo deve estar acordo com suas características, a saber:

● Jogo transmídia: jogo com origem ou que originou pelo menos uma outra mídia. (Ex: filme que virou jogo, música que virou jogo, jogo digital que virou jogo de tabuleiro, etc);

● Jogo “feito em casa”: seja desenvolvido por empresas, profissionais de qualquer área ou estudantes que residam no estado de Minas Gerais;

Critérios de Seleção

Para participar das categorias específicas é necessário:

Para jogos transmídia enviar ao email associacao.gaming@gmail.com, assunto: “Jogo Transmídia – MAX 2017”, um documento comprovando a origem do mesmo. Serão aceitos cartas de titularidade da obra de origem ou autorização do(s) detentores da propriedade
intelectual.

Para “jogos feito em casa” enviar ao email associacao.gaming@gmail.com, assunto: “Jogo Feito em Casa – MAX 2017”, um comprovante de endereço da empresa/proponente. Serão aceitos documentos oficiais (conta de luz, água, telefone, semelhantes) emitidos nos últimos três meses.

Critérios de Avaliação

Cada jogo submetido será avaliado por um grupo de especialistas definido pela organização do Festival. O comitê incluirá professores, pesquisadores, jornalistas, membros de associações ou membros da indústria de jogos digitais. Os avaliadores poderão não aceitar um jogo, seja porque ele não funciona plenamente, por questões morais ou mesmo de violação dos direitos autorais. O avaliador deverá enviar para comissão organizadora um parecer explicando o motivo da recusa. O avaliador também não poderá fazer parte de equipe que submeteu o jogo ao festival.

Todos os jogos serão avaliados e os que obtiverem a maior pontuação serão expostos, respeitando o limite abaixo definido e a nota de corte. A avaliação levará em conta os seguintes critérios abaixo, sendo atribuída de nota de 1 (um) a 5 (cinco) pontos a cada critério:

a) Narrativa – integração do tema com os recursos utilizados para a construção da narrativa,
originalidade em sua abordagem, coesão com o gameplay, coesão com arte e som;

b) Gameplay – coesão do gameplay apresentado com a narrativa, arte e som propostos;

c) Arte – originalidade e qualidade apresentada, coesão com a proposta, simbologia utilizada;

d) Som – interseção do som com a narrativa, originalidade na composição, coesão.

A pontuação obedecerá aos seguintes indicadores:
a) 1 ponto: insuficiente;
b) 2 a 3 pontos: razoável; ou
c) 4 a 5 pontos: suficiente.

Serão desclassificadas automaticamente as propostas que não obtiverem a nota final de, pelo menos, 10 (dez) pontos, ou seja, 50% (cinquenta por cento) da pontuação máxima de 20 (vinte) pontos Existirá um limite de jogos exibidos por plataforma, sendo:
PC – até 30 jogos;
Mobile – até 10 jogos;

escola-brasileira-de-games-festival-mineiro-de-jogos-max

Categorias da Premiação

Após a seleção dos jogos, todos serão exibidos durante os quatro dias de Festival para a escolha do voto popular. Os vencedores das demais categorias, com exceção da voto popular, já estarão definidos, porém só serão anunciados durante o evento. Posteriormente ficarão disponíveis no site ao término do mesmo. Caso alguma categoria não atinja o mínimo de 3 (três) jogos, não ocorrerá premiação para a mesma. Todos os vencedores receberão por email um selo de vitória e certificação por escrito da organização da Minas Gerais Audiovisual – MAX validando o mérito em sua respectiva categoria.

Submissão

Para participar o candidato deve estar elegível conforme as regras oficiais e submeter todo o material abaixo até o último minuto do dia indicado no prazo de fim de submissão.
Ficha de Inscrição;
● Build jogável;

Ficha de Inscrição

Preencha atentamente a Ficha de Inscrição informando o link para download do jogo e demais materiais (recomenda-se usar sites pessoais ou serviços que permitem links permanentes como Dropbox, OneDrive ou Google Drive).

Desclassificação

Serão desclassificados quaisquer jogos que utilizem obras de terceiros (seja assets, modelos 3D, sons, entre outros) sem autorização ou sem respeitar a devida licença. Caso comprovada a utilização após a seleção dos vencedores, o próximo colocado, de acordo com a pontuação da banca, automaticamente tornar-se o vencedor. Ao submeter o jogo, a equipe fica responsável para que não ocorra nenhuma violação dos direitos autorais. A organização do festival não se responsabilidade por problemas técnicas que possam surgir na hora da avaliação, portanto especifique os requisitos mínimos para um gameplay de qualidade.

Notas finais

Em caso de qualquer dúvida ou questão não descrita anteriormente a comissão organizadora do Festival Mineiro de Jogos – Max (GaMinG – Associação Mineira de Jogos) e a comissão organizadora do evento Minas Audiovisual Expo são soberanas e as únicas que podem
deliberar sobre qualquer ponto referente ao concurso. O festival poderá ser suspenso pela comissão organizadora em qualquer momento sem nenhum aviso prévio.

Contato e Dúvidas

Qualquer dúvida relacionada ao conteúdo deste regulamento ou assuntos relacionados ao Festival de Mineiro de Jogos – Max, favor enviar um email para associacao.gaming@gmail.com


Curso Introdução à Produção de Games: Aprenda como o mercado de games funciona e as principais tarefas de um produtor de jogos

Saiba mais


A Escola Brasileira de Games (EBG) é uma plataforma de ensino, treinamento e aperfeiçoamento de conhecimento nas áreas de gestão empresarial da indústria de jogos, aplicativos mobile e negócios digitais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *