Hardcore Bits – Luiz Ricardo

Hardcore Bits – Luiz Ricardo

Eu, Luiz Ricardo, sou o criador, ilustrador e programador do jogo Hardcore Bits e o GameMaker Studio, é a engine que utilizo para desenvolver o jogo

Inicialmente o Hardcore Bits já foi um jogo bem simples desenvolvido ano passado com alguns amigos para uma JAM interna na empresa em que eu trabalhava, porém, utilizando sprites prontos de outros jogos famosos, utilizamos o pacman, zelda, sonic e mario, ficou uma mistura bem legal e até o nome dele era Confuse Bits, porque era uma mistura de jogos 16/32 bits bem loca, eu gostei tanto da ideia que resolvi fazer um jogo completamente novo, do zero, com imagens e cenários totalmente criados para esta nova versão.

Eis o problema, quem iria fazer a criação?

Já que sou apenas programador e não ilustrador/designer. Tentei conversar com alguns amigos bem próximos que desenham muito bem e atuam na área, porém todos infelizmente não puderam participar devido ao tempo necessário para desenvolver o jogo.

Após mais de um ano sem fazer nada de jogos, eu estava assistindo um canal do youtube de desenho, não lembro como cai neste canal, só sei que estava assistindo e me deu um estalo, já que não tem quem desenhe para os meus jogos, eu mesmo vou desenhar e conversando com um amigo meu que é programador de Unreal, chegamos a um consenso, ele iria programar e eu desenhar, claro, como eu estava “voltando” a desenhar depois de mais de 25 anos (desenhava bastante e fazia curso até os meus 11 +/-) seria meio difícil simplesmente sair criando do nada e já sendo um Mike Azevedo, porém eu estava determinado a virar desenhista e criar este jogo com ele.

Novamente, complicações

Meu amigo não poderia me ajudar a programar, e eu já estava até que criando algumas coisas bem legais, isso com 3 meses de treinamento. Bem, decidi não parar, comecei a desenhar o jogo até que ele pudesse voltar a programar e então, em 3 ou 4 dias, bem focado, terminei todas as artes do jogo. Conversei com ele novamente e decidi, como eu havia comprado a engine GameMaker Studio a pouco mais de 3 anos, eu mesmo iria programar e quando ele pudesse iria me ajudar, pois bem, estou fazendo tudo sozinho, infelizmente, mas felizmente está tudo dando certo, cansativo, mas muito satisfeito com o resultado. Assim se faz parte da minha carreira como programador e ilustrador de jogos, com o jogo Hardcore Bits.

Bom, o jogo todo foi inspirado no Confuse Bits (que citei a cima) e com uma boa inspiração nos inimigos do Mario e Sonic, o jogo consiste basicamente em desafiar os jogadores a bater seus próprios recordes sendo o mais rápido a chegar ao final da fase, pulando por plataformas, abrindo passagens, pulando obstáculos como serras e espinhos, desviando de inimigos e, caso morra por algum deles, o personagem retorna ao início da fase com o tempo que ainda está sendo cronometrando e os bits que coletou durante o percurso.

A estrutura do game

Os melhores tempos do jogo estarão disponíveis em um ranking online para que os outros players possam se basear nos “melhores” e assim tentar supera-los. No módulo que ainda está sendo desenvolvido, será possível compartilhar com seus amigos e até desafia-los atrás do facebook.

A movimentação do personagem principal (atualmente o chamo de Mega) é básica: andar/correr para trás e para frente, pular e destravar passagens.

Harcore Bits conta hoje com 5 obstáculos e 4 inimigos dentro do cenário. Todas as animações existentes, estão em anexo, também estarão disponíveis na página oficial do jogo.

Para saber mais, apoiar e acompanhar evolução do projeto: https://gamejolt.com/games/hardcobebits/278636

——————————
Web & Games
www.lricardo.com.br
E-mail: lricardo@outlook.com
Skype: luizricardofc
Curse: luizr


Cursos com desconto e sugestões para aprender mais sobre: Criação e Desenvolvimento de Games

Saiba Mais


A Escola Brasileira de Games (EBG) é uma plataforma de ensino, treinamento e aperfeiçoamento de conhecimento nas áreas de gestão empresarial da indústria de jogos, aplicativos mobile e negócios digitais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *