Jovem Aprendiz Senai: Entenda o seu funcionamento e conheça os cursos tecnológicos disponíveis!
O Programa Jovem Aprendiz do Senai está ajudando pessoas que buscam a primeira oportunidade de trabalho, basta realizar o cadastro de currículo para preencher as vagas disponibilizadas.
Todo jovem no Brasil pode se inscrever em programas oferecidos por diferentes empresas e instituições de ensino, o Senai oferta anualmente possibilidades para milhares de cidadãos.
É muito importante conquistar emprego nessa etapa da vida, essa experiência acaba agregando bastante valor ao currículo de qualquer pessoa, quem participa de bons programas acaba conseguindo melhores oportunidades.
Felizmente, o Senai sempre proporciona esse tipo de oportunidade, ao cumprir todos os requisitos para o programa jovem aprendiz e fazer a inscrição, não há dúvidas de que essa chance pode ser sua.
Quer entender mais sobre essa oportunidade do Senai, certo? Continue acompanhando esse artigo e descubra como contar com esse ótimo benefício.
Boa leitura!
Quem pode fazer parte do programa Jovem Aprendiz Senai?
O programa Jovem Aprendiz é instituído com base na Lei 10.097/2000 e regulamentado pelo Decreto 5598/2005.
A criação desse programa é uma política pública que tem por intuito possibilitar ao jovem ingressar no mercado de trabalho e transformar sua vida profissionalmente.
Para fazer parte do programa é necessário que o jovem interessado tenha entre 14 e 24 anos, esteja cursando o 9º ano do ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos (EJA) ou já tenha concluído o ensino médio.
No caso de jovem portador de deficiência, não há qualquer limite de idade para fazer parte do programa, sendo necessário somente a inscrição para se candidatar a uma das vagas no programa de interesse.
Mas atenção, é necessário ficar bem atento a plataforma online do SENAI, pois os processo de seleção são realizados pelas empresas parceiras do programa
Ficou interessado? Conheça abaixo as áreas em que os cursos do Senai são separados:
Cursos Jovem Aprendiz Senai são divididos em 3 áreas
Veja só quais são as áreas em que os cursos do Senai são separados:
- Tecnologia da Informação e da Comunicação: Programador front-end, Programador back-end e Programador full stack;
- Metalmecânica: Técnico em mecânica, Programador de manutenção mecânica, Programador de produção mecânica, Operador de máquinas e ferramentas convencionais, Fresador mecânico, Torneiro mecânico e Ajustador mecânico;
- Manufatura avançada: Técnico em IoT (Internet Das Coisas) e Técnico em Cibersistemas para automação.
Saiba que essas áreas em que o programa é dividido acabaram se dando por serem qualificações que são classificadas como transversais e a empregabilidade dentro do mercado de trabalho é alta.
Logo, qualquer escolha é uma boa escolha.
Ao termino do período de aprendizagem, caso o jovem tenha interesse, este poderá continuar seus estudos dentro do próprio SENAI, que é considerado o maior complexo de serviços e formação profissional na área tecnológica em toda a América latina.
Este instituto que se encontra presente em mais de 3200 cidades do território nacional e dispõem de 1.170 unidades, sendo 487 móveis e 683 fixas, pode ser o grande diferencial para o seu crescimento profissional e pessoal!
Gostou do artigo? Então não perca mais tempo, se inscreva no Jovem aprendiz SENAI!
Nosso objetivo é ensinar, incentivar e aperfeiçoar a capacitação profissional através de metodologia inovadora baseada nas experiências e práticas de gestão reais utilizadas pelas empresas no Brasil e no mundo.