ASO, estratégias de aquisição e jornada do usuário
Qual foi o último aplicativo que você baixou? O que te motivou a ir no campo de buscas das lojas e digitar as palavras-chave para encontrá-lo?
Uma das funções do ASO (App Store Optimization), técnicas que consistem em atrair um público altamente qualificado para a página do seu aplicativo, é levar mais usuários a descobrirem o seu aplicativo.
Tudo o que você faz, desde buscar, encontrar a página do app e interagir com os elementos, consiste no que chamamos de hábitos mobile. Ou seja, o que você pensa, sente e o que te leva a tomada de decisão.
Nesse ponto, você deve ter compreendido a importância, quase vital, de entender o comportamento do seu usuário. Essa é uma premissa fundamental para qualquer estratégia de aquisição.
Jornada do Usuário: Da descoberta à retenção
Todas as pessoas procuram um app por alguma razão, um desejo ou uma necessidade que gera uma reação e resulta na descoberta dentro das lojas. Em seguida, os usuários visitam a página do app. E assim, você começa a criar seu fluxo de tráfego orgânico.
Por que investir em ASO é um dos primeiros passos do planejamento de marketing para apps?
Para alcançar bons resultados, é necessário otimizar os elementos dentro da página do aplicativo nas lojas. Depois de descobrir seu app e entrar na página, o usuário vai definir se irá instalá-lo ou não. Essa é parte é o que chamamos de conversão orgânica. E isso acontece de forma bem rápida.
No mundo mobile, tudo é instantâneo, inclusive as decisões: Existem usuários que levam cerca de cinco segundos para decidir se vai instalar seu app ou não. No entanto, conseguir usuários em um tempo recorde não é tão vantajoso quanto parece.
Entenda: A página do seu app não é uma landing page cujo objetivo é a conversão de forma mais rápida possível. Uma instalação rápida não significa necessariamente o melhor tipo de instalação. O desafio ainda consiste em mostrar o valor do seu app em questão de segundos em uma única página – assim como uma Landing Page.
Como funciona a Jornada do Usuário nas lojas dos apps?
Usuários que permanecem mais tempo na página, costumam assistir o vídeo, ler as descrições, ler os primeiros reviews e ficar cerca de 13 segundos na página antes de decidir ou não baixar. Esses usuários que ficam mais tempo na página são mais qualificados. Ou seja, são aqueles que vão manter o seu app no celular e não apagar no primeiro momento em que precisar de espaço.
Uma pessoa que faz uma compra por impulso, como em cinco segundos, vê menos valor no produto do que aquela que fica pesquisando e pensando sobre. Porém, a decisão de ambos os usuários são impulsionadas pela otimização dos elementos da página do aplicativo nas lojas.
Existem muitas estratégias de aquisição para aumentar a conversão da sua página. O ASO é uma delas: Otimizar os elementos da página e acrescentar mais inteligência na sua estratégia de Mobile Marketing.
Post original: http://www.rankmyapp.com.br/blog/jornada-do-usuario-nas-lojas-dos-apps/
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