5 dicas para otimizar a retenção de usuários

5 dicas para otimizar a retenção de usuários

Sabia que mais de 80% dos usuários desinstala seus apps logo após o primeiro uso? Muito se deve à falta de cuidado com a primeira impressão que o app passa para os novos usuários

Para ajudar a resolver esse problema recomendamos aqui 5 procedimentos para manter os usuários interessados pelo app e aumentar as taxas de retenção:

1.Inscrições

Por mais que seja fundamental solicitar que o usuário se registre antes mesmo de utilizar o app, tenha em mente que as pessoas ainda são muito céticas quanto ao fornecimento de informações pessoais no meio digital. Para envolver esses usuários e aumentar a retenção consequentemente, considere adiar a solicitação dos dados até que pelo menos: a) O usuário acesse uma parte específica reservada para clientes registrados ou b) O usuário abra o aplicativo pela segunda vez.

O mesmo serve para a integração com mídias sociais. Na etapa de login permita que o usuário se cadastre com email e senha. Nem todo mundo quer transmitir constantemente nas redes sociais tudo aquilo que está fazendo em um aplicativo ou game.

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2.Formulários de entrada

Formulários longos tem impacto negativo em qualquer meio, seja analógico ou digital. Concentre-se em informações simples como: nome, email, idade, sexo e localização. Desses 5 escolha apenas os 2 ou 3 mais importantes. Se quiser coletar outras informações, solicite futuramente após o usuário se acostumar a utilizar o app. Mas não exagere, peça somente mais 2 informações no máximo, e de uma só vez.

3.Tempo de carregamento

Quanto mais lento, pior a experiência do usuário. Sendo um aplicativo android, vale a pena testar todos os tipos de dispositivos e diferentes versões do sistema operacional. Desenvolvedores iOS terão menos trabalho já que cada versão nova servirá para todos os novos modelos e sem muitos problema para os não tão antigos, sendo necessário apenas uma breve verificação para se certificar de que não há grandes problemas de compatibilidade.

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Duas coisas importantes para evitar problemas com o carregamento são: a) Manter o tamanho do arquivo do aplicativo tão pequeno quanto possível e b) Limitar o número de processos que ele executa em segundo plano. Falhas, congelamentos e tempo de inicialização muito altos são listados como 3 das principais razões para os usuários desinstalarem um app.

4.Design exagerado

A tendência no design de apps nos últimos 2 ou 3 anos tem valorizado a “leveza” e “simplicidade”. Tente avaliar o seu aplicativo para manter somente o essencial: reduza o número de abas e telas, verifique se existem campos em excesso e páginas que só adicionam complexidade à experiência do usuário. Pergunte-se: o meu usuário realmente precisa desse recurso para interagir com o meu app?

Um teste rápido: é possível executar todas as funções básicas apenas com o polegar? O Facebook para android é um bom exemplo. Todas as funções principais podem ser realizadas a partir da primeira tela. A personalização do conteúdo e do design também influencia muito o impacto do app nos usuários recém chegados.

5.Quantidade de toques

Quantos toques um usuário precisa para completar uma ação no seu aplicativo? Cada toque é uma parte integrante da experiência do usuário e cada um deles deve ajudá-lo a obter o que deseja com o menor esforço possível.

Agora vamos imaginar que você criou um app de streaming de música e o usuário quer ouvir uma lista de músicas do seu artista favorito. Quantas vezes o usuário tem que tocar na tela para chegar ao seu artista favorito? Em primeiro lugar, ele iria tocar em uma barra de pesquisa. Após a digitação, ele veria o resultado da pesquisa. Não seria melhor se o app levasse diretamente à página solicitada? Uma vez que estiver na página, existe um botão de reprodução na parte superior da tela?

Imagine que o usuário visite o seu aplicativo para uma segunda vez, à procura do mesmo artista. A busca está salva ou ele terá que passar por todo o processo novamente? Pequenos cuidados como estes podem melhorar significativamente a experiência dos usuários e melhorar as taxas de retenção.

Uma dica extra: Atenção às tendências

A tendência no mercado de aplicativos mobile é que os esforços da aquisição de novos usuários sejam direcionadas para outro fator essencial para aumentar a retenção: oferecer a melhor experiências possível para os usuários existentes. Mesmo que pareça contra intuitivo para quem luta diariamente para conseguir mais usuários, o fato de oferecer algo muito próximo da “experiência perfeita”, gera satisfação instantânea, e os usuários tendem a comunicar essa satisfação para seus amigos próximos: Uma forma indireta de marketing e de captação de novos usuários.

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