Designing Virtual Worlds: Que tipo de gamer é você?

Designing Virtual Worlds: Que tipo de gamer é você?

Richard Allan Bartle é mundialmente conhecido por ser o criador do primeiro MUD (Multi User Dungeon) e autor do livro Designing Virtual Worlds

MUDs são mundos virtuais onde o gamer assume o papel de um personagem e recebe informações textuais que descrevem salas, objetos, outras personagens e criaturas controladas pelo computador, Bartle desenvolveu um modelo que classifica os tipos de jogadores conhecidos como arquétipos de Bartle.

Os arquétipos de Bartle descrevem 4 tipos básicos correspondentes ao comportamento de pessoas enquanto interagem com jogos: Assassino, Socializador, Empreendedor e Explorador. Cada um dos arquétipos se comporta segundo uma motivação:

– Socializadores acham mais importante se relacionar com outros jogadores, mesmo fora do papel de seu personagem
– Exploradores gostam de descobrir todos os aspectos de jogo, conhecer todo o terreno do jogo, inclusive easter eggs
– Conquistadores gostam de acumular riquezas e fazer pontos
– Assassinos gostam de derrotar outros jogadores

Player Type Theory: Uses and Abuses | Richard BARTLE

Online games now sit firmly on the casual player’s daily to-do list, thanks to the liberating effects of social media. With the leading developers forging ahead, those in their wake are looking for an edge that will allow them to catch up and overtake the leaders.

É possível descobrir qual a tendência de uma pessoa se comportar como cada um desses arquétipos fazendo um teste proposto por Bartle. Descubra agora mesmo que tipo de gamer você é fazendo este teste.


Aprenda a identificar os diferentes tipos de jogadores, suas preferências e como atraí-los de forma eficiente no curso Tipologia e Psicologia do Jogador

Saiba mais


Escola Brasileira de Games (EBG) é uma plataforma de ensino, treinamento e aperfeiçoamento de conhecimento nas áreas de gestão empresarial da indústria de jogos, aplicativos mobile e negócios digitais.

Nosso objetivo é ensinar, incentivar e aperfeiçoar a capacitação profissional através de metodologia inovadora baseada nas experiências e práticas de gestão reais utilizadas pelas empresas no Brasil e no mundo.

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *